Impressões: Sword Art Online II #05 – Arma e Espada

Revelações, ação, sakugas e plot twist! Esse episódio de SAO WARS foi movimentado.

Apesar de “movimentado”, achei o inicio meio lento, mesmo que tenha tido proposito e umas partes engraçadas. Não queria que pulassem nada mas podiam ter dado uma acelerada nos eventos. Do ponto de vista de quem leu a novel o ritmo está bom – por podermos ver praticamente tudo que está no livro animado -, mas do ponto de vista do pessoal que só acompanha o anime pode parecer meio devagar. Felizmente, a coisa esquenta bastante da metade pro final e fecha com um ótimo cliffhanger.

Maldito seja, parece que é impossível ter uma LN sem um fanservice básico.

Estava um pouco temeroso de como iriam fazer essa parte da “descoberta”. Não gostava muito dela no livro e dado a adaptação da S1 (e os excessos da direção em certas partes), essa cena seria perfeita pra fazer um estrago, com uma reação exagerada de ambas as partes ou coisa assim. Para meu espanto, porem, a cena é tratada com sutileza. O mesmo acontece para a cena do Kirito (o troll) provocando o amigo da Sinon. Era uma parte em que uma mão ruim da direção poderia deixar a cena mais espalhafatosa do que deveria (aconteceu muito na S1), mas felizmente não aconteceu aqui. No mais prefiro essa dinâmica da Sinon vendo o Kirito como um rival mesmo (o harém dele já tá muito grande).

Reparem na diferença de filosofia nessa parte. A Sinon acredita que o mundo real e virtual são coisas distintas que não se misturam, e ela sente como se o seu eu real e o virtual fossem pessoas diferentes. Talvez por isso as armas do mundo online não a incomodem. Já o Kirito vive pregando que os dois estão linkados e o mundo virtual é apenas uma extensão do real. Ninguém está certo ou errado ao meu ver, são só dois pontos de vista diferentes.

Essa luta ficou bem legal. E comparado a primeira temporada aonde eles não explicavam praticamente nada das dinâmicas de luta, nessa eles estão se esforçando bastante para que tudo fique o mais claro possível. Não achei tão impressionante tecnicamente quanto a do episódio 2 e achei que usaram um pouco demais do slow motion, mas como é a primeira luta nesse estilo faz sentido familiarizar o telespectador usando de cortes mais lentos e explicativos. Espero, no entanto, que as lutas vindouras tenham menos disso – já que os slow motions ficam quebrando as cenas ágeis em pedaços, e é mais legal ver elas inteiras como cortes de ação fluida ininterruptos.
A única coisa que não gostei foi um pedaço da OST com uma flauta fazendo um mix da main theme. Preferia algo um pouco mais empolgante ali.

Surpresa!

Por último o que brilhou de fato nesse episódio pra mim, o plot twist do final. Death Gun é na verdade um player do primeiro jogo de SAO, um membro da guild PK “Caixão Sorridente”. A tenção podia ser sentida ali, a trilha sonora, os flahbacks, a cara de assustado do Kirito, a direção estava 10. Até a OST que não me agradou tanto na luta estava perfeita no final.

E agora? Quem é Death Gun? Suponho que alguns já devam ter pelo menos uma suspeita. Como já li a LN não posso opinar, mas estou rindo do pessoal que achou que o cara que o Kirito matou na S1 é o Death Gun. Quem morreu na S1, morreu!

Bom episódio. Essa season está tão estável e bem adaptada (só o ep 3 que eu queria algumas mudanças) que estou até desconfiado se é realmente o mesmo diretor. A animação continua acima da média, a OST está boa, a direção está boa e finalmente a trama começa a se mostrar com um belo plot twist no final. Veremos como se saem com o climax das preliminares no próximo episódio. 

Avaliação: ★    ★ 

Extras

Colocaram a respiração do Darth Vader nele! Muito legal! (pra quem curte Star Wars pelo menos).

Não faz cara de coitado não, você mereceu!

Prestem atenção nos gemidos e resmungos de criança pidona que ele fica fazendo nessa parte. Ri muito.

Olha o que você fez Kirito! Sinon saiu do “friendly mode” e foi pro “psicopata mode”.

Cacete, seu troll!

Continuam fazendo cenas de visão em primeira pessoa, legal.

Lembram do que falei sobre a direção ser espalhafatosa desde a S1? No Novel o Kirito só chega até o cara dá um corte bem dado com o a espada e o cara morre (igual acontece nas sequências de luta da Opening). No anime inventaram esse efeito de luz e raios pra todo lado, além do Kirito ficar torturando o cara por uns segundos. Fica bonito visualmente, mas acho meio exagerado.

Dessa parte eu não gostei, parecia que ele estava voando. Faltou noção de gravidade (ele tinha que ter caido mais rapido).

A piada dele tentando colocar a espada nas costas por estar acostumado com os outros jogos é legal, mas se repetir demais vai perder a graça. E reparem – principalmente nessa parte – que diferente do episódio anterior, nesse, a espada faz sons iguais ao dos sabres Jedi de Star Wars.

Fucking Sakugas!!! Pena que tão poucos animes por temporada tem uma equipe capaz de criar muitas. E não, a primeira imagem de cima não tem CG , é 2D.

10/10 pro gênio que fez isso.

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.