Impressões: Sword Art Online II #20 – Sleeping Knights

Para uma saga que pensei que seria bem parada até que a staff está conseguindo manter uma quantidade bem razoável de suspense, ação e acontecimentos até agora.

O problema da Asuna com sua mãe continua, mas felizmente ela ganhou uma possível resposta para isso através de uma fala da Yuiki no final do episódio. Adaptando ao contexto ela precisa dar um jeito de combater/argumentar de forma eficiente com sua mãe. Fazer pirraça não adianta e aceitar tudo de cabeça baixa também não. Ela precisa sair da defensiva e enfrenta-la de alguma forma. Se SAO 1 era só uma história linear sem grandes desenvolvimentos ou profundidade de personagens SAO 2 vem pelo caminho contrário tentando dar alguma uma base mais profunda aos personagens através de conflitos emocionais. Não sou nenhum grande fã do Kawahara (nem de nenhum escritor de LN atualmente) mas aprecio o fato dele aprender com seus erros e tentar concerta-los, mesmo que as vezes não funcione tão bem quanto ele gostaria (como o trauma do Kirito no arco anterior). Achei particularmente bonito a Asuna na neve quando um grão cai no rosto dela, derrete e fica parecendo que ela está chorando, em uma tentativa de simbolizar a frustração que ela estava sentindo internamente.

Nada de luta contra Boss nesse episódio, espero que estejam guardando pro próximo.
Essa party deles é bem mais variada e funcional que a do Kirito.
Yuuki é a praticamente um Kirito de saias.

A relação da Asuna com a Sleeping Knights é bem simples mas pelo menos já deu resultado pra ela em termos de desenvolvimento pessoal. O objetivo deles parece ser bem simplório também: querem só deixar seus nomes na pedra do primeiro andar que guarda os dados dos players que derrotaram cada boss. Houve, no entanto, uma alusão de que havia algo mais ali pela cara da Yuuki em um determinado momento, e tem a tal questão do “segredo dela” que parece que o Kirito descobriu.
No mais é legal ver a Asuna liderando uma party e pensando estrategicamente. Na S1 ela era a vice-lider de uma guild e comandava as raids, mas fora falarem sobre isso acabou nunca mostrando quase nada a respeito, então é legal ver que ela de fato entende do assunto e tem perfil de liderança.

O rosto é confiante mas a garota mágica no ombro não ajuda muito na parte da intimidação XD

Kirito chegando “like a boss” e repetindo a mesma frase que os membros da guild falaram pra Asuna foi bem legal. Agrada quem estava resmungando que o personagem não aparecia (muita gente! esse povo é muito chato ¬¬) e deixa o coitado ter um pequeno momento de glória no arco da sua namorada. Foi um bom lugar para fecharem o episódio também, fica aquela velha e boa sensação de “e agora?” (ao meu ver em um anime perfeito todo episódio deveria terminar com essa sensação. E pensando agora Code Geass e SnK bem que tentaram).

Outro bom episódio. Essa saga não tem um plot com perigo de morte como as anteriores (apesar de…….melhor deixar quieto por enquanto) então estava na dúvida se eles iriam conseguir manter o público interessado dado a mudança de protagonista e de tipo de plot. Até agora, no entanto, estão fazendo um bom trabalho em deixar um suspense no ar em cada episódio e manter a trama divertida de se assistir. Próximo episódio promete bastante ação, veremos se entrega.

Avaliação: ★    ★ 

Extras

Olha a outra com rostinho de pervertida porque vai bater em alguém hauahuaa. Sádica as fuck.

Kirito no final foi mais ou menos isso aqui hauahuahua.

Então Tatsuya não só está em ALO mas pertence a uma guild grande com simbolo verde. Tem uns Asunas e Kiritos na tabela também se procurarem.

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.

18 Resultados

  1. Kanko disse:

    Tatsuya já zero toda o castelo de ALO mesmo antes de abrirem todos os andares o_o.

    Sobre o episódio~~

    Nível de entretenimento só vem caindo a cada arco,um pena realmente.
    Quando li a LN de MR achei muito insuportável e entendiante, mas pelo menos a direção conseguiu deixar uma saga tão ruim “assistivel´´.
    Além disso,o desenvolvimento emocional da Asuna é quase tão ruim quanto o do Kirito no arco anterior.Kawahara é péssimo pra drama,nos 7 vol da LN que li de SAO até agora ele sempre cago nessa parte.

    • Marco disse:

      Argumente meu caro. Só atirar pedras sem argumentar porque as atirou é a mesma coisa que não dizer nada. Acho esse arco muito bom ao que se propõe, mas se acha o desenvolvimento ruim explique porque acha ruim, já que eu não vi nada de errado no desenvolvimento da Asuna nesse arco. A parte dela com a mãe no final é excelente.

      • Kanko disse:

        Um… se fosse outra pessoa que desse reply talvez eu listasse meus motivos,mas não quero começar uma discussão interminavel rs

        • Marco disse:

          Estou curioso. Quem sabe eu estou errado e esse arco tem um desenvolvimento sem sentido ou mal feito mesmo? Mas não vou saber se ninguém falar. Acompanho as críticas semanais do RandomC e ANN pra saber se diferem ou não das minhas ou se eles notaram algo que eu perdi (comentários servem pra isso também na verdade) e até agora só teve um defeito levantado (e de fato eu concordo com ele), mas não tem nada a ver com o desenvolvimento da Asuna, é uma mecânica que explicaram nesse episódio que se pensar bem não faz muito sentido. Fora isso e pelo que lembro da LN esse arco deve ser o mais redondinho de SAO. É meio parado no final mas isso não tira pontos do roteiro desde que não enrolem (apesar de gerar perda de nota no fator “entretenimento”).

          Agora se você só está infeliz por focar na Asuna e não gosta de animes orientados ao slice of life (como MR foca no final) seu problema é estritamente pessoal, e como dizem, “gosto não se discute”. Pra minha surpresa nem parado o negócio está por enquanto. Pelo que lembrava da LN essa saga era mais parada.

  2. Taryon disse:

    Um ótimo episódio, gostando como eles tem desenvolvendo a Asuna, assim como líder de boss dungeon e tbm com seu relacionamento com sua mãe que vc percebe como ela tem passado com toda aquela pressão da mãe.

    To curioso com o que acontecerá com essa Yuki nos episódios seguintes, esse episódio me deu a impressão que este seria o ultimo episódio de Mothers Rosario, claro que ñ é, mas passou essa impressão

    To curioso pra saber o tal segredo que o Kirito descobriu. Deve ser algo grande.

  3. NAnanana disse:

    Floor 12 – Aaaaa , belo nick kkk

  4. Supersonic933 disse:

    Em minha opiniao a A1P esta cagando e andando pro anime. Eles sao muito ruins em fazer partes de exposiçao. No primeiro arco quase n tinha exposiçao entao o anime ficou bom. GGO e ALO tinham partes consideraveis de exposiçao (IMO cada um desses arcos podiam ser adaptados em menos de 10 eps se eles n enrolassem) entao ficou muito abaixo do esperado.

    No ep passado se nao me engano eles ficaram 10 min de exposiçao, podia ser 2 mas eles pouco se importaram. Se eles n mudarem de estudio ou melhorarem em Alicization, fiquem preparados por que tem muito mais exposicao do que os outros arcos.

    Apesar de ruim, ate que dava para ler MR, mas a cada ep o .de entretenimento diminui. Acho q vo so ficar na novel por que ate agora ainda ta epico.

    • Marco disse:

      A1-Pictures é um estúdio da Aniplex, ela recebe encomendas de animes e contrata staffs para faze-lo, é frio e simples, ela como estúdio não dá pitacos na produção, quem faz isso é um produtor contratado pela Aniplex. Fora isso quem faz o anime e toma as principais decisões do roteiro é uma staff que ela contrata, e como ela não tem staff fixa cada anime costuma ter uma bem diferente da outra. Pelo lado bom os animes dela costumam ter uma boa verba da Aniplex e podem sair de medianos a bem acima da média nos aspectos técnicos. SAO 1 já tinha boa animação e trilha sonora, SAO 2 tem uma animação ainda melhor e continua com boa trilha sonora. Enquanto isso 95% dos fãs de LN sofrem vendo suas LNs preferidas sendo animadas porcamente, sem uma trilha sonora que preste e com toneladas de cortes do material original).
      Tirando um número ínfimo de estúdios quase todos adaptariam SAO 10x pior, porque LNs nunca são adaptadas muito bem, tem exposição demais e monólogos em primeira pessoa demais. SAO não é uma adaptação perfeita, mas dentro do que vejo anualmente está bem acima da média. O roteiro mal feito foi um problema na S1 que concertaram na S2. Agora tem um pouco de exposição demais de vez em quando, mas eles ainda tentam cortar o grosso na maioria dos casos (comentei sobre isso em alguns episódios).

      Na S1 cortaram uns 70% das explicação (e olha que nem tinha tantas comparada a esses arcos da S2) e ninguém entendeu boa parte do que tava acontecendo: Kirito parecia overpower vencendo todo mundo e ficou por isso mesmo. Mecânicas do primeiro e segundo jogo, quase nada foi explicado. Nesse inverteram e resolveram explicar mais (apesar de ainda estarem cortando partes). O anime não é só para quem leu a LN, sabe das explicações e só quer ver a parte de movimento animada, ele é feito para todo mundo. Nesse ponto essa temporada está se saindo bem melhor que a anterior, a qual além de explicar pouco fez uso de um “Deus EX” pro Kirito ganhar no final de Aincrad.

      Entretenimento é só um dos fatores, mas como a maioria das pessoas não pensa muito no que assiste parece ser o mais importante para a maioria. Tirando o entretenimento esses arcos de SAO 2 (tirando Excaliber) são melhores em todos os aspectos: narrativa, construção, desenvolvimento de personagens, animação e direção. Dava pra reduzir um pouco a exposição ou torna-la menos cansativa com melhores dinâmicas de câmera e aspectos visuais? sim. Deveriam corta-la? Não (de 10 pra 2 minutos só cortando quase tudo e reduzindo a “Asuna brigou com a mãe, assunto desconhecido”).

      • Supersonic933 disse:

        Marco, você é um dos melhores redatores do blog. Sim, SAO eh bem adaptado comparado as outras adaptações de novel, sim, a recepção em geral (n só dos leitores) foi pior nos outros arcos, mas o que importa pra Aniplex é que les ainda estão lucrando bastante. Mas valeu 🙂

    • Kanko disse:

      Está sim bem adaptado,os pontos negativos são do material original.
      Esses “rips´´ de abusos sexuais,desenvolvimentos emocionais mal escritos,os viloes e etc é tudo culpa do Autor da LN.

  5. Kakatuas disse:

    Marco também tem uma Leafa no topo da coluna do meio…
    E como assim tem um player Aaaaa neste quadro??

    • Marco disse:

      Leafa eu não tinha visto. Eles devem ficar revesando quem é o lider da party.

      Sobre o Aaaa nem eu sabia, mas pelo que o Supersonic933 falou nos comentários abaixo é uma personagem de um 4koma de SAO. Eles colocaram só como homenagem.

  6. esse arco sleeping knights é filler? tem na light novel isso?

  7. kingumaga disse:

    Esse arco tá conseguindo balancear bem drama e as partes de ação, estranhei essa outra mina azul no grupo, parece uma Asuna genérica mas não é nada q comprometa o anime,

  8. Gustavo Guidini dos santos disse:

    Episódio bem legal, Concordo com o que você disse, eles estão se virando bem com o material… Achei muito foda o Kirito ter aparecido no final… like a boss, e também to gostando de ver ele um pouco de fora, é interessante ver o desenvolvimento de outro personagem (viajando um pouco me lembra Durarara.. haha)

Deixe um comentário