Impressões: Akame ga Kill #08 – Mate o Trio – Parte 2

INCURSIOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

É um tanto quanto engraçado que eu tenha feito a análise de staff alertando para a staff mediana/fraca de Akame, que muito provavelmente resultaria em um anime mediano por mais que o material original fosse bom, seja aquele que fica mais se iludindo que vai ver algo muito acima da média por essa mesma staff que condenei.
Esse episódio e o anime como um todo foi mais ou menos o que previ. Alguns bons momentos aqui e ali mas nada absurdamente acima da média ou impressionante tecnicamente e em termos de roteiro. Quando o mangá erra o anime imita e erra também; quando o mangá acerta o anime as vezes acerta, mas as vezes consegue fazer besteira e errar mesmo nos acertos do original.
Fico tentando não criar expectativas, mas é mais fácil falar do que fazer, e quando chega no climax de um arco é lógico que vou esperar um tratamento superior ao que foi visto até agora. O episódio 6 foi legal? esse era pra ter sido 10x melhor, mas não foi. Uma mistura de problemas no roteiro, animação mediana/sem graça boa parte do tempo e OST sem inspiração (ou até falta dela).

Os embates do início foram fracos na minha opinião. Muita falação, a animação não entregou o que eu esperava, e ainda mais importante que isso, aquela tensão do episódio 6 não estava lá, ao menos eu não a senti em nenhum momento. A luta estava meio travada/com muitas pausas. Pode ter sido por eu já saber o que ia acontecer, mas eu já sabia o que ia acontecer no episódio 6 também e mesmo assim consegui sentir um sentimento de tensão maior nele.

Melhor inimigo até aqui. Sem caretas e bem mais sério. Essa luta de espada teve uma coreografia melhorzinho também em comparação a do Tatsumi com o loiro.

Liver foi um inimigo ok, superior aos anteriores, ainda que sua motivação fosse fraca. Depois de ser brutalmente humilhado pelo império após anos de serviço leal ele acabou criando adoração por uma mulher poderosa o bastante para criar suas próprias regras e desafiar as leis do império que o maltratou. Ele não servia ao império, ele servia a Esdeath, a comandante pela qual ele criou adoração a ponto de seguir qualquer ordem, quer concordasse com a moralidade do que estava fazendo ou não – como visto no episódio 7, aonde ele diz que respeitava o político que estava matando.

A transformação ficou bacana, ponto alto do episódio com bons cortes fluidos.

O final é onde estão quase todos os méritos do episódio. Mais uma vez o autor se mostra impiedoso e mata outro personagem pouco depois de Schele ter morrido. Dificilmente alguém vai ver isso em outra obra (tirando Game of Thrones). Essa é uma das maiores graças de Akame e o motivo pelo qual o mangá ganhou os apelidos de “Akame ga Feels” e “Akame ga Death Flags”. Toda luta pode ser a última, em toda luta alguém morre, em toda luta o telespectador fica tenso (quando mais a obra avança mais forte fica esse sentimento). Algumas mortes desse inicio são previsíveis, mas pra quem estava lendo o manga sem saber nada sobre a obra – como eu fiz – elas não são. A morte da Schele é um choque e tanto e quando você acha que está superando o autor vai lá e mata o personagem mais carismático do mangá até agora. Apartir dai você começa a procurar as “death flags” pra tentar adivinhar quem vai ser o próximo. O problema é que o autor sabe disso e começa a criar contra-medidas para te surpreender.

E pra quem já tinha suspeitas de que o Aniki iria morrer vem a segunda surpresa: Tatsumi ganhando o Incursio no momento mais bem animado do episódio (infelizmente a trilha sonora não ajudou, em vez de uma música empolgante colocaram uma lentinha).

Sem flashback, sem discurso final, uma morte mais seca e menos dramática em contraste com a da Schele.

A morte do Bullat soa muito mais triste no mangá. Em teoria no anime deveria ser 10x mais triste, já que eles tem uma trilha sonora a disposição pra ajudar. Mas o que eles fazem? Deixam o som do background mudo na hora…….não entendo. Lógico que ainda tem efeito, mas é menor do que poderia ser.

Belo background, nisso o anime é bom.

No final tem a pontinha para o novo arco, “Jaegers”, cheio de sub-arcos que irão até o final do anime. Teremos inimigos mais trabalhados e simpáticos – para que possamos nos importar minimamente com eles (o que era meio difícil com os inimigos anteriores).

O episódio não foi ruim, mas como leitor do mangá achei a adaptação dessa parte decepcionante (só gostei de algumas cenas aqui e ali). Esperava bem mais, mesmo sabendo da staff fraca. E vocês não leitores do mangá, o que acharam?

PS: Episódio que vem talvez eu comente de modo diferente porque terão muitos “feels” para expressar XD.

Avaliação: ★    ★ 
Extras

Porque tá explicando sua arma? Isso não faz sentido nenhum, ainda mais quando você sabe que seu inimigo é forte. No mangá usam quadros de narração. Como no anime não dá pra fazer isso então coloca o garoto loiro pra pensar mentalmente no que a arma faz, ai o público entende e não fica forçado pra caramba. “Mas Marco tem isso do inimigo explicar seus poderes em Bleach, Fairy Tail e praticamente qualquer shounen dessa terra”…….EU IA CHORAR SANGUE SE TIVESSE QUE COMENTAR ESSES SHOUNENS SEMANAIS AQUI!, gosto de Akame exatamente por ir contra vários dos clichês mais básicos dos shounens (por mais que a obra ainda tenha muitos deles), então colocar inimigo explicando arma no anime quando não tem isso no mangá acho muita sacanagem.

Detesto esses efeitos luminosos de velocidade e impacto que ficam usando. E Flauta como arma? well, ao menos é mágica, ok.

Animação foi fraquinha em geral. Não apelaram no quadro estático e tinha uma quantidade razoável de movimentação, mas o fato de ter movimento não faz a animação ser boa, só a tira do nível mais baixo que se pode alcançar (lutas em full quadro estático, já viram o episódio 7 de Tokyo ESP? As lutas de Blade Dance? credo!). Lógico que eu duvido que quem não se liga muito em aspectos técnicos vai notar alguma coisa (vi uma cambada achando a animação o máximo…..não entendo). Honestamente, mais do que animação fluida faltam coreografias melhores em Akame. Fazer dois personagens ficarem batendo na arma um do outro de frente com efeitos de luz pra todo lado não é boa coreografia pra mim ¬¬. A luta do Bullat contra o Liver foi melhorzinha, mas ainda faltou um trabalho melhor com os ângulos e mais detalhes nos movimentos.

“Mas Marco tem muita coisa pior”, claro que tem! mas não comparo com o pior, seria o cúmulo! Obras da J.C Staff, AIC, Xebec, Seven Arcs, David Production, TNK, Satelight, C-Station, ARMS, Toei, Gonzo (cacete! existe muito estúdio ruim) dentro outros estúdios meia boca costumam ter animação de luta bem desprezível (existem exceções, principalmente quando pegam uma staff acima da média), mas minha base de comparação é o que se vê em obras da Sunrise, Ufotable, Kinema Citrus, Dogakobo, MAPPA e Bones (sim, a segunda metade de Chaika foi uma coco em animação de lutas e Soul Eater NOT conseguia ser ainda pior, mas a culpa é de Dandy e da Bones tentando fazer mais animes ao mesmo tempo do que aguenta. Normalmente ela consegue entregar coisa boa). Tem a Kyoto Animation também, mas aquilo é tão absurdamente acima da média de qualquer outro estúdio em termos de animação que não vale nem a pena tentar comparar.

A cena de transformação fluida aonde o design costuma ser simplificado teve o design do Tatsumi mais detalhado e próximo do mangá já feito até agora. CONTRATEM O ANIMADOR QUE FEZ ISSO EM TEMPO INTEGRAL! POR FAVOR!

Tatsumi finalmente ganhou um armamento imperial e pode parar de ser salvo (tomara!). Crédito aonde merece crédito, a espada ficou muito mais bonita e detalhada no anime, e a transformação do Tatsumi ficou bem legal até certo ponto.

PQP! Mas o que diabos vocês fizeram com a armadura badass do Tatsumi!!??? Nem de perto tão legal quanto o Incursio do mangá. Porque não deixaram a capa cobrindo as ombreiras? Cadê as texturas e dobras da capa igual no mangá? Fora que o design da armadura do anime é mais arredondado comparado ao do anime, que é mais pontiagudo. A cor parece meio errada também.

Coloração do Incursio no mangá.

A cena era pra ter sido assim, esses dois quadros apenas =/.

No mangá quando eles se batem nessa parte o loiro já sai voando porque o Tatsumi é muito mais forte que ele com Incursio. No anime colocaram a maior enrolação dos dois apertando o punho um do outro…..PQP DIREÇÃO! Aonde eles tem que colocar extra eles não colocam! Aonde é melhor imitar o mangá eles enfiam extra!

Porque essa cena não tem som? Coloca uma fucking música triste ai, qualquer uma!!!

Jaegers. O Wave em cima a esquerda é uma versão do Tatsumi mais legal e bem treinada. E a Justice voltou para matar mais Waifus!

Ser pisado pela Esdeath. Anotado no meu caderninho de fetiches.

Obs: Se quem leu o mangá quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores