Top 10 – Melhores Soundtracks/OSTs/BGMs de anime de 2014

Elas não recebem o devido valor mas são de vital importância para sua imersão e direcionamento emocional do que está assistindo. Vamos ver agora os destaques desse ano dos soundtracks de anime.

Esse ano até que a coisa foi boa para trilhas sonoras. Em 2013 não conseguiria montar sequer um top 5 mas esse ano consegui pensar em 10 e até em um menção honrosa. Definitivamente um bom ano pra quem curte OSTs de anime.
Minha escolha não necessariamente prioriza a trilha sonora melhor utilizada mas sim aquelas que achei interessantes o bastante para me fazerem querer ouvir o CD oficial com todas as músicas de fundo do anime como se fosse um CD de música normal. Só coloquei 1 ou 2 faixas mais chamativas de cada OST aqui mas quem se interessar tem o CD delas pra baixar na internet (use o google!).

Top 10 Osts de anime de 2014

1 – Kill la Kill

Compositor: Hiroyuki Sawano

Comentários: Sawano é o senhor da “OST épica” e músicas letradas (costuma ter de 5 a 7 músicas com letra nas suas OSTs). As composições dele são bem audíveis ou chamativas o bastante para alguns reclamarem que tiram sua atenção da animação. Nunca foi meu caso e particularmente adoro as OSTs dele, sendo um dos poucos compositores que conseguem me empolgar de verdade em cenas de ação atualmente. Mesmo não sendo fã do anime de Kill la Kill eu gosto muito da OST utilizada no anime e de como ela consegue empolgar você nas cenas mais doidas, que normalmente não me causariam grande emoção. Ainda tem um tom épico mas diferente de Attack on Titan a pegada aqui é mais pop. Só gostaria que o Sawano parece de enfiar esses raps no meio das músicas. Essa primeira, “Before My Body is Dry” tem um vídeo com um 1 milhão e meio de visualizações no youtube e a única coisa que o cara fez foi recordar a música, tirar o rap e deixar em loop umas 5x (aqui). Sinal que tem bem mais gente que não gosta desses raps.

PS: Sim, esse anime começou em 2013, mas como ele terminou em abril de 2014 não vejo problemas em contar a obra como sendo de 2014.

2 – Aldnoah Zero

Compositor: Hiroyuki Sawano

Comentários: Outro trabalho do Sawano em 2014, Aldnoah parece um meio termo entre Attack on Titan e Kill la Kill, tendo uma pegada mais épica que Kill la Kill ao mesmo tempo que mantinha algumas trilhas pop. O mais curioso dessa trilha foi o pessoal dos covers ter ficado revoltado com a mistura de inglês, chines, japonês e alemão nas letras das músicas (Esse cover da mulher reclamando é muito engraçado). Dentre os trabalhos do Sawano está longe de ser meu preferido – que são as OSTs de Attack on Titan e Guilty Crown- , mas com certeza empolga e é ótima de escutar como um CD de música normal. O problema é que o youtube está começando a deletar tudo que é trabalho do Sawano por direitos autorais, então tive que pegar pedaços do anime com as OSTs em vez das versões completas.

3 – Sword Art Online 2

Compositor: Yuki Kajiura

Comentários: Adoro o trabalho da Yuki Kajiura. Ela, assim como o Sawano, consegue criar main themes empolgantes pra te fazerem vibrar com os climax. Só gostaria que ela fizesse mais músicas letradas em suas OSTs, assim como composições maiores (a maioria das músicas tem de 2 a 3 minutos no máximo). Esse CD da OST de SAO 2 tem 36 tracks de aproximadamente 2 minutos cada. Metade das músicas são remixes de SAO 1 com novos instrumentos e tempos, a outra metade são novas composições. Abaixo estão duas das OSTs mais famosas da primeira parte do anime. A primeira, “Gunland”, é uma variação com pegada de velho oeste steampunk de “Swordland”, que era a main theme da primeira temporada do anime, e “She has to Overcome Her Fear”, uma nova composição muito usada nos momentos de ação da Sinon, heroína do primeiro arco.

4 – Zankyou no Terror

Compositor: Yoko Kanno

Comentários: O único trabalho que gostei de verdade da Yoko Kanno foi “Macross Frontier”, mas é inegável que ela consegue variar bastante seu estilo em cada obra oferecendo uma boa diversidade de músicas em suas OSTs. O único problema é que tirando as OSTs letradas ou instrumentais mais melodiosas eu nunca vi um trabalho dela em OSTs de ação que tenha gostado (as músicas letradas de Macross são ótimas mas a parte instrumental das batalhas é bem sem graça). De qualquer modo, segue abaixo as duas composições que mais gostei de Zankyou no Terror.

5 – Parasyte

Compositor: Ken Arai

Comentários: Esse compositor é novo mas gostei muito da estreia dele, principalmente por causa do foco em composições bem melodiosas no piano. Pra quem gosta de piano recomendo escutar “Bliss”, “Next to You”, “Pride and Joy” e “Solitude”, são lindas (soundtrack completo). O único ponto negativo é a falta de uma composição mais dramática para cenas de drama do anime, fazendo com que a staff tivesse que utilizar a ED do anime nas cenas de drama em vez de uma BGM normal.

6 – Haikyuu
Compositor: Yuuki Hayashi & Asami Tachibana 

Comentários: Esses dois compositores já trabalharam em vários animes, mas fizeram um trabalho tão medíocre na maioria dos casos que é difícil de acreditar que foram eles que fizeram essa trilha sonora de Haikyuu. A variedade nos mais de 50 tracks é bem grande, a maioria com 2 a 4 minutos. Desde músicas simples a composições orquestradas e uso de coral lirico. Acho que nunca um anime de esporte teve uma trilha sonora tão emocional e sonora quanto Haikyuu (soundtrack completa).


7 – Cross Ange
Compositor: Akiko Shikata
Comentários: Essa cantora já tinha feito a OP do jogo de Umineko (lindíssima), ED de uma OVA de Tales of Simphonia, dentro outros trabalhos, mas compor a OST de um anime é a primeira vez. O trabalho dela em geral foi bem acima da média, embora todo destaque tenha ficado com as OSTs vocais que ela mesmo canta. Nem todas as músicas são chamativas (na verdade as primeiras 7 são bem sem graça), mas apartir da 8ª “aralto”, começam a aparecer composições bem diferenciadas (trilha completa). Só achei estranho que a main theme do anime, usado no vídeo abaixo, não esteja no CD (provavelmente só no volume 2).

8 – Tokyo Ghoul

Compositor: Yutaka Yamada

Comentários: Essa trilha sonora original é bem pequena e pouco variada mas a main theme (música abaixo) é sensacional – apesar de parecer um rip-off mixado da trilha sonora do Batman do Tim Burton de 1989.

9 – Seirei Tsukai no Blade Dance

Compositor: Yasuyoshi Suzuki

Comentários: Essa compositor é novo mas já começou bem, Blade Dance tem várias OSTs medíocres mas todas as de combate e drama, compiladas abaixo, se destacam. Recomendo escutarem o track 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 (trilha completa).


10 – Nanatsu no Tansai

Compositor: Hiroyuki Sawano
Comentários: Deve ser sa trilha sonora mais fraca do Sawano até agora (muitos dos tracks do CD parecem repetidos), mas mesmo no seu pior dia esse cara ainda consegue fazer OSTs bem acima da média (trilha completa)……………só gostaria que ele parece de colocar esses raps no meio das músicas…….. 

Menção honrosa:

Akame ga Kill
Compositor: Taku Iwasaki
Comentários: Não costumo gostar das OSTs desse compositor, ele é meio hipster e tenta enfiar os instrumentos mais bizarros no meio das suas músicas, fora gostar de criar OSTs que parecem vindas do oriente médio (“porque colocar essa flauta estupida no meio de um rock? Pra que o gritinho tipico do oriente médio no meio de uma música triste? pra que Iwasaki? PRA QUÊ?”). Em Akame isso não foi muito diferente, mas como tiveram exatas 6 músicas que gostei – em geral as mais melancólicas, aonde o uso de instrumentos exóticos foi evitado – e queria citar algo bem fora do meu gosto por música decidi colocar ela como menção honrosa. Pra quem tem um gosto parecido com meu as OSTs escutáveis devem ser a 1, 11, 17, 18, 19 e 20 (OST completa aqui). O Track 1 e 11 são exemplos perfeitos de músicas que seriam bem melhores sem os gritinhos ou gente falando por trás. Para os mais “hipsters” a OST deve agradar como um todo.

Relacionado:
-Solos de músicas de anime (OP, ED, OST) em piano, violino e guitarra

35 Resultados

  1. Shiba disse:

    um belo top 10 , pelo menos concordei com a maioria as Osts listadas . Sawano é um gênio , gosto muito das trilhas sonoras dele , o cara sabe como fazer uma ost viciante e as letradas ainda são melhores , estou ansioso pelo trabalho dele no anime Owari no Seraph , que só por ter ele na staff já tem um ponto positivo . Dou destaque a ele nas trilhas de Aldnoah , Shingeki no Kyojin e Kill La Kill ambas super fodas e inesquecíveis . Yuki Kajiura também fez um otimo trabalho nas osts de SAO 1 , já nas de SAO 2 achei muita coisa reaproveitada principalmente na segunda parte do anime . Yoko Kanno , não conheço muitos trabalhos dela , mas essa ost de Zankyou no terror é muito boa . Parasyte também tem uma boa ost assim como Cross Ange achei bem rasurável . A Ost de Haikyuu eu nem cheguei a prestar muito atenção , acho a de Kuroko ainda superior , principalmente quando toca as de Kuroko no jogo , a vibe e a torcida aumentam mais ainda . A de Tokyo Ghoul é super pobre na questão de variedade , mas as músicas presentes são ótimas . Nanatsu realmente é a trilha mais fraca de Sawano , até de Ao no Exorcit é ainda melhor , acho , mas tem umas músicas legais . Senti falta apenas de duas osts , a de Noragami e Mahouka , ambas de Taku Iwasaki e muitos superiores a menção honrosa que deu a de Akame , que na verdade não gostei de nenhuma música . Taku Iwasaki não deve ter recebido muita grana para compor a de Akame . Taku Iwasaki sabe faze um bom trabalho , ele mostrou isso também na ost de Magic Kaito 1412 que são ótimas também . Daria menção honrosa para a ost de Free Eternal Summer que comparada a da primeira temporada , a da segunda foi bem melhor .

  2. ShiroYo disse:

    Eu já vinha acompanhando o trabalho da Akiko Shikata há alguns anos, inclusive comprando CDs pela Play Asia (feito só conquistado por ela e a JAM Project até hoje XD). Dei alguns pulinhos de alegria quando ouvi ela em Cross Ange, que seja o primeiro de muitos animes com composições dela.
    Mas devo ressaltar que a musica da Akiko combina mais com algo medieval (se bem que as musicas épicas até que casaram com Cross Ange), acho que de repente um Maoyuu 2 ou até mesmo um Garo seriam um matching perfeito.

    PS: E se você curte o som daquelas caixinhas de musica é obrigação moral dar uma olhada em um álbum dela chamado “Kara*Cola Hymmnos Orgel Collection,” é muito bom aquilo.

    PS2: Duas trilhas no estilo “medieval” que citei.

    https://www.youtube.com/watch?v=eNWK3zV47UU

    https://www.youtube.com/watch?v=KfntlvoCXXs

  3. Ltheme Partido disse:

    Marco vc já viu Umineko no naku koroni ?

    • Marco disse:

      Infelizmente sim.

      • Ltheme Partido disse:

        Ele é ruim ?

        • Marco disse:

          O anime é, o jogo não sei.

          • danpmss disse:

            Eu ja li muitas obras da literatura japonesa (e até mesmo comprei todos os livros de Murakami, um grande escritor de reconhecimento intelectual mundial), e ainda sim, temo que ainda devo afirmar:

            A obra literaria (escrita) mais genial e bem trabalhada que li até hoje vinda da terra do sol nascente, é Umineko no Naku Koro ni.

            Te recomendo fortemente, Marco (tente esquecer do inexistente anime, ja esta claro o porque da fanbase negar-lo em vermelho, se é que voce me entende haha).

            Uma pequena demonstraçao:

            VN: Primeiras 4 horas de leitura dedicadas somente ao desenvolvimento e apresentaçao dos personagens.

            Anime: 30 segundos de apresentaçao powerpoint com o nome de cada um acompanhadas vez ou outra da voz do protagonista tentando descreve-los de modo bem unidimensional. O resto da introduçao faz um rush em todo o conteudo que sobrou, para poder entrar no “clima” mais rapido.

            Se duvida, compare voce mesmo, eu nao to brincando xD

          • Ltheme Partido disse:

            Obra literaria ? Achei que fosse um game, mesmo assim, onde eu encontro um ou outro em pt ou ingles ?

          • Jessica Alguma Coisa disse:

            Umineko é uma visual novel, então tem quem considera como literatura também.
            Tem no fuwanovel em inglês.

