AniTopics #01: Animes bem sucedidos comercialmente que (ainda) não ganharam novas temporadas e por quê

Eles foram sucesso de vendas e alguns ficaram super populares no japão, mas, até o momento, não ganharam continuação. Por quê? É o que tentarei especular nesse post, além de mostrar como fazer o mesmo para outros animes.

A resposta ao “porque esse anime ainda não teve continuação?” varia muito, e em alguns casos só podemos especular, já que diferente de hollywood, que libera várias informações dos bastidores (ou é hackeada e tem as informações vazadas……….), a industria da animação japonesa é muito mais fechada, de modo que nem ao menos podemos saber quanto cada anime custou para ser feito (os dados existentes são baseados em médias de custo passadas por gente de dentro da industria, mas não existe grande informação sobre as obras separadamente). O básico todo mundo que leu o Guia de Vendas já sabe, se for um anime que não é de audiência (a maioria dos de 12 a 24 episódios) o primeiro passo para ter chances de uma continuação é vender bem. Mas e se o anime vendeu bem e mesmo assim não teve continuação? Que outros motivos podem fazer com que ele não tenha uma sequência ou ela demore a acontecer?

Nesse post vou pegar alguns casos famosos e especular nos motivos mais plausíveis tecnicamente falando para os mesmos ainda não terem uma continuação. O anime é bom? é ruim? Não estou interessado, isso não é uma crítica. Dito isso, vamos as obras:

Kyoukai Senjou no Horizon

Dados: O BD teve média de 20k e o aumento de vendas da LN foi singelo.
Material usado nas adaptações: 2 volumes de atualmente 20 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O Studio8 da Sunrise (ela tem vários sub-estúdios) que produziu Horizon 1 e 2 está ocupado produzindo Love Live, que é muito mais produtivo financeiramente, tanto pelo volume de vendas que tem como por ser uma obra original do estúdio, de forma que ele ganha uma boa porcentagem dos lucros. Adaptar uma obra qualquer em comparação é só um trabalho por contrato e mesmo que eles consigam uma porcentagem dos lucros caso o anime venda muito o valor não costuma ser grande (é só um bônus).

Outro ponto que vale lembrar é que esses sub-estúdios da Sunrise não trabalham com mais de uma obra por vez, então até Love Live terminar as chances de uma nova temporada de Horizon são quase nulas. Aparentemente o filme de Love Live que vai sair em 2015 deve encerrar a série. Caso realmente seja o caso as chances de uma continuação no futuro aumentam.

Mas porque não trocam de estúdio então? Trocar a staff de um anime com designs complicados e cheio de mecha 2D é algo muito complicado. Praticamente nenhum estúdio fora a Bones ou a Sunrise consegue fazer esse tipo de anime hoje em dia, dado a limitação de animadores que trabalham com isso. A mudança de estúdio ou staff só costuma ser feita em último caso em animes com produções mais complexas.
2 – Em uma entrevista a staff de Horizon reclamou sobre ser uma série bem complicada de adaptar visualmente e que deu muito mais trabalho que o normal a eles (teve 6 meses de intervalo entre o primeiro e segundo cour do anime, ao invés do intervalo normal de 3 meses para split cour, então a informação bate). Se isso for algo que toda a staff reclamou e não só uma pessoa isoladamente as chances de uma nova temporada vão ser realmente baixas, já que esse estúdio também tem a opção de trabalhar em Accel World 2 ou outra adaptação qualquer que seja mais simples de produzir. Editado: Essa informação de que Horizon deu muito trabalho e a maioria da staff ficou reclamando durante a produção foi novamente confirmada por um dos produtores da Sunrise. Que inclusive afirmou ser ínfima a possibilidade deles produzirem mais.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Baixa, dependendo dos principais membros da staff estarem livres (o diretor de Horizon estava trabalhando em Mahouka em 2014 e Asterisk em 2015), e da boa vontade da staff que fez a S1, que não parece muito animada com uma S2. Outra opção seria trocar de estúdio. O maior problema é que as vendas relativamente baixas da LN após o anime podem não animar a editora a correr atrás de uma nova season.
Index
Dados: O BD da S2 vendeu 16k e o aumento de vendas da LN foi “bom na primeira temporada/ nenhum na segunda”.
Material usado nas adaptações: 14 volumes de atualmente 37 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – Depois de Index 2 teve Railgun S, o que matou a chance de um Index 3 por algum tempo porque, embora o diretor seja outro o resto da staff é quase o mesmo, incluindo o membro mais importante, o character designer.
2 – Index não teve grande melhora nas vendas da LN após a segunda temporada do anime então a editora talvez não esteja mais tão empolgada em produzir novas temporadas rapidamente. Ainda assim, eles até devem soltar uma S3 em algum momento para não deixar a fanbase da LN morrer (marketing).
3 – O Diretor de Index estava ocupado ano passado com Trinity Seven, se ele não entrar em outro projeto nos próximos anos as chances de um anuncio de Index 3 aumentam.
4 – O Fator mais relevante: O chefe de animação e character designer de Index está na staff de Oregairu 2, então até o anime terminar (meio do ano de 2015) o designer não poderá começar a trabalhar no projeto de Index 3, caso o mesmo já exista.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana/Boa, dependendo principalmente dos membros mais importantes da staff estarem livres.
Accel World

Dados: Vendeu 9k na época e mais que dobrou as vendas da LN.
Material usado nas adaptações: 4 volumes de atualmente 19 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – Mesmo sub-estúdio de Love Live e Horizon então o mesmo que falei pra Horizon vale pra ele.
2 – A mulher responsável pelo character design de Accel World estava atualmente (2014/2015) ocupada com Kimi no Uso e uma das coisas mais raras de se trocar em uma staff é o character designer. Depois que Kimi no Uso terminar esse argumento se torna invalido a não ser que ela comece a trabalhar em outro projeto.
3 – O editor de Accel World comentou que quer produzir uma nova temporada e o principal empecilho atual era o estúdio da Sunrise estar ocupado com Love Live.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana/Boa, dependendo principalmente dos principais membros da staff estarem livres e o Studio8 parar de produzir Love Lives (ou estar disposto a trabalhar em 2 animes ao mesmo tempo).
Hataraku Maou-sama


Dados: O BD vendeu 13k e ainda fez as vendas da Light Novel triplicarem.
Material usado nas adaptações: 2 volumes de atualmente 12 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O Designer de Hataraku Maou-sama foi “capturado” para trabalhar em Fate UBW e Heavens Feel desde que o anime de Hataraku terminou. Ele parece ter algum tempo livre já que fez alguns trabalhos em Akame ga Kill recentemente (foi o diretor e storyboarder do melhor episódio, vale dizer) mas ter “algum” tempo livre e ter tempo livre o bastante para virar character designer, animador e diretor de animação chefe de um anime (funções dele em Hataraku) são coisas diferentes. O primeiro é um trabalho rápido, o segundo exige 1 ano de dedicação exclusiva, o que trabalhando em Fate ele por enquanto não tem.
Podem mudar o designer? Podem, mas é algo arriscado em termos de fanbase, então raramente acontece.
2 – Existem alguns casos aonde o editor da obra achou que uma segunda temporada não ajudará nas vendas do material original e acaba perdendo o interesse. Caso isso aconteça, a não ser que alguém da staff (normalmente o diretor) ou uma produtora grande faça pressão sobre a editora, a produção de uma nova temporada fica mais difícil. Esse pode ser o caso de Hataraku dado alguns twittes desanimados por parte do autor a um tempo atrás, mas não tem como ter certeza.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Mediana, dependendo dos principais membros da staff estarem livres e a editora ainda interessada em divulgar a obra.
Suzumiya Haruhi no Yūutsu

Dados: O primeiro vendeu mais de 40k em BDs, o remake vendeu 12k. As vendas da Light Novel aumentaram mais de 5x na época do anime e ela chegou a 400k por volume.
Material usado nas adaptações: 4 volumes de atualmente 12 lançados (Light Novel).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – O autor de Haruhi, que já escrevia devagar, quase que parou completamente depois do sucesso da obra graças ao anime, e sem o autor produzir novo conteúdo a editora dificilmente se anima a divulgar a obra do mesmo, ainda que alguma produtora que ganhou muito com o anime possa se interessar. Então, a não ser que o autor de Haruhi saia do seu hiatus intermitente e comece a produzir regularmente a chance de uma nova temporada ý quase nula.
2 – Houve relatos de desentendimento da editora com o autor por ele ter parado de escrever, mas não achei nada oficial a respeito, então pelo que sei são só boatos. 
Chances de uma próxima temporada nos próximos 5 anos: Muito baixa, só se o autor voltar a escrever a LN periodicamente, o que parece improvável (ele parou por preguiça, não por ter ficado doente ou algo assim).
PS: Não misturem a adaptação para anime de um mangá de Haruhi que vai sair em 2015 com o anime anterior. Essa adaptação de 2015 é baseada em um spin-off por outro autor e foi criada para divulgar o mangá do mesmo – que não tem nada a ver com a história da LN, tirando o fato de usar os mesmos personagens e cenário.

Inu x Boku SS


Dados: O BD vendeu 12k. As vendas do mangá triplicaram.
Material usado nas adaptações: 3 volumes de 11 lançados (Mangá já finalizado).
Possíveis complicadores atuais (2015/2) para uma nova temporada:
1 – As obras adaptadas da revista Gangan Joker nunca receberam continuações até hoje (2015/3), independente se venderam bem ou não. As obras adaptadas da revista foram: Otome x Amnesia, Akame ga Kill, Inu x Boku SS, Gugure! Kokkuri-san, Seto no Hanayome e One Week Friends.

2 – As obras adaptadas da Gangan Joker frequentemente tem final fechado mesmo com o original ainda em andamento, então a editora já parece avisar a staff do anime de antemão que não vai ter continuação (ao menos é a impressão que fiquei). O final do anime de Inu x Boku SS foi mais ou menos fechado comparado a mesma parte do mangá, então nunca houve cogitação de S2 por parte da staff ao que parece. O mesmo aconteceu para Otome x Amnesia e Akame ga Kill, também obras adaptadas da revista Gangan Joker. Ou seja, parece ser uma politica da editora fazer apenas uma temporada para marketing e depois deixar pra lá.

3 – O mangá já terminou e nada foi anunciado.

Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Praticamente impossível.
Extra: Sword Art Online 

Dados: O BD vendeu 35k na S1 e 19k na S2. As vendas da light novel triplicaram.
Material usado nas adaptações: 8 volumes de atualmente 16 lançados (Light Novel).

Esse aqui é um caso bem diferente – apesar de ter relação com o assunto – e só está aqui para eu linkar cada vez que alguém perguntar sobre SAO 3 (não ligo de responder perguntas mas responder a mesma toda hora é meio chato).

Vão notar que aqui eu faço o contrário, ao invés de listar as dificuldades para uma nova temporada eu descrevo as principais motivações para uma nova, assim como os possíveis motivos para ela não ocorrer de imediato. Seguem os motivos porque SAO deve continuar tendo novas sequências:
1 – SAO foi o jogo de PS Vita mais vendido do japão de 2014 e o de 2013 vendeu um bocado também. A coisa cresceu tanto que o novo jogo de 2015 vai sair pra Vita, PS3 e PS4. O anime é propaganda para o jogo, principalmente quando eles acabarem usando o mundo da saga Alicization e seus personagens para fazer um vindouro game (com certeza vão usar). No ponto em que se encontra, a Bandai (produtora dos jogos e uma das produtoras do anime) bancaria um anime sozinha se necessário, tamanho o interesse dela na franquia atualmente.
2 – SAO é a LN com uma das maiores vendagens por volume desde a primeira temporada do anime (de 100 para 300k) mas conseguiu um novo boost em vendas com a S2, o que é muito raro, já que após a primeira temporada as próximas só costumam ajudar a manter as vendas estabilizadas.
3 – Como cada saga de SAO é quase fechada e se passa em mundos diferentes (com personagens diferentes) o marketing pra cada uma das sagas usando animes é mais viável e costuma gerar melhores frutos em vendas do original(LN) que o normal, já que ao invés de uma mera continuação de plot semelhante, tudo muda a cada saga e essa sensação de novidade acaba criando novos fãs, que talvez não tenham gostado muito das sagas anteriores, mas podem acabar gostando da nova. Pelo sistema de arcos ser fechado quando o anime termina a curiosidade de “o que acontece agora?” também não é tão grande, e ai vem o anime que ajuda a divulgar as novas sagas. [Esse aqui é o item mais especulativo dos listados, mas acho que ninguém pode negar que tem sentido lógico]
4 – O BD vende muito bem então nenhuma das produtoras ficará infeliz em bancar outra temporada do anime.
5 – Marketing para uma tonelada de novos personagens que a próxima saga, Alicization, vai trazer. Novos personagens ou mesmo figurinos geram uma grana significativa na venda de novas figures, camisas, cards, etc. As empresas que criam e vendem Figures devem adorar que o protagonista mude de aparência toda saga.
6 – Eles tem até o momento (2015/3) 8 LNs da Saga Alicization para adaptar, e seguindo o padrão das temporadas passadas SAO só usa 4 LNs por temporada.
Porque a nova temporada não ocorreu de imediato:

1 – Não é uma pratica comum, quase todo anime de 2 cour costuma ter no mínimo 2 anos de intervalo entre as temporadas.
2 – Embora o diretor parece estar livre por enquanto, o character designer de SAO está trabalhando em Working 3. Então desde que anunciaram a continuação de Working esperar um SAO 3 logo depois da segunda temporada terminar seria ingenuidade. Com o Designer de SAO ocupado até o começo da Fall de 2015 não esperem um anime até 2016. O diretor também tem um projeto para o início de 2016, e enquanto não é tão anormal assim ver um diretor trabalhando em mais de um anime, isso pode atrasar uma possível S2 para 2017.
Chances de uma próxima temporada nos próximos 2 anos: Alta, dependendo de quando os principais membros da staff estarão livres e do diretor querer fazer uma continuação logo em seguida ou não (revelaram em uma entrevista que quando SAO 1 acabou eles já tinham sinal verde para começar a produzir SAO 2, mas o diretor queria fazer um outro projeto antes, “Silver Spoon”).
Conclusão
Como devem ter notado existem alguns padrões em animes bem sucedidos sem continuação, normalmente ligado a staff. Mas se a staff estiver livre você vai ter que ir procurar mais fundo.

É isso, espero que esse post seja de ajuda para quem estava em dúvida sobre as obras que listei. 
Relacionado: