Eles foram sucesso de vendas e alguns ficaram super populares no japão, mas, até o momento, não ganharam continuação. Por quê? É o que tentarei especular nesse post, além de mostrar como fazer o mesmo para outros animes.
A resposta ao “porque esse anime ainda não teve continuação?” varia muito, e em alguns casos só podemos especular, já que diferente de hollywood, que libera várias informações dos bastidores (
ou é hackeada e tem as informações vazadas……….), a industria da animação japonesa é muito mais fechada, de modo que nem ao menos podemos saber quanto cada anime custou para ser feito (os dados existentes são baseados em médias de custo passadas por gente de dentro da industria, mas não existe grande informação sobre as obras separadamente). O básico todo mundo que leu o
Guia de Vendas já sabe, se for um anime que não é de audiência (a maioria dos de 12 a 24 episódios) o primeiro passo para ter chances de uma continuação é vender bem. Mas e se o anime vendeu bem e mesmo assim não teve continuação? Que outros motivos podem fazer com que ele não tenha uma sequência ou ela demore a acontecer?
Nesse post vou pegar alguns casos famosos e especular nos motivos mais plausíveis tecnicamente falando para os mesmos ainda não terem uma continuação. O anime é bom? é ruim? Não estou interessado, isso não é uma crítica. Dito isso, vamos as obras:
Kyoukai Senjou no Horizon
Dados: O BD teve média de 20k e o aumento de vendas da LN foi singelo.
Material usado nas adaptações: 2 volumes de atualmente 20 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O Studio8 da Sunrise (ela tem vários sub-estúdios) que produziu Horizon 1 e 2 está ocupado produzindo Love Live, que é muito mais produtivo financeiramente, tanto pelo volume de vendas que tem como por ser uma obra original do estúdio, de forma que ele ganha uma boa porcentagem dos lucros. Adaptar uma obra qualquer em comparação é só um trabalho por contrato e mesmo que eles consigam uma porcentagem dos lucros caso o anime venda muito o valor não costuma ser grande (é só um bônus).
Outro ponto que vale lembrar é que esses sub-estúdios da Sunrise não trabalham com mais de uma obra por vez, então até Love Live terminar as chances de uma nova temporada de Horizon são quase nulas. Aparentemente o filme de Love Live que vai sair em 2015 deve encerrar a série. Caso realmente seja o caso as chances de uma continuação no futuro aumentam.
Mas porque não trocam de estúdio então? Trocar a staff de um anime com designs complicados e cheio de mecha 2D é algo muito complicado. Praticamente nenhum estúdio fora a Bones ou a Sunrise consegue fazer esse tipo de anime hoje em dia, dado a limitação de animadores que trabalham com isso. A mudança de estúdio ou staff só costuma ser feita em último caso em animes com produções mais complexas.
2 – Em uma entrevista a staff de Horizon reclamou sobre ser uma série bem complicada de adaptar visualmente e que deu muito mais trabalho que o normal a eles (teve 6 meses de intervalo entre o primeiro e segundo cour do anime, ao invés do intervalo normal de 3 meses para split cour, então a informação bate). Se isso for algo que toda a staff reclamou e não só uma pessoa isoladamente as chances de uma nova temporada vão ser realmente baixas, já que esse estúdio também tem a opção de trabalhar em Accel World 2 ou outra adaptação qualquer que seja mais simples de produzir. Editado: Essa informação de que Horizon deu muito trabalho e a maioria da staff ficou reclamando durante a produção foi novamente confirmada por um dos produtores da Sunrise. Que inclusive afirmou ser ínfima a possibilidade deles produzirem mais.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Baixa, dependendo dos principais membros da staff estarem livres (o diretor de Horizon estava trabalhando em Mahouka em 2014 e Asterisk em 2015), e da boa vontade da staff que fez a S1, que não parece muito animada com uma S2. Outra opção seria trocar de estúdio. O maior problema é que as vendas relativamente baixas da LN após o anime podem não animar a editora a correr atrás de uma nova season.
Index
Dados: O BD da S2 vendeu 16k e o aumento de vendas da LN foi “bom na primeira temporada/ nenhum na segunda”.
Material usado nas adaptações: 14 volumes de atualmente 37 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – Depois de Index 2 teve Railgun S, o que matou a chance de um Index 3 por algum tempo porque, embora o diretor seja outro o resto da staff é quase o mesmo, incluindo o membro mais importante, o character designer.
2 – Index não teve grande melhora nas vendas da LN após a segunda temporada do anime então a editora talvez não esteja mais tão empolgada em produzir novas temporadas rapidamente. Ainda assim, eles até devem soltar uma S3 em algum momento para não deixar a fanbase da LN morrer (marketing).
3 – O Diretor de Index estava ocupado ano passado com Trinity Seven, se ele não entrar em outro projeto nos próximos anos as chances de um anuncio de Index 3 aumentam.
4 – O Fator mais relevante: O chefe de animação e character designer de Index está na staff de Oregairu 2, então até o anime terminar (meio do ano de 2015) o designer não poderá começar a trabalhar no projeto de Index 3, caso o mesmo já exista.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana/Boa, dependendo principalmente dos membros mais importantes da staff estarem livres.
Accel World
Dados: Vendeu 9k na época e mais que dobrou as vendas da LN.
Material usado nas adaptações: 4 volumes de atualmente 19 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – Mesmo sub-estúdio de Love Live e Horizon então o mesmo que falei pra Horizon vale pra ele.
2 – A mulher responsável pelo character design de Accel World estava atualmente (2014/2015) ocupada com Kimi no Uso e uma das coisas mais raras de se trocar em uma staff é o character designer. Depois que Kimi no Uso terminar esse argumento se torna invalido a não ser que ela comece a trabalhar em outro projeto.
3 – O editor de Accel World comentou que quer produzir uma nova temporada e o principal empecilho atual era o estúdio da Sunrise estar ocupado com Love Live.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana/Boa, dependendo principalmente dos principais membros da staff estarem livres e o Studio8 parar de produzir Love Lives (ou estar disposto a trabalhar em 2 animes ao mesmo tempo).
Hataraku Maou-sama
Dados: O BD vendeu 13k e ainda fez as vendas da Light Novel triplicarem.
Material usado nas adaptações: 2 volumes de atualmente 12 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O Designer de Hataraku Maou-sama foi “capturado” para trabalhar em Fate UBW e Heavens Feel desde que o anime de Hataraku terminou. Ele parece ter algum tempo livre já que fez alguns trabalhos em Akame ga Kill recentemente (foi o diretor e storyboarder do melhor episódio, vale dizer) mas ter “algum” tempo livre e ter tempo livre o bastante para virar character designer, animador e diretor de animação chefe de um anime (funções dele em Hataraku) são coisas diferentes. O primeiro é um trabalho rápido, o segundo exige 1 ano de dedicação exclusiva, o que trabalhando em Fate ele por enquanto não tem.
Podem mudar o designer? Podem, mas é algo arriscado em termos de fanbase, então raramente acontece.
2 – Existem alguns casos aonde o editor da obra achou que uma segunda temporada não ajudará nas vendas do material original e acaba perdendo o interesse. Caso isso aconteça, a não ser que alguém da staff (normalmente o diretor) ou uma produtora grande faça pressão sobre a editora, a produção de uma nova temporada fica mais difícil. Esse pode ser o caso de Hataraku dado alguns twittes desanimados por parte do autor a um tempo atrás, mas não tem como ter certeza.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana, dependendo dos principais membros da staff estarem livres e a editora ainda interessada em divulgar a obra.
Suzumiya Haruhi no Yūutsu
Dados: O primeiro vendeu mais de 40k em BDs, o remake vendeu 12k. As vendas da Light Novel aumentaram mais de 5x na época do anime e ela chegou a 400k por volume.
Material usado nas adaptações: 4 volumes de atualmente 12 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O autor de Haruhi, que já escrevia devagar, quase que parou completamente depois do sucesso da obra graças ao anime, e sem o autor produzir novo conteúdo a editora dificilmente se anima a divulgar a obra do mesmo, ainda que alguma produtora que ganhou muito com o anime possa se interessar. Então, a não ser que o autor de Haruhi saia do seu hiatus intermitente e comece a produzir regularmente a chance de uma nova temporada ý quase nula.
2 – Houve relatos de desentendimento da editora com o autor por ele ter parado de escrever, mas não achei nada oficial a respeito, então pelo que sei são só boatos.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 5 anos: Muito baixa, só se o autor voltar a escrever a LN periodicamente, o que parece improvável (ele parou por preguiça, não por ter ficado doente ou algo assim).
PS: Não misturem a adaptação para anime de um mangá de Haruhi que vai sair em 2015 com o anime anterior. Essa adaptação de 2015 é baseada em um spin-off por outro autor e foi criada para divulgar o mangá do mesmo – que não tem nada a ver com a história da LN, tirando o fato de usar os mesmos personagens e cenário.
Inu x Boku SS
Dados: O BD vendeu 12k. As vendas do mangá triplicaram.
Material usado nas adaptações: 3 volumes de 11 lançados (Mangá já finalizado).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – As obras adaptadas da revista Gangan Joker nunca receberam continuações até hoje (2015/3), independente se venderam bem ou não. As obras adaptadas da revista foram: Otome x Amnesia, Akame ga Kill, Inu x Boku SS, Gugure! Kokkuri-san, Seto no Hanayome e One Week Friends.
2 – As obras adaptadas da Gangan Joker frequentemente tem final fechado mesmo com o original ainda em andamento, então a editora já parece avisar a staff do anime de antemão que não vai ter continuação (ao menos é a impressão que fiquei). O final do anime de Inu x Boku SS foi mais ou menos fechado comparado a mesma parte do mangá, então nunca houve cogitação de S2 por parte da staff ao que parece. O mesmo aconteceu para Otome x Amnesia e Akame ga Kill, também obras adaptadas da revista Gangan Joker. Ou seja, parece ser uma politica da editora fazer apenas uma temporada para marketing e depois deixar pra lá.
3 – O mangá já terminou e nada foi anunciado.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Praticamente impossível.
Extra: Sword Art Online
Dados: O BD vendeu 35k na S1 e 19k na S2. As vendas da light novel triplicaram.
Material usado nas adaptações: 8 volumes de atualmente 16 lançados (Light Novel).
Esse aqui é um caso bem diferente – apesar de ter relação com o assunto – e só está aqui para eu linkar cada vez que alguém perguntar sobre SAO 3 (não ligo de responder perguntas mas responder a mesma toda hora é meio chato).
Vão notar que aqui eu faço o contrário, ao invés de listar as dificuldades para uma nova temporada eu descrevo as principais motivações para uma nova, assim como os possíveis motivos para ela não ocorrer de imediato. Seguem os motivos porque SAO deve continuar tendo novas sequências:
1 – SAO foi o jogo de PS Vita mais vendido do japão de 2014 e o de 2013 vendeu um bocado também. A coisa cresceu tanto que o novo jogo de 2015 vai sair pra Vita, PS3 e PS4. O anime é propaganda para o jogo, principalmente quando eles acabarem usando o mundo da saga Alicization e seus personagens para fazer um vindouro game (com certeza vão usar). No ponto em que se encontra, a Bandai (produtora dos jogos e uma das produtoras do anime) bancaria um anime sozinha se necessário, tamanho o interesse dela na franquia atualmente.
2 – SAO é a LN com uma das maiores vendagens por volume desde a primeira temporada do anime (de 100 para 300k) mas conseguiu um novo boost em vendas com a S2, o que é muito raro, já que após a primeira temporada as próximas só costumam ajudar a manter as vendas estabilizadas.
3 – Como cada saga de SAO é quase fechada e se passa em mundos diferentes (com personagens diferentes) o marketing pra cada uma das sagas usando animes é mais viável e costuma gerar melhores frutos em vendas do original(LN) que o normal, já que ao invés de uma mera continuação de plot semelhante, tudo muda a cada saga e essa sensação de novidade acaba criando novos fãs, que talvez não tenham gostado muito das sagas anteriores, mas podem acabar gostando da nova. Pelo sistema de arcos ser fechado quando o anime termina a curiosidade de “o que acontece agora?” também não é tão grande, e ai vem o anime que ajuda a divulgar as novas sagas. [Esse aqui é o item mais especulativo dos listados, mas acho que ninguém pode negar que tem sentido lógico]
4 – O BD vende muito bem então nenhuma das produtoras ficará infeliz em bancar outra temporada do anime.
5 – Marketing para uma tonelada de novos personagens que a próxima saga, Alicization, vai trazer. Novos personagens ou mesmo figurinos geram uma grana significativa na venda de novas figures, camisas, cards, etc. As empresas que criam e vendem Figures devem adorar que o protagonista mude de aparência toda saga.
6 – Eles tem até o momento (2015/3) 8 LNs da Saga Alicization para adaptar, e seguindo o padrão das temporadas passadas SAO só usa 4 LNs por temporada.
Porque a nova temporada não ocorreu de imediato:
1 – Não é uma pratica comum, quase todo anime de 2 cour costuma ter no mínimo 2 anos de intervalo entre as temporadas.
2 – Embora o diretor parece estar livre por enquanto, o character designer de SAO está trabalhando em Working 3. Então desde que anunciaram a continuação de Working esperar um SAO 3 logo depois da segunda temporada terminar seria ingenuidade. Com o Designer de SAO ocupado até o começo da Fall de 2015 não esperem um anime até 2016. O diretor também tem um projeto para o início de 2016, e enquanto não é tão anormal assim ver um diretor trabalhando em mais de um anime, isso pode atrasar uma possível S2 para 2017.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Alta, dependendo de quando os principais membros da staff estarão livres e do diretor querer fazer uma continuação logo em seguida ou não (revelaram em uma entrevista que quando SAO 1 acabou eles já tinham sinal verde para começar a produzir SAO 2, mas o diretor queria fazer um outro projeto antes, “Silver Spoon”).
Conclusão
Como devem ter notado existem alguns padrões em animes bem sucedidos sem continuação, normalmente ligado a staff. Mas se a staff estiver livre você vai ter que ir procurar mais fundo.
É isso, espero que esse post seja de ajuda para quem estava em dúvida sobre as obras que listei.
Relacionado:
Muito bom post marco ^^ esse horizon é bom na sua opniao ? pq eu nunca ouvi falar e estava procurando alguma coisa pra ver ; agradeço sua resposta .
Não sou o Marco, mas eu pelo menos acho Horizon muito bom, se quiser saber mais, tem uma resenha da segunda temporada aqui no blog, a primeira parte que fala da S1 tá no meu antigo blog e se quiser ler-la, tá linkada no fim da mesma.
Pro meu gosto não, é um anime de ação entupido de nonsense e muito fanservice (fora um bando de coisas não explicadas ou mal explicadas). Embora eu tolere nonsense em comédias, quando o mesmo é usado em animes que querem que você leve a trama deles a sério enquanto parece que ninguém mais no elenco da obra leva, eu normalmente acabo largando. Fora que achava o protagonista intragável (só vendo pra entender o porque). Se detesta nonsense em animes com background sério provavelmente não vai gostar, caso contrário tenta uns 2 ou 3 episódios pra ver como é. O pessoal que não se importa ou curte nonsense costuma ser fã da obra.
Ei Marco, por que ainda não saíram as previsões de vendas?
Até o final desse mês sai. Tão muito fracas as previsões então só vai ter uma parte essa temporada.
Post maravilhoso, Marco!
Mais um que vou usar como referencia em discussoes por ai xD
post muito bom ,matou varias duvidas q eu tinha vlw mesmo
Antes de tudo e de ser elogiar um post com tamanha clareza e que visa deixar o leitor a pá de tudo que é especulação e que possui fontes confiáveis em relação a cada obra ,a grandeza de cada detalhe e impressionante mais uma explicação eficiente do mercado Japonês o que deixa tudo mais fácil,esse tipo de post engradece o conhecimento do leitor e o argumenta pra qualquer discussão sobre o assunto.
“uma vez vi um cara de um vlog famoso falando que Btoom ia ter segunda temporada,quase cai da cadeira”.
Sobre os animes em questão tirando Horizon que não faz meu estilo assistir todos,confesso que apenas Index no qual sô fã fanático me faz sonhar com uma nova temporada,pois cada ano que passa mais material se acumula e fica cada vez mais impossível ver toda a obra adaptada,Existia uma lenda na internet que Suzumiya não teve continuação poque a dubladora fico com um cara da staff e por conta disso ela sofreu uma repressão dura da fã base,mais ainda tenho esperanças de ver uma segunda temporada de vários desses animes, inclusive pra alguns as expectativas são boas ,depois de Durarara! no qual eu tinha perdido as esperanças eu não duvido mais de nada.
Apesar do incidente a dubladora de Haruhi voltou a trabalhar normalmente depois, e não sei se o dublador é um fator relevante o bastante para impedir uma nova temporada de anime, mesmo com a fanbase nervosa eles não poderiam ter trocado a dubladora? Se eu soubesse de algum caso de troca de dubladores entre temporadas ficaria mais fácil comentar a respeito, mas como eu não sabia preferi não comentar.
Se ajudar acredito que apenas a TOEI animation costuma lidar com mudanças repentinas de dublador… a maioria é porque veteranos de longa data acabam falecendo, e levando vozes incríveis com eles… dai tem a de personagens com falta de screentime (o cara apareceu uma vez no episódio x e depois só no episódio x+60 com outra voz)…
Agora quando morrer não é uma desculpa, casos famosos são o do dublador de Emporio Ivankov (One Piece), postou suas tatuagens de corpo inteiro para todo Japão ver e de Mouri Kogorou (Meitantei Conan), que não logrou um aumento de salário depois de emprestar sua voz para enésima temporada do anime. Mas casos assim são para lá de raros…
Fora isso acredito que não tenha outros motivos aos quais eu tenha prestado atenção…
até mais ver
mr. Poneis
Não sei se a fama da Ayano interferiu diretamente, mas a questão mesmo do atraso de Suzumiya é pelo autor estar dando uma de bixo preguiça, já ganhou mt dinheiro com a obra, aliás ainda continua ganhando.
muito bom esse post. marco quanto tempo vc levou pra elaborar tudo isso?
Pra escrever? Umas 2 horas pra escrever e revisar 2x (+ 1h e pouco catando imagens e fazendo a capa). Já sabia de todas as informações que citei no post de cabeça faz algum tempo, então não precisei gastar tempo procurando, caso contrário iria demorar muito mais. Só o incidente com a dubladora de Haruhi que tive que pesquisar porque estava em duvida se comentava dele ou não.
Haruhi conseguiu vender 12k de BD’s com remasterização da 1 temporada e 8 episódios iguais. Worth.
Well ainda espero uma nova temporada.
E Marco, quem vendeu mais no ápice de LNs, Haruhi ou SAO?
Pelo que eu sei são as LN’s mais bem sucedidas…
Haruhi.
Explicador, interessante e bem intuitivo belo post!
Muito bom o post tirou algumas dúvidas que eu tinha a respeito de Hataraku e Horizon,mais acredito que Hataraku se encaixa mais na 2 opção infelizmente,esse cara de Index não mandou bem com o character designer de Oregairu 2 ele tirou a expressão épica de peixei morto do Hachiman o mesmo para Yukina :/
Esse Index é bom Marco?? tavo pensando em ver(um AMV me motivou grande parte disso foi por causa do Accelerator ele parece ser o tipo de vilão que eu curto).
Hum, é uma daquelas adaptações de LN ação/harem/ecchi medianas. Não é ruim mas eu particularmente não gosto muito dela porque acho o protagonista um saco, e assim como Strike the Blood (que lembra Index em vários aspectos) os finais de saga são sempre iguais, com a diferença que em Index termina com o protagonista apanhando, fazendo discurso e ganhando com um soco no final, ao invés de frase de efeito e invocação de bicho novo como em Strike the Blood. O harém de Strike the Blood eu acho mais simpático também, não consigo achar graça nas heroínas de Index (se você não liga pra nenhum personagem fica difícil se importar, e o plot de Index não é lá muito instigante pra você acompanhar a série só por causa dele). Na parte técnica é comparável a Strike the Blood também, tem uns efeitos bonitos aqui e ali mas no geral é animação mediana e trilha sonora genérica (a maioria das cenas mais bem animadas estão na OP). Recomendo tentar uns 2 a 3 episódios pra ver como é, vai que diferente de mim você gosta dos personagens.
Strike the Blood tirando as partes das lutas e da história gosto de todo resto, pra mim teria sido melhor se fosse um slice of life.
Eu já acho o contrário se a série fosse apenas Slice Of Life eu teria dropado sem dó mesmo com a Asagi aqui.
Ok vlw pela resposta acho que não vou enjoar dos 3 primeiros arcos,depois da ai devo ficar se o protagonista ficar nesse estilo de luta até o fim da série,em Strike mesmo que os climaxs de arcos sejam iguais o Kojou invocava um familiar diferente para dar um diferencial então eu achava legal.
Essas adaptações de LN ação/harém/ecchi ao me ver se sustenta mais pelos personagens do que o plot em si,mas devo simpatizar com alguém do harém provavelmente se até porcarias como Mahou Sensou e Dragonar me fez simpatizar com alguns personagens (Silvia e Kurumi) Índex não vai ser problema.Edit:até que gostei da obra protagonista por enquanto tá de boa do harém gostei da loli a Misaka é OK também,até domingo devo terminar a S1(assim espero).
Organizado, direto, objetivo e informativo, continue fazendo posts assim cara!
E em momentos como esse que eu penso,”que bom que o estúdio Shaft nao tem nem um outro grande sucesso alem de Monogatari series, e que o anime continua vendendo muito bem apesar das quedas”.
dos animes listado Maou-sama foi o único que tenho algum interesse em uma segunda temporada(mas bem pouco se não tiver por min tudo bem),SAO quando saiu a primeira temporada eu nao via a hora de lançar uma continuação(nunca pensei em ler a LN)mas quando saiu eu brochei.
me deu medo agora,eu ja tenho 25 anos,com a expectativa de vida brasileira de 78 anos eu já posso estar morto quando lançar o filme Kizumonogatari.
Feliz por SAO ter chance alta pra segunda temporada. Muito, muito, muito feliz 😀
Corrigindo: você quis dizer terceira temporada. A segunda terminou há pouco tempo.
Sim…. Um erro meio óbvio, desnecessário corrigir
Post top, sinceramente espero uma continuação de INDEX e Accel World, são épicos, só espero que não demore muito. rs
Mas como vc ressaltou, o estúdio ta com Love Live…então fudeu por enquanto heauehauhe’ e se pegar, será somente um projeto de cada vez rs
Então acredito q Index vem primeiro.. se vir
SAO é foda, Kawahara dedo de ouro, se é intencional não sabemos, mas SAO é um poço de fazer grana, com os arcos separados e tal..
Com certeza terá continuação, foda q pela ordem seria somente em 2016 rs
Alicization se vier será perfect cara.
Melhor noticia do ano V
http://www.animenewsnetwork.com/news/2015-02-24/magical-warfare-anime-gets-english-dub/.85349
Euaheuaehuaheuheu’
Ótimo post. Desses animes, eu faço apenas questão por uma segunda temporada de Hataraku. SAO provavelmente terá nova temporada em 2016, caso tenha já estou ate vendo a quantidade de imagens yaoi que vai infestar a internet por causa do segundo protagonista masculino, que Deus nos salve! (principalmente quem usa twitter).
Se nem teve anime ainda e já tá assim imagina quando tiver:
https://www.google.com.br/search?q=kirito+x+eugeo&espv=2&biw=2560&bih=979&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ys3tVOfQHcyogwTH6YDICA&ved=0CBwQsAQ
Pior que o autor vai lá e sai do clichê de ter sempre uma heroína junto com o protagonista e ele acaba atraindo uma legião de fujoshis com isso. Essa febre fujoshi ainda não existia quando o autor escreveu Alicization em formato WebNovel em 2007 então ele nem fez pensando nesse público na época. Se isso fizer as vendas da LN aumentarem mais depois por atrair público fujoshi pra ela eu vou rir um bocado.
Excelente análise Marco!!
Esses fatores que você citou explicam bem toda a situação, pois sabendo que as chances de lucro para um título de sucesso são maiores que arriscar algo novo, se a continuação mesmo assim não sair, deve ser mesmo algum desses motivos citados. E é uma pena mesmo as informações oficiais serem poucas.
Nessas situações, o bom, pelo menos pra mim, é que existe uma grande quantidade e variedade de títulos e gêneros para serem assistidos. Como eu não tenho muitas restrições (ou quase nenhuma), eu não fico ansioso pelas continuações. Se vier ótimo, se não, paciência (enquanto isso vou assistindo outras centenas de títulos).
Parabéns pelo trabalho.
Até mais.
Sensacional esse post!
“Embora o diretor parece estar livre por enquanto, o character designer de SAO está trabalhando em Working 3.”
Working!! S3 is kill. Já to vendo que não vai ter o mesmo moe. 🙁
Vai olhar quem é o character designer de Working 1 e 2, vai ter uma surpresa. Uma das maiores reclamações dos fãs de SAO é que o Shingo Adachi “moelizou” demais os personagens. O design dele é sempre igual, não a toa a protagonista de Galilei Donna parecia uma Asuna miniatura de cabelo cortado.
Tópico muito interessante, acho q algo q atrapalha bastante as adaptações é quando começa a se deparar com falta de material produzido pelo autor original, dependendo da história não tem nem oq inventar, encher de fillers acaba não sendo uma boa ideia.
É até bem comum ver animes com 2º temporada, agora animes com 3º temporada já é bem mais dificil.
Todos os citados tem material sobrando pra adaptar. É muito raro faltar material pra adaptar em séries de Light Novel. Os autores produzem de 3 a 4 volumes ao ano normalmente. Mas é um bom ponto a se lembrar. Adicionei os dados de quanto cada obra utilizou do original nas suas respectivas adaptações para o pessoal não ter duvidas quanto a isso.
E, ainda hoje, eu espero por uma segunda temporada de Sakurasou no Pet na Kanojo, mas depois daquela treta que teve (? ou não) em um dos primeiros episódios…. zzz
Sad ;;
Post muito interessante anyway :V
Treta, que treta?
vendas lá no chão .
O negócio da comida em Sakurasou não afetou grande coisa como o povo espalhou por ai. Foi no episódio 5 ou 6 mas a previsão de vendas não mudou em nada do episódio 1 até o 10. Ela só deu uma melhorada depois da metade do anime (quando o negócio com a comida coreana já tinha ocorrido a tempos). Em uma discussão com gringos na época a gente chegou a conclusão que Sakurasou venderia chutando alto uns 500-1000 BDs a mais se não fosse aquilo e precisaria de vender bem mais que isso pra animar os produtores a fazerem mais uma temporada.
o anime vendeu pouco + adaptou quase tudo que tinham cara eu gosto pakas de sakurasou mais …… acho impossível segunda temp.
todos esses animes que vc citou eu espero continuação eu já quase desisti de suzumiya haruhi ( triste pra cassete) de inu x boku eu já me consolei de kyoukai senjou no horizon eu ainda tenho esperanças e o to aru e accell world são os que mais espero de longe dentre todos esses principalmente o to aru tomara que tenha continuação logo e o accel é só questão de tempo creio eu sobre o hataraku o anime é nota 9/10 ( muito bom ) espero muito ansioso pela continuação tb , o último que é SAO nem preciso dizer as vendas falam por si é certeza que terá continuação e a propósito tb espero segunda temps de no game no life e mahouka , que acho bem prováveis .
E Ao no Exorcist, Marco? Tem alguma chance?
Não por enquanto, a staff toda está trabalhando em Nanatsu no momento. Tem o problema do final original do anime também, mas como não vi até o fim não sei se é um dos casos aonde o final prejudica uma possível continuação ou não.
o final de Ao fecha bem a historia para ter continuação eles teriam q ignorar completamente o final
Só corrigindo: SAO, que se manteve em primeiro nos últimos 2 ou 3 anos na venda de Novels, foi ultrapassado em 2014 por Mahouka Kouko no Rettousei, que provavelmente terá uma nova temporada esse ano
De onde tirou isso homem? SAO vende 320k por volume, Mahouka vende 200k, não tem nem comparação.
q fontes duradas hein SAO ainda vende bem mais q Mahouka
O Inu X Boku eu adorei mas não sinto a necessidade de uma season 2, eu achei justo o final do anime.
Um que eu queria uma continuação mas não está na lista é Skip Beat. Popular e bem conceituado ele é, material fonte também não falta, então só pode ser um caso cronico de falta de vontade de ganhar dinheiro.
Nurarihyon eu também acharia legal animar o arco final mas aquilo vende mal que só, tadinho.
Eu só listei os complicados, Skip Beat não tem mistério, no primeiro passo do guia que coloquei você descobre o porque de não ter S2.
“falta de vontade de ganhar dinheiro”
Diz isso pra produtora que perdeu a maior grana fazendo a S1 pra vender só 600 DVDs -> http://intoxianime.blogspot.com.br/p/blog-page_5524.html
O negócio com Skip Beat é que ele foi ganhando popularidade com o tempo. Do publico que hoje é fan duvido que mais de 10% assistiu em 2008. Eu acredito (pelo menos me recuso a não acreditar) que ele venderia MUITO melhor em uma season 2. Todo mundo que assiste elogia essa desgraça, não faz sentido não vender (se bem que estamos falando de japão então sentido não é uma palavra de muita relevância no assunto).
Viu Haru Ride? vendia 500k por volume, shoujo mais popular depois de Kimi ni Todoke e………..BD vendeu 1500 unidades.
O mangá de Skip a Beat vende 200k em comparação e o BD só vendeu 600 unidades. Quando tem demanda pra DVD/BD antigo eles lançam a versão remasterizada em BOX, Até porque ninguém compraria BDs da S2 sem ter a S1. Se eles não lançaram nada de Skip Beat até hoje (5 anos depois do anime) significa que não deve ter demanda pelo BOX do anime.
The Shoujo curse. Só devem existir 2 tipos de mulheres fans de anime no Japão: As fujoshis e as que não tem dinheiro, não é possível.
E os volumes finais de aoharaido chegaram a vender 800k! E as vendas do BD ficaram bem baixas mesmo.. Parece que BD / DVD de anime shoujo não vende. Mas pelo menos o mangá foi o shoujo mais vendido e o 12º no geral, se não me engano, no ano passado =3
Shoujo mais vendido é Kimi ni Todoke, passou de 1 milhão e 200 mil que eu lembre. O anime da obra vendeu bem.
Outro BD de shoujo recente que vendeu mais ou menos (se pagou) foi Kami-sama Hajimemashita, que inclusive conseguiu uma S2 recentemente. Engraçado que o mangá dele não vende tanto.
Esses dois são exceções no entanto, a maioria das obras adaptadas de mangás shoujos vende mal mesmo.
Quis dizer que foi o mais vendido em 2014. Vendeu mais que Kimi ni Todoke e foi o shoujo mais vendido. No geral com certeza Kimi ni Todoke vendeu mais XD
Post interessante, parabéns.
Quais as chances de Mahouka ter outra temporada Marco ?
Esse é muito fácil, use o guia que coloquei no final do post, se ainda estiver em duvida depois eu respondo devidamente.
Blz
Acabei de enviar um email com um assunto de certa importância com relação a este post. Você poderia lê-lo?
Respondido.
Um bom tópico, bem informativo pra muitas pessoas que ñ entendem o motivo de ñ ter uma continuação o anime.
Particularmente, ñ consigo ver uma continuação de Index, o único personagem pra mim que salva naquele meio é o Acellerator (ou algo assim XD), fora que pelo q vi, o spin off está fazendo mais sucesso que o seu criador.
Eu já desisti de Suzumiya, acredito que muitos tbm, ficou no passado, deve ter sim uma Fan base mt alta, se chegar a sair algo devem comprar, mas aos poucos no meu ver, a base fan vai diminuir. E dúvido mt q o caso da Ayano tenha interferido algo, talvez mude de seiyu já ela ñ tem a mesma idade que tinhA, aliás, se demorar mt pra fazer algo, os seiyus vão envelhecendo e a necessidade de trocar eles vai ficando mais alta.
Ah, ñ quero Accel World, um protagonista merda daqueles ñ precisa de uma segunda temporada.
Horizon, dúvido q vamos ter uma S3, deve ficar só pelas LN mesmo.
poderiam falar do hyouka tbm, apesar de que sei o pq não vai ter uma 2 temporada :/
Muito obvio para ser citado. Não se pode fazer segunda temporada de um anime sem ter material original pra trabalhar. Eles adaptaram 4 das 5 LNs na S1, e o próprio autor falou que não ia continuar a história, então a editora dificilmente iria se importar sequer em tentar produzir OVAS do resto, já que só iria servir de marketing para um único volume.
Então,queria saber qual é a sua opinião sobre Lucky Star, ou melhor pq o anime ainda não teve uma segunda temporada.É fato que ele teve uma boa venda(quase 30k) e ele ainda esta em lançamento. Eu nem preciso pesquisar sobre a staff pq ela esta provavelmente ocupada, mas o que eu queria saber é pq eles não fizeram uma segunda temporada.Alguma ideia?
não acho q é necessario dizer, mas quando eu disse que ainda estava em lançamento, eu quis dizer do manga
Só posso especular mas ficam algumas opções:
1 – A editora achou que o marketing de apenas uma temporada era o bastante e não se interessou em dar sinal verde pra mais.
2 – A Staff da Kyoto Animation não estava afim de fazer mais? Diferente dos estúdios normais a staff da KyoAni tem muita liberdade para escolher o que quer fazer. Não a toa vai ter um filme de Kyokai no Kanata só porque o diretor gostou da série e queria fazer algo pra encerrar, já que uma continuação para TV era impossível com aquelas vendas (Tamako Market foi um caso assim também).
Acho que as chances de “Kyoukai Senjou no Horizon” e “Accel World” acabaram de diminuir! Acabou de ser anunciado um projeto intitulado “Love Live! SunShine!!”. Até o momento apenas uma imagem foi divulgada, e uma única frase “Tasukete, Love Live!” (Ajude-me, Love Live!). Maiores informações apenas na edição de abril da revista “Dengeki G’s Magazine” (que começa a ser vendida neste sábado).
Mesmo que seja apenas mais um jogo para celular ou videogame, eu acho que as chances de virar anime são maiores que o dos animes acima citados.
Graças a Deus voltei kkk . Bom acho que de todos os da lista os mais prováveis a ter continuação são Hataraku Maou Sama e Index . Accel está morfando e pelo jeito que o studio tá gamado em Love Live duvido muito uma continuação . Inu X Boku SS fechou com um bom final , então acho uma continuação irrelevante . Só na espera da segunda season de Mahouka mesmo kkk . Marco você acha possivél uma continuação de Big Windup ? , com crescimento da base fujoshi acho que venderia tão bem quantos as antigas seasons .
Acho difícil. Dia no Ace tem personagens mais atraentes do que os do anime que você citou e mesmo assim não vende nenhuma maravilha (sorte dele ser anime de audiência). Só porque alguns animes de esporte deram certo não significa que todos vão dar, Baby Steps que o diga.
ei marco, DxD na primeira temp vendeu em meio 9800 BD/DVD ea segunda 9300 BD/DVD se continuar assim, msm tenho uma queda por temporada( e vai ter) quantas temporadas mais DXD pode ter especulando?? Zero no Tsukaima vendia 5000 na media e teve 4 então acho q dxd pode ser assim
Enquanto o Marco não responde, vou dando minha opinião pessoal: enquanto as vendas de DxD se mantiverem altas e estáveis, continuarão existindo novas temporadas respeitando a relação que o Marco criou. Mas na prática acredito que DxD termina no volume 12 (tudo o que veio depois é embromation) e, calculando 2 volumes por temporada e excluindo o volume 8 que é uma coletânea de estórias curtas, daria para fazer umas 3 temporadas e ainda sobraria 1 volume (ainda espero que eles condensem os volumes 5, 6 e 7 na terceira, o 9 e 10 em uma quarta e o 11 e 12 em uma quinta, apesar do próprio Marco não achar possível).
2 a 3 eu suponho, depende muito de quanto a LN vai durar (acho que mais uns 3 anos no máximo). Depois que o original termina a editora normalmente perde o interesse e se muito autoriza uma temporada para encerrar o anime junto do original.
PS: O autor que me desculpe seja lá aonde ele estiver mas pareceu que ZnT só teve 4ª temporada por causa da situação do autor (câncer e tal). Tanto que enfiaram quase 12 volumes de LN em 12 episódios pra encerar o anime.
Aff, pensei que o problema de Haruhi fosse a polêmica do Aya Hirano. Qual o problema em produzir algo pra alcançar o original?
Olhe a resposta acima.
Pensei que o problema de Haruhi fosse a polêmica com Aya Hirano com o endless eight (8 episódios quase idênticos). Não imaginava que era pela pausa infinita do autor. Besteira. Deviam alcançar a novel pq tem MUITO material.
O remake ainda vendeu mais de 12k BDs mesmo com o Endless eight e a polemica da Aya na época. Como eu expliquei não tem porque alcançar a novel se o autor não mostra boa vontade para com a editora. Ela estaria investindo no trabalho dele sem ele dar nada em retorno. Um novo boost de vendas também é improvável então ela não ganharia nada com isso.
Muito bom,gostei muito e me deu um choque de êxtase pelo fato de ter possibilidade de haver a próxima temporada de um anime perfeito.Obrigada,beijos
A unica coisa que eu não gosto, é a cada saga eu tenho q me desapegar de uma personagem, do SAO II pro III eu terei que esquecer a Sinon ;-;
tem previsao se eles vao mandar um filme de SAO?
vc sabe de vai ter uma 3 temporada de kamisama hajimemashita?
queria saber se tem chance de vir segunda temporada de No game no life..
http://intoxianime.blogspot.com.br/2015/10/vai-ter-2-temporada-de-overlord-mahouka.html
Marco , nessa lista que vc fez alguma informação , mudou ?
Surgiu boatos de nova temporada pra Index recentemente (provavelmente uma nova temporada pro ano q vem). Accel World e SAO receberam um filme (essa talvez vc jah saiba).
Eu sei que estou num post de mais de 1 ano atrás, mas me veio a dúvida..
Foi dito ai no post que um dos maiores problemas de suzumiya é não ter material original dado o ritmo de tartaruga do autor.
Mas em 2015 a LN não já tinha terminado? Como então faltava material original para adaptar?
Não terminou, ele lançou alguns volumes em 2013 e desde então entrou em hiatus. Não falta material para adaptar, o problema dele não produzir nada é que ele não dá lucro a editora, o que deixa essa de má vontade para investir na obra dele com um anime.