Guia para análise de vendas de BD/DVD de animes v2

Esse post é uma atualização do guia anterior, com algumas mudanças e vários acréscimos (tem o dobro do tamanho). Sistema de vendas, produtoras, custo de um anime, custos do BD e DVD, brindes, tickets de evento, tabelas de venda, como saber se o anime vendeu bem ou mal, fatores relevantes para uma segunda temporada, média de vendas, quedas de venda por volume, Blueray X DvD, animes split-cour e previsões venda. Juntei tudo em um post só.

Sistema de vendas de animes no japão

Os animes no japão são lançados em volumes de BD(Bluray Disc) ou DVD separados, cada um contendo de 1 a 3 episódios do anime. O lançamento do primeiro volume costuma acontecer após o primeiro cour (12 a 13 episódios), mas isso pode variar. Os volumes seguintes serão lançados mensalmente. Ou seja, um anime dividido em 6 volumes demorará 6 meses para ter todos os seus volumes lançados no mercado.

Volumes 1 a 6 de Bakemonogatari
Fate/Zero é um exceção a regra já que foi lançado em apenas 2 volumes e só em Blu-Ray, o volume 1 do Box(imagem acima) continha os 13 primeiros episódios e o volume 2 os 12 últimos.

Animes de 12 ou 13 episódios normalmente tem 6 a 7 volumes de BD/DVD lançados e os de 24 ou 25 episódios podem variar de 8 a 12 volumes, dependendo de como a produtora do anime resolver distribuir os episódios. Filmes, OVAS e OADs são lançados em um volume único.

Lucro e produtoras

O lucro do anime pode vir de várias formas (venda de figures, CDs single com músicas, posters, ect) mas o lucro primaria vem das vendas de mídia de DVD e Bluray. É através da venda das mesmas que a empresa/produtor que pagou os custos do anime tem sua principal forma de retorno do dinheiro investido na produção. 

Vale dizer também que a transmissão do anime na TV é paga por essa produtora com o objetivo de fazer propaganda do produto que ela esta vendendo e não o contrário, como alguns pensam. Mas e se der boa audiência? Bem, a maioria dos animes passa de madrugada, que é o horário mais barato e permite passar animes ecchi ou com conteúdo mais violento, mas se der audiência, bom para a emissora, e talvez ela até reprise o anime de graça em um horário melhor.

É normal que no caso de adaptações o anime aumente as vendas do material original, mas isso só ajuda a editora, então a não ser que a produtora principal do anime tenha alguma ligação forte com a editora (caso da Kadokawa) e receba o lucro dessas vendas indiretamente, um aumento de vendas do material original não terá grande significado para a produtora que pagou pelo anime (caso de obras patrocinadas pela Aniplex por exemplo). 



As produtoras mais famosas que costumam bancar o custo da produção de animes são Aniplex, Pony Canyon, TOHO e Kadokawa. A última é dona de diversas editoras de Light Novels e mangas e pra ela só o aumento de vendas do material original já pode ser considerado lucro, mesmo que o anime venda pouco. Um anime pode ter várias produtoras (Bandai, Sony Music, ect) ajudando nos custos mas normalmente uma das quatro citadas no início desse paragrafo é a principal.

Existe também o caso de animes bancados por emissoras de TV. É o caso de Naruto, One Piece, Fairy Tail e praticamente todo anime sem data para terminar (animes “infinitos”). Eles costumam se pagar dando audiência para o canal de TV que está bancando a produção. Alguns saem em BDs e DVDs também, mas dificilmente eles vendem muito. Existem alguns poucos casos de animes fechados por temporada 12/24 episódios que são bancados por emissoras de TV, mas é bem raro de acontecer.


Custo dos BDs e DVDs

Convertendo de yen para dolar, o BD custa em média 60 dólares e o DVD por volta de 50 dólares o volume. Ou seja, para uma obra com 6 volumes você teria que desembolsar 300 dólares. Sim, 700 reais por 12 episódios de um anime!

Porque é tão caro? Porque é da cultura deles e dá certo assim. Suponho que devam ter tentado vender a preços menores em algum momento mas não deu retorno. Um número mínimo de pessoas pagando um valor absurdo acabou sendo mais viável do que vender barato tentando alcançar um número maior de pessoas.
As pessoas que não são tão fãs da obra podem gravar os programas ou ver por streaming (só não podem baixar copia ilegal), então o BD acaba sendo algo como um item de colecionador bem caro. Existem relatos de pessoas que nem mesmo assistem as obras que compram. Eles compram e deixam “enfeitando” na prateleira como um troféu.

Vale também lembrar o obvio: animes de temporada visam um público mais velho de 18 anos pra cima que já trabalha. Dificilmente alguém abaixo dessa idade terá dinheiro o bastante para comprar uma série completa. Já animes bancados por emissoras de TV “normalmente” visam um público mais novo.


Tabelas de vendas

As vendas de BD e DVD no japão são contabilizadas por uma companhia japonesa chamada Oricon. Ela contabiliza o número de vendas de cada volume – por título – semanalmente. 


Exemplo de gráfico de vendas da Oricon retirado do MAL:

———————————————————————————————————-
Rank semanal de Blu-ray (Março 25 – 31) (2013)

*1, 23,547 23,547 Sword Art Online vol.6 
*4, 13,536 13,536 JoJo’s Bizarre Adventure vol.3
*7, *7,892 61,321 Lyrical Nanoha: The Movie 2nd As – deluxe limited edition
*8, *7,762 *7,762 Little Busters! vol.4
*9, *7,505 89,287 MS Gundam UC vol.6 – limited edition
10, *7,465 *7,465 To LoveRu Darkness vol.4
11, *7,190 *7,190 Hyouka vol.10
12, *6,926 *6,926 Boku wa Tomodachi ga Sukunai NEXT vol.1
13, *6,551 *6,551 Vividred Operation vol.1
15, *5,332 *5,332 Hidamari Sketch x Honeycomb vol.4
16, *5,193 *5,193 Dog Days’ vol.6
17, *4,812 *4,812 Steins;Gate BD Box
18, *3,975 22,404 Love Live! School Idol Project vol.1
20, *3,857 25,705 MS Gundam UC vol.6 – regular edition
(corte 3,857) 


Source: Oricon Youtaiju

———————————————————————————————————-

Como você lê essa tabela?

Primeiramente note que ele está pegando as vendas do dia 25 ao dia 31 de março de 2013

*9, *7,505 89,287 MS Gundam UC vol.6 – limited edition

*9, -> Colocação no rank

*7,505 -> Unidades vendidas na semana
89,287 -> Total de unidades vendidas somando todas as semanas desde o lançamento.
MS Gundam UC vol.6 – limited edition – > Título da obra.

O “corte” no final do gráfico significa que animes com números de venda abaixo daquele valor só iram aparecer no rank completo, que sai em média 2 dias depois.

Faltam números na ordem do rank(o rank pula do 1º para o 4º por exemplo), isso é porque o rank está filtrado apenas para animes, os números faltando são filmes live action, desenhos americanos, ect.

É importante ressaltar que a colocação no rank não tem muito valor, o número mais importante é o total de vendas do volume. Em semanas com poucos lançamentos de sucesso alguns animes que vendem muito pouco conseguem posições altas nesses ranks e isso leva algumas pessoas a pensar, erroneamente, que o anime vendeu bem.

Média de vendas

Apartir dessas tabelas da Oricon as pessoas começaram a criar tabelas com médias de venda dos animes (exemplo). O cálculo dessa média é simples: é a soma da venda de todas as unidades por volume dividido pelo número total de volumes, a famosa média aritmética. Mas só da pra fazer isso quando todos os volumes já saíram, o que demora um bocado já que sai um volume por mês. Em um anime com 11 volumes é quase 1 ano.

Quedas nas vendas de volume em volume

Quem acompanha as vendas semanalmente nota que de um volume para o outro as vendas costumam cair. O padrão é que do volume 1 para o volume 2 haja uma queda maior, variando de 10 a 20% no número de unidades vendidas, e apartir dai hajam quedas menores, de 2 a 5% de um volume para o outro (existem exceções).

Brindes e Tickets de Evento

Alguns volumes do BD e DVD costumam vir com brindes. Esses brindes podem ser volumes extras de uma Light Novel ou mangá – no caso de uma adaptação -, músicas extras cantadas pelas dubladoras do anime, posters, CD da trilha sonora do anime, scripts do episódios, cards, ect.

Volume 1 de Sword Art Online (+ extras que acompanham)

O mais famoso dos extras é o ticket de evento. Como o nome já diz ele é um ticket que te dá direito a ir em um evento promovido pela produtora do anime. Nesse evento costuma ter shows das bandas que cantaram a OP e ED do anime e entrevistas ou bate papos com os dubladores do anime. 

Volumes com esses brindes, e principalmente, com tickets de evento, costumam vender mais que o normal, já que tem muita gente está interessada apenas no brinde ou em ver pessoalmente o artista que participou da obra – no caso do ticket de evento. Em shows voltados para mulheres, principalmente, esse efeito do ticket de evento costuma ser monstruoso. Em alguns casos os volumes com ticket vendem o dobro ou mais que os outros.

Análise de uma tabela de vendas de animes

Mas como saber se um anime vendeu bem ou mal?

Para simplificar a explicação montei uma tabela com o numero de vendas e o que elas representam normalmente. Esses são os valores levando em conta a média de preço padrão de um BD de anime no japão, já que o preço pode variar um pouco de uma obra para outra.


Os sucessos e principalmente os Hits são muito raros se levar em conta a quantidade de animes que são produzidos anualmente, no ano de 2012, por exemplo, apenas 5 animes conseguiram vender mais de 20.000 cópias por volume, de mais de 150 animes lançados para TV.

O “se pagou” refere-se aos custos de produção e é considerado o valor mínimo para uma obra não dar prejuízo. A quantia, no entanto, pode ser um pouco maior para obras de estúdios como Kyoto Animation e Ufotable (algo em torno de 5000 eu suponho). Ai alguns vão se perguntar, “então porque animes que dão prejuízo tem segunda temporada ?”, porque não é só a venda de animes que conta para essa decisão, aumento de vendas do material original(Manga, Light Novel, Novel), venda de figures, calendários e todo e qualquer produto relacionado ao anime que você puder imaginar conta (principalmente se a produtora do anime for a Kadokawa). 

Rank preliminar X Rank completo

Outra coisa sobre os ranks é que saem 2 deles por semana. Na terça de manhã sai o ranking preliminar, que engloba apenas os 10 a 20 títulos mais vendidos – obras que venderam pouco normalmente não vão aparecer nesse dia. Na quinta-feira soltam um ranking mais completo que engloba os 100 títulos mais vendidos. Nesse normalmente é possível ver até mesmo as obras que venderam valores abaixo de 500 unidades.

Quanto custa um anime?

Quem fizer as contas vai notar que 3500 unidades x 6 volumes x 55 dólares cada = Aproximadamente 1 milhão e 200 mil dólares. Sim, esse é o custo médio/aproximado de um anime de 1 cour (12/13 episódios). Apesar de que dizem ser possível produzir com menos baixando a qualidade e reduzindo o número de cortes/frames desenhados.

Blu-ray Disc (BD) X DVD

Até meados de 2008 o DVD era a mídia que mais vendia e o BD era minoria, mas com o tempo eles começaram a se igualar e hoje o DVD é a minoria nas vendas de anime. Em alguns casos a versão DVD do anime nem mesmo é lançada mais, apenas a versão BD.

Existem alguns casos estranhos como o fato de mulheres aparentemente terem predileção por DVDs. Praticamente toda obra com grande apelo ao público feminino vende mais DVDs do que BDs ou pelo menos uma quantia similar. Não existe uma explicação clara para isso. Podemos apenas supor que grande parte das mulheres não liga para o ganho de qualidade do BD contra o DVD pagando um pouquinho a mais.

É um costume comum somar as vendas dos BDs e DVDs dos animes, já que isso facilita a comparação entre as vendas das obras. E apesar de eu achar que a venda de BD dá um pouco mais de lucro, não acho que a diferença seja tão gritante que somar os 2 vá desvirtuar uma comparação/análise.

Exemplo:

Sword Art Online v5 vendeu 24949(BDs)/5896(DvDs), total de 30,845 unidades vendidas.

Split-cour 

Alguns animes vendem muito mal e mesmo assim tem uma segunda temporada anunciada logo depois de terminarem. A maioria desses casos são animes split-cour. Eles são animes planejados para ter 24 episódios desde o início da produção, mas que ao invés de passarem os 24 episódios direto tiram um intervalo de uma temporada entre a primeira e segunda parte. 

O motivo é ter um cronograma mais folgado para a produção, já que fazer um anime de 24 episódios em duas partes é muito mais tranquilo para a staff do que fazer 24 de uma só vez. Infelizmente esses animes tendem a fazer algumas pessoas pensarem que as vendas não importam, já que o anime ganha uma “aparente segunda temporada” mesmo vendendo mal. Só que ele não ganhou nada, o anime já estava previsto para ter duas partes desde o início da produção, quer ele vendesse bem ou não.

Detectar split-cours é bem fácil, eles sempre tem uma ou duas temporadas de intervalo e costumam ter sua segunda parte anunciada logo após o fim da primeira. Um anime que, de fato, ganha uma nova temporada, precisa de muito mais do que apenas 1 cour (3 meses) para que essa nova temporada seja produzida.

Stalker e seu rank de pré-venda

Alguém já deve ter visto as pessoas especulando se um anime vai vender muito, médio ou pouco antes mesmo de ele ser lançado. Algumas até mesmo fazendo apostas de X número de unidades vendidas. Mas de onde essas pessoas tiram esses números ou especulam o que vai vender e o que não vai?
Ao longo dos anos surgiram vários sites que servem de base para isso, um dos mais famosos é o Stalker, que funciona da seguinte forma: ele pega o ranking de pré-venda da amazon japonesa (esse rank tem apenas a colocação já que a amazon não libera o número de unidades pré-vendidas) e dá pontos pra cada colocação por tempo. Exemplo: ficar 5 horas em 5º vale 100 pontos, 7 dias em 50º 1500 pontos, por ai vai. Apartir dessa fórmula (que é atualizada constantemente) sai uma pontuação que representa o número de unidades vendidas. 

Exemplo:
Pedaço de um rank da stalker traduzido pelo google chrome(o site é originalmente em japonês )

O Ultima /latest é a colocação que o título se encontra no rank de pré-venda do site da amazon no momento e o número do lado em preto é a colocação que o titulo se encontrava anteriormente(antes do rank ser atualizado). O PT cumulativa é a quantidade de pontos que o titulo somou até agora e uma especulação do número de unidades vendidas. O resto é auto-explicativo.

Como a fórmula que eles usam pra fazer os cálculos de pontos esta sempre mudando – em uma tentativa de deixar os números mais precisos -, a confiabilidade dos números muda bastante de tempos em tempos, houve épocas que eles erravam no máximo 10 – 20% e outras que os erros passavam de 50%. Levando isso em conta, o mais inteligente é ler esses números como uma noção aproximada de quanto o anime deve vender, e não como a quantidade exata que ele vai vender. Análises muito antes do lançamento também são muito suscetíveis a erros, já que os pontos vão sendo acumulados gradativamente até finalmente o título ser lançado. Portanto, quanto mais próximo do lançamento mais realista vão ser os números.

Existem algumas exceções que sempre costumam vender bem mais do que a Stalker especula. São elas os animes para o público fujoshi e atualmente animes da produtora Aniplex. Essas obras tem a tendência de vender de 50 a 70% acima do esperado.
Ou seja, Stalker é sim útil para se ter uma ideia preliminar das vendas, mas não se deve levar tudo que está nele a ferro e fogo.

Finalidade

O principal interesse da maioria das pessoas em vendas de anime é simplesmente saber quais as chances do anime que gostou possui de ter uma nova temporada. 
As vendas de anime com certeza servem pra isso. Mas enquanto um dos fatores mais importantes, não é o único. Ainda será necessário o aval da editora (no caso de uma adaptação), disponibilidade da staff e estúdio que trabalhou na obra anterior, que podem estar ocupados com outros projetos. Existem casos aonde eles são trocados, mas são raros, e a produtora sempre tenta manter a mesma staff e estúdio se possível. 
Mas lógico, se o anime nem sequer deu um lucro decentemente (média acima de 4000), as chances de uma segunda temporada são quase nulas (a não ser que a produtora principal seja a Kadokawa ou uma emissora de TV) quer a staff esteja livre ou não.

Algumas pessoas não ligam tanto para isso e tem apenas a curiosidade de saber quais animes venderam mais em cada temporada. Outros querem ver seu anime preferido vendendo bem, mesmo que ele seja uma obra de final fechado, sem chances de continuação. É encarado como uma espécie de troféu, eu suponho. Assim como o anime ter uma nota alta em um site de críticas ou mesmo ter ganho grande popularidade.  

Relacionado: