Impressões: Akame ga Kill #08 – Mate o Trio – Parte 2

INCURSIOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

É um tanto quanto engraçado que eu tenha feito a análise de staff alertando para a staff mediana/fraca de Akame, que muito provavelmente resultaria em um anime mediano por mais que o material original fosse bom, seja aquele que fica mais se iludindo que vai ver algo muito acima da média por essa mesma staff que condenei.
Esse episódio e o anime como um todo foi mais ou menos o que previ. Alguns bons momentos aqui e ali mas nada absurdamente acima da média ou impressionante tecnicamente e em termos de roteiro. Quando o mangá erra o anime imita e erra também; quando o mangá acerta o anime as vezes acerta, mas as vezes consegue fazer besteira e errar mesmo nos acertos do original.
Fico tentando não criar expectativas, mas é mais fácil falar do que fazer, e quando chega no climax de um arco é lógico que vou esperar um tratamento superior ao que foi visto até agora. O episódio 6 foi legal? esse era pra ter sido 10x melhor, mas não foi. Uma mistura de problemas no roteiro, animação mediana/sem graça boa parte do tempo e OST sem inspiração (ou até falta dela).

Os embates do início foram fracos na minha opinião. Muita falação, a animação não entregou o que eu esperava, e ainda mais importante que isso, aquela tensão do episódio 6 não estava lá, ao menos eu não a senti em nenhum momento. A luta estava meio travada/com muitas pausas. Pode ter sido por eu já saber o que ia acontecer, mas eu já sabia o que ia acontecer no episódio 6 também e mesmo assim consegui sentir um sentimento de tensão maior nele.

Melhor inimigo até aqui. Sem caretas e bem mais sério. Essa luta de espada teve uma coreografia melhorzinho também em comparação a do Tatsumi com o loiro.

Liver foi um inimigo ok, superior aos anteriores, ainda que sua motivação fosse fraca. Depois de ser brutalmente humilhado pelo império após anos de serviço leal ele acabou criando adoração por uma mulher poderosa o bastante para criar suas próprias regras e desafiar as leis do império que o maltratou. Ele não servia ao império, ele servia a Esdeath, a comandante pela qual ele criou adoração a ponto de seguir qualquer ordem, quer concordasse com a moralidade do que estava fazendo ou não – como visto no episódio 7, aonde ele diz que respeitava o político que estava matando.

A transformação ficou bacana, ponto alto do episódio com bons cortes fluidos.

O final é onde estão quase todos os méritos do episódio. Mais uma vez o autor se mostra impiedoso e mata outro personagem pouco depois de Schele ter morrido. Dificilmente alguém vai ver isso em outra obra (tirando Game of Thrones). Essa é uma das maiores graças de Akame e o motivo pelo qual o mangá ganhou os apelidos de “Akame ga Feels” e “Akame ga Death Flags”. Toda luta pode ser a última, em toda luta alguém morre, em toda luta o telespectador fica tenso (quando mais a obra avança mais forte fica esse sentimento). Algumas mortes desse inicio são previsíveis, mas pra quem estava lendo o manga sem saber nada sobre a obra – como eu fiz – elas não são. A morte da Schele é um choque e tanto e quando você acha que está superando o autor vai lá e mata o personagem mais carismático do mangá até agora. Apartir dai você começa a procurar as “death flags” pra tentar adivinhar quem vai ser o próximo. O problema é que o autor sabe disso e começa a criar contra-medidas para te surpreender.

E pra quem já tinha suspeitas de que o Aniki iria morrer vem a segunda surpresa: Tatsumi ganhando o Incursio no momento mais bem animado do episódio (infelizmente a trilha sonora não ajudou, em vez de uma música empolgante colocaram uma lentinha).

Sem flashback, sem discurso final, uma morte mais seca e menos dramática em contraste com a da Schele.

A morte do Bullat soa muito mais triste no mangá. Em teoria no anime deveria ser 10x mais triste, já que eles tem uma trilha sonora a disposição pra ajudar. Mas o que eles fazem? Deixam o som do background mudo na hora…….não entendo. Lógico que ainda tem efeito, mas é menor do que poderia ser.

Belo background, nisso o anime é bom.

No final tem a pontinha para o novo arco, “Jaegers”, cheio de sub-arcos que irão até o final do anime. Teremos inimigos mais trabalhados e simpáticos – para que possamos nos importar minimamente com eles (o que era meio difícil com os inimigos anteriores).

O episódio não foi ruim, mas como leitor do mangá achei a adaptação dessa parte decepcionante (só gostei de algumas cenas aqui e ali). Esperava bem mais, mesmo sabendo da staff fraca. E vocês não leitores do mangá, o que acharam?

PS: Episódio que vem talvez eu comente de modo diferente porque terão muitos “feels” para expressar XD.

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Porque tá explicando sua arma? Isso não faz sentido nenhum, ainda mais quando você sabe que seu inimigo é forte. No mangá usam quadros de narração. Como no anime não dá pra fazer isso então coloca o garoto loiro pra pensar mentalmente no que a arma faz, ai o público entende e não fica forçado pra caramba. “Mas Marco tem isso do inimigo explicar seus poderes em Bleach, Fairy Tail e praticamente qualquer shounen dessa terra”…….EU IA CHORAR SANGUE SE TIVESSE QUE COMENTAR ESSES SHOUNENS SEMANAIS AQUI!, gosto de Akame exatamente por ir contra vários dos clichês mais básicos dos shounens (por mais que a obra ainda tenha muitos deles), então colocar inimigo explicando arma no anime quando não tem isso no mangá acho muita sacanagem.

Detesto esses efeitos luminosos de velocidade e impacto que ficam usando. E Flauta como arma? well, ao menos é mágica, ok.

Animação foi fraquinha em geral. Não apelaram no quadro estático e tinha uma quantidade razoável de movimentação, mas o fato de ter movimento não faz a animação ser boa, só a tira do nível mais baixo que se pode alcançar (lutas em full quadro estático, já viram o episódio 7 de Tokyo ESP? As lutas de Blade Dance? credo!). Lógico que eu duvido que quem não se liga muito em aspectos técnicos vai notar alguma coisa (vi uma cambada achando a animação o máximo…..não entendo). Honestamente, mais do que animação fluida faltam coreografias melhores em Akame. Fazer dois personagens ficarem batendo na arma um do outro de frente com efeitos de luz pra todo lado não é boa coreografia pra mim ¬¬. A luta do Bullat contra o Liver foi melhorzinha, mas ainda faltou um trabalho melhor com os ângulos e mais detalhes nos movimentos.

“Mas Marco tem muita coisa pior”, claro que tem! mas não comparo com o pior, seria o cúmulo! Obras da J.C Staff, AIC, Xebec, Seven Arcs, David Production, TNK, Satelight, C-Station, ARMS, Toei, Gonzo (cacete! existe muito estúdio ruim) dentro outros estúdios meia boca costumam ter animação de luta bem desprezível (existem exceções, principalmente quando pegam uma staff acima da média), mas minha base de comparação é o que se vê em obras da Sunrise, Ufotable, Kinema Citrus, Dogakobo, MAPPA e Bones (sim, a segunda metade de Chaika foi uma coco em animação de lutas e Soul Eater NOT conseguia ser ainda pior, mas a culpa é de Dandy e da Bones tentando fazer mais animes ao mesmo tempo do que aguenta. Normalmente ela consegue entregar coisa boa). Tem a Kyoto Animation também, mas aquilo é tão absurdamente acima da média de qualquer outro estúdio em termos de animação que não vale nem a pena tentar comparar.

A cena de transformação fluida aonde o design costuma ser simplificado teve o design do Tatsumi mais detalhado e próximo do mangá já feito até agora. CONTRATEM O ANIMADOR QUE FEZ ISSO EM TEMPO INTEGRAL! POR FAVOR!

Tatsumi finalmente ganhou um armamento imperial e pode parar de ser salvo (tomara!). Crédito aonde merece crédito, a espada ficou muito mais bonita e detalhada no anime, e a transformação do Tatsumi ficou bem legal até certo ponto.

PQP! Mas o que diabos vocês fizeram com a armadura badass do Tatsumi!!??? Nem de perto tão legal quanto o Incursio do mangá. Porque não deixaram a capa cobrindo as ombreiras? Cadê as texturas e dobras da capa igual no mangá? Fora que o design da armadura do anime é mais arredondado comparado ao do anime, que é mais pontiagudo. A cor parece meio errada também.

Coloração do Incursio no mangá.

A cena era pra ter sido assim, esses dois quadros apenas =/.

No mangá quando eles se batem nessa parte o loiro já sai voando porque o Tatsumi é muito mais forte que ele com Incursio. No anime colocaram a maior enrolação dos dois apertando o punho um do outro…..PQP DIREÇÃO! Aonde eles tem que colocar extra eles não colocam! Aonde é melhor imitar o mangá eles enfiam extra!

Porque essa cena não tem som? Coloca uma fucking música triste ai, qualquer uma!!!

Jaegers. O Wave em cima a esquerda é uma versão do Tatsumi mais legal e bem treinada. E a Justice voltou para matar mais Waifus!

Ser pisado pela Esdeath. Anotado no meu caderninho de fetiches.

Obs: Se quem leu o mangá quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores

44 Resultados

  1. random disse:

    Eu acho que aquela parte sem soundtrack ficou melhor do que se tivessem colocado uma música triste, só o som da chuva e o Tatsumi chorando deixou a cena mais intensa na minha opinião.

  2. Isabella Mendes disse:

    Imagine se a Kyoto soubesse contratar gente pra fazer anime de ação…. oh gad

    Agora vem um monte de gente legal, e espero que o anime consiga passar a tensão que eu senti na /////SPOILER luta dos Jagers x Night Raid, que é só contra a Kurome, Bors e Wave (que voa longe, kakakaka) Aquela luta me deu feels, e raiva, muita raiva :v SPOILER\\

    • Leonardo Henrique disse:

      Nem gostei mto dessa luta, só achei tenso msm foram as partes da Chelsea q foram umas das partes mais tensas do mangá p mim.

    • Marco disse:

      A Kyoto animation tem um quadro de funcionários fixos (animadores, diretores, ect, eles só contratam “roteiristas” externos, o resto é deles), diferente da maioria das empresas, e todo mundo que trabalha lá é absurdamente talentoso, por isso a parte técnica dos animes deles é tão boa. Como aspecto de curiosidade a maioria dos funcionários lá são mulheres.

      O único problema é que eles não estão acostumados a fazer anime de ação, então mesmo com um pessoal talentoso você não aprende a fazer storyboard de coreografias marciais do dia pra noite. Kyokai no Kanata tinha uma animação linda. mas prestando atenção na movimentação vai notar que a coreografia não faz muito sentido grande parte do tempo.

      • Isabella Mendes disse:

        O problema de KnK foi o roteiro, na minha opinião. Eu amo qualquer coisa da Kyoto ( sou muito adoradora deles, credo) mas KnK teve um roteiro mto ruim, com mtos erros e quase sem explicação~

        • Marco disse:

          Sim, o roteiro era horrível, mas dizem que a light novel original era ainda pior (não é atoa que não ganhou boost algum com o anime). Eles tentaram modificar um pouco a historia da LN pra ficar melhor mas não deu muito certo, como pudemos notar no anime.

  3. Lucio disse:

    muito boa a analise tb esperava mais mais por enquanto dá pra assistir sem problemas

  4. Victor Almeida disse:

    Primeiro a Schele e agora o Aniki, assim eu não aguento, justo os que eu mais gostava.

    Já estou me preparando psicologicamente para os próximos episódios, apesar de que agora pode morrer qualquer um que não vai fazer mais tanta falta (mentira).

    Episódio foi bom, mais acho que faltou algo na hora em que o Aniki morre (apesar de eu ter chorado horrores). E vamos ver como vai ser o desenvolvimento da historia. Esperando só entrar novas pessoas na Night Raid porque se continuar assim, a Night Raid vai ser composta só pelo Tatsumi e pela Akame.

    Poxa aquele cara de cabelo verde que tinha que morrer ‘-‘ Bulat :'(

  5. kingumaga disse:

    Mais uma vez fui surpreendido

    Nunca eu ia imaginar q a arma imperial do Tatsumi seria a herança do Bulat, espero q a partir de agora ele de uma evoluída.

    Achei umas coisas esquisitas nos combates. Akela hora q a água acerta as costas do Bulat pq diabos é a mascara q quebra? tb essa cena do soco do Tatsume achei q ficou esquisito. Essa flautinha tb podiam ter feito pelo menos uma flauta transversal q é mais maneira e não essa flauta de criança.

    A melhor coisa par ser no universo de Akame ga Kill e agente funerário pq pqp em 3 episódios já foi 2 do Nigth Raid e nessa luta tinha 5 e só o Tatsumi saiu vivo.

    Ansioso pra ver como vai ser a galerinha do mal no próximo episodio.

    PS – As lutas do Blade Dance é dakele estilo mais simples possível, personagem desviando dos ataques e no final resolve com um golpe lá. Muitos animes fazem isso, eu não curto esse tipo de coisa, eu assisto mais o blade dance por diversão pq levar ele um pouco mais a sério nem tem como.

    • Leonardo Henrique disse:

      Agente funerário kkkkk, concordo o/

    • Marco disse:

      Em teoria a mascara quebrou pelo impacto daquele bando de waves de aguá sobre a armadura. A mascara seria o ponto mais fino e quebrou antes do resto mas como acerta as cotas dele em vez da frente ficou esquisito mesmo. A cena do soco do Tatsumi é o que expliquei, eles se acertam e o loiro já voa longe, não tem aquela parte dos dois parados pressionando o punho um do outro no mangá.

      Quanto as mortes deve rolar uns episódios mais light pro povo poder respirar e desenvolver os personagens novos, mas não vai durar muito XD. A graça de Akame é exatamente ter muita luta.

      A baixíssima qualidade de Blade Dance não me incomoda porque eu não espero nada e não é uma obra pela qual eu tenha apego, só assisto e leio pra me divertir mesmo. O mesmo pra Tokyo ESP.

  6. Fabio Luz disse:

    Como disse John Lennon: “O sonho acabou, vamos encarar a realidade…”. E a realidade é: Akame ga Kill!, o anime, foi feito para quem NÃO leu o mangá. Como eu havia dito anteriormente Marco, não vi ninguém que não tenha lido o mangá e que não tenha gostado do anime. E infelizmente concordo com suas previsões: conviveremos com essa mediocridade até o final!

    Até eu, que não li o mangá, senti que estava faltando alma nesse episódio. Corrido, burocrático, nas coxas, como você quiser nomear. Mas eu também disse antes: se animação fosse garantia de vendas Kyoukai No Kanata era de 10k para cima. E Infinite Stratos 2, com sua animação podre, vendeu e vendeu bem. Enfim, o staff do White Fox está simplesmente oferecendo o que o público leigo quer, nem mais, nem menos.

    Isso não quer dizer que não esteja gostando do anime, muito pelo contrário. Mas no seu caso eu repito as palavras do Cypher em Matrix: a ignorância é uma bênção.

    • Leonardo Henrique disse:

      Ainda me lembro dos tempos em q eu não sabia e nem ligava mto p animação e talz, bons tempos…

    • Marco disse:

      Boa animação e vendas não tem nada a ver um com o outro mesmo. Mas como fã estou mais interessado em ver algo visualmente impressionante do que nas vendas (na velocidade que eles estão adaptando quer venda ou não não vou ver uma S2 pelos próximos 4 anos pela falta de material pra adaptar). Trocaria vendas pela possibilidade de uma animação melhor e o Sawano na trilha sonora sem pensar duas vezes.

      Sim eu estou acompanhando os comentários de quem não leu o mangá. A maioria parece estar gostando bastante. E quem leu e não é muito exigente com aspectos técnicos parece estar gostando também (eles tão mais preocupados se vão cortar ou não partes do mangá e com censura do que com animação ¬¬).

      Aqui a reação de críticos mais lights (até ele tá sentindo falta de OST ahuahuah):
      https://www.youtube.com/watch?v=6B76nM6VU0I&list=UUkkcUZJ-vrt3HomsacbTNLg

    • kingumaga disse:

      Não diga isso, Infinite Stratos é divertido hehe

      • Fabio Luz disse:

        Não digo que IF não seja divertido, mas que a segunda temporada deixou a desejar (e muito) em matéria de história e animação você tem que admitir.

        • kingumaga disse:

          Realmente sei disso, a primeira temporada isso foi bem mais equilibrado a história, ação e os diversos momentos descontraídos. Na verdade acho o IF é uma boa ideia no lugar errado pois acho bem da hora os trajes IF, se fosse um anime focado só nisso seria melhor aproveitado. Parece q o ova q sai em novembro vai ser mais equilibrado.

  7. Leonardo Henrique disse:

    E mais uma vez, manga owna o anime ‘-‘
    Eu achava q eles iam fazer a cena assim: https://www.youtube.com/watch?v=DGqly1Zlf1A

    Colocavam uma ost triste e resolviam td com aquele soco msm, mas….
    Pode parecer q eu pego no pé dos seiyus mas não gostei da voz da Kurome, esperava uma voz mas séria, mais madura talvez, e tbm nao gostei do character design. Caramba, to parecendo até um hater ¬¬
    Vendo essas imgs do manga me lembrei q o traço do autor já era top desde o inicio.
    Já to imaginando o Marco fazendo análise das expressoes kawaii da Esdese, ancioso por isso o/.

    • Marco disse:

      Na verdade não gosto muito dessa cena (de Ao no Exorcist como um todo pra falar a verdade, apesar de admitir que é bem dirigido). Sawano ainda parecia um compositor comum nessa época.

      O que eu queria pra cena final desse episódio teve semana passada. Episódio 8 de Tokyo Ghoul. Aquela parte do final do cara chorando e gritando sobre o corpo do amigo foi excelente. Era uma cena daquelas com uma OST daquelas que eu queria. Podem reclamar dos cortes de Tokyo Ghoul (eu detesto o Shinji e de como a animação fica oscilando mesmo sem ter muita ação também) mas o diretor e responsável pela trilha sonora são muito bons.

  8. Eduardo disse:

    “Fora que o design da armadura do anime é mais arredondado comparado ao do anime” Concordo com vc nessa parte 😛 . Marco, vc deve gostar bastante de HxH tbm né? Ainda mais pq nele os personagens fazem de tudo para q não descubram os seus poderes, já q isso resultaria numa desvantagem em uma batalha.

    • Marco disse:

      Nunca me adentrei muito em HxH. Tentei ler o mangá a muitos anos mas achei o design muito ruim e não suporto protagonista criança (pior ainda se for um pescador com cara de bobo ¬¬).
      Já pensei em ver esse anime novo uma vez mas me disseram que o arco inicial é muito ruim e pra quem não gosta de clichês shounen os arcos iniciais são lotados deles.

      • Leonardo Henrique disse:

        Recomendo q veja, não achei tão ruim os primeiros arcos, e sem falar q dps dele td melhora. Desenvolve bem os personagens e o seu psicologico, q é um dos pontos fortes de HxH.

      • Eduardo disse:

        Sim, mas essa é a graça dele, HxH foi uma obra feita praticamente para desconstruir esses clichês, a obra começa infantil para apresentar um universo q vc acredita q será como um shonen clássico, mas começa a se tornar muito diferente do q vc achava, eu recomendo demais. E até o episódio 22 do remake não é apresentada a aura deles (como se fosse o ki). Eu recomendo demais o anime, tenta dar uma chance aí Marco, e a saga das Chimera Ants é considerada a maior desconstrução de shonens dos mangás.

  9. Taryon disse:

    Várias partes sem nexo, animação mt pobre, aquela luta entre o Tatsume e o Loirinho lá foi mt fraca e teve algumas cenas forçadas d+ e ação parada.

    Agora quanto a cena final do choro, achei bom ñ ter usado música, claro que poderia ter ajudado na carga dramática, mas deixando sem música seria algo como ver a tristeza nua do Tatsume pela morte do colega, que ainda foi feito na chuva. Então com música séria algo do tipo “sinta com ele a dor pela perda”, sem música séria algo como “veja como ele está sofrendo, tente imaginar a dor dele”.pç

    Agora akame ao meu ver é anime de BD, ou seja, animação mediana e pobre em tv, quando chega nos bd arrumam isso, acertam os traços pra deixar melhor, pq vendo o anime vc vê que existe várias cenas lá que vc pensa “Isso vão arrumar no bd”

  10. Cesar disse:

    Também fiquei desapontado… A impressão que eu tive, é que este foi o episódio que mais focou devendo se comparado ao manga…
    Outra impressão negativa foi o design da Esdeath… Parece que a cada episodio que passa ela vai piorando…

    Pelas cenas do próximo episodio, parece que teremos mais uma maratona…

    /////SPOILER
    sério… episodio 52 só com 20 pagininhas??
    Tudo bem… aliviou a tensão… uma guinada que eu realmente não esperava… achava que a solução viria do Tatsume… Mas adorei ver o filho do primeiro ministro se ferrado!!!!

    SPOILER //////////

    • Marco disse:

      Próximo é o cap 15 e 16. Mais ou menos umas 75 a 80 páginas. Pode soar meio corrido já que o ideal parece ser um capítulo e meio por episódio. Mas não vai ser tão corrido como o ep 7 aonde tentaram enfiar mais de 100 páginas.

      Na verdade o design da Esdeath fica variando. As vezes tá bom, as vezes tá mediana, as vezes tá ruim. No episódio 7 tinha uns frames dela com design pior do que o desse episódio.

      Cap 52 teve 20 páginas. O desenhista ta ocupado desenhando um volume extra do mangá focado em side stories da Schele.

  11. chefe é chefe né pai disse:

    eu fico pensando marco,você lê ou já tentou lê algum desses shonens convencionais ? eu tentei lê Naruto e One Piece,não deu.

    • Marco disse:

      Quando eu não conhecia quase nada a uns 7 anos atrás eu peguei Naruto e Bleach pra ler. Achei legal na época mas quando mais obras eu lia mais ia perdendo valor e menos legal eu ia achando. Com o tempo dropei ambos. Hoje eu acho que nunca conseguiria começar a ler (principalmente Naruto que tem um início extremamente infantil). Já tentei One Piece, HxH e Faity Tail e dropei também. Me sinto lendo algo pra crianças de 10 anos de idade. Não tem apelo ou despertam emoção alguma em mim. Já shounens que tentam uma pegada mais dark e violenta como SnK ou próprio Akame ainda me atraem.

      Fui tentar pegar o anime de HxH aqui e estou sofrendo. Não vi nada que o diferencie de Narutos da vida até agora. A própria introdução é bem infantil.

  12. Matheus disse:

    Eu gostei do episódio, no geral foi bom. Concordo com o comentário do Taryon em relação a música.

    A transformação do Tatsumi achei bem legal…

    Próximo episódio…. Esdese <3 *-*

  13. Jesus disse:

    como o wave ficou feio no anime pqp e o stilish ficou menos gay doq ele realmente é

  14. ma ria disse:

    É um pouco tarde pra comentar, mas eu realmente gosto de como o anime parece. Claro que prefiro a Esdeath e vários outros personagens no mangá, mas até que poderia ser bem pior. Fora que até curti o modo como a Sheele morreu *fangirl das boas aqui*. Por outro lado, a morte do Bullat foi a melhor de todas. Bem que poderia ter uma música fucking triste, concordo.

  15. Yashiro Isana disse:

    Bullat mais alguns ep com ele e eu me apegava a ele também ( para mi foi uma surpresa não esperava que o Tatsumi conseguisse usa a Incursio já que precisa ser comba-tive a ela) o Bullat lutou muito bem ( estava solando os 3 e ainda matou 2) se aquele velho não tivesse usado aquela técnica do sangue. Tatsumi usado a Incursio foi bem legal o jeito dela se ajustado no seu corpo (preferi o da manga) Alem dele matando aquele menino da flauta( com apenas um soco ate eu quero Incursio). bom de qual quer jeito foi um bom ep Tatsumi ganhado a Incursio, mostrado também a força do Bullat ( alem de mostra que mesmo que você seja muito poderoso você pode morre de uma hora para outra deu m jeito que você não espera).

Deixe um comentário