          • Ltheme Partido disse:

            Só existe me ingles ?

          • danpmss disse:

            Fuwanovel infelizmente fechou as portas, mas voce ainda pode encontra-la para download no nyaa, pesquisando pelo nome em japones, caso nao ache diretamente (quanto ao patch de traduçao, temos o “tweaking umineko”, que praticamente tem os sprites e vozes da versao de PS3 embutidos).

            Este patch é english only, mas também temos traduçoes para italiano, espanhol, turco, chines e russo para a visual novel normal.

            Convenhamos que se trata da maior visual novel ja escrita (praticamente 180 horas de pura leitura no total), entao, ver que temos traduçoes para outras linguas ja é um milagre (ter em pt-br seria pedir até demais lol).

  4. Sora disse:

    Em 2013 até que teve boas OSTs eu conseguiria montar um top 5 de boa,mas 2014 no geral se saiu melhor nesse aspecto enfim bom top 10,só trocaria uns 2 da lista e o da menção honrosa(Taku Iwasaki se saiu melhor em Mahouka),destaque para Blade Dance curti pakas as OSTs o mesmo para a OP e ED do anime.

  5. Willian Picorelli disse:

    OST mais épico de todos os tempos:

    https://www.youtube.com/watch?v=wSAp991JIVs

  6. Fowz disse:

    Fazer Top de OST é muito subjetivo a não ser que você conheça a climatização e/ou julgue por técnica.

    Falta OST de Mahouka como já disseram e a OST de Hanayamata ou Zvezda são deliciosas de sua própria maneira também.

    • Marco disse:

      Tudo é subjetivo, a Jessica ficava uma fera com as OSTs do Sawano em Aldnoah dizendo que não combinavam enquanto a Roberta do ELBR achava elas muito boas, combinando com o clima do anime. A Jessica não acha que a OST de Parasyte combina com o anime enquanto eu acho que combina. Músicos profissionais também não se entendem, um diz uma coisa, outro diz outra. E ai, quem está certo, quem está errado? Quem teria o direito de julgar? Música é gosto pessoal mesmo para achismos de “combina com o clima”. Por isso fui bem prático e já expliquei logo de cara que não estou julgando o que combina ou não, estou apenas colocando o que EU achei mais chamativo em trilhas sonoras em 2014, independente se gostei ou não do anime (dos animes listados nesse top 10 eu só gostei de 4).

      PS: O que não é subjetivo: Animação e análise de inconsistência/erros/falta de alguma coisa no roteiro, são as únicas coisas passíveis de um julgamento justo eu acho. E isso se as pessoas em questão tiverem o devido conhecimento – já vi um bando de gente dizendo que anime com animação ruim/fraca tinha animação boa, o que acho meio doloroso porque tem gente que lê aquilo e repete depois =/

  7. Cyro Munhoz disse:

    Seirei Tsukai no Blade Dance eu achei meio clichê mas a trilha sonora era realmente linda *-*

    • kingumaga disse:

      O q define melhor ele é “Genérico mais divertido”, é mais ou menos q acontece com Absolute Duo, problema q essa temática de harem/echi/escola mágica tem muita coisa assim, inclusive q nem virou anime ainda.

  8. kingumaga disse:

    Realmente a maior qualidade no Kill la Kill foi a trilha sonora, FUCK THIS RAP!!! toda vez q escuto essa música é nessa versão editada, o rap quebra muito o clima, tb tem q ressaltar os temas dos personagens secundários, a lider de torcida que a música começa com akele sonzinho de bandinha tocando e depois fica estremamente elaborada e da costureira com tapa olho ( acho q é Nui, não to lembrando agora o nome) apesar de ser uma personagem toda alegre sua música tema é totalmente sinistra demonstrando a real natureza dela. Se o Akame ga Kill tivesse tido uma trilha sonora no mesmo nivel teria sido muito mais marcante.

    Cross Ange tem um trabalho de vocais foda.

    Blade Dance apesar de ser genérico no geral, o que não evitou de ser um anime muito divertido de assistir, ficou com uma trilha sonora muito boa, ressalto a ending q é meio música com batida medieval e tem um tema calminho q toca q parece música italiana.

    Pessoalmente acho q faltou uma menão a OST do Noragami, tem bons temas de ação e humor.

  9. Alisson disse:

    Sawano DEUS GOD ÉPICO das OST, é outro nível pow, vai lançar um anime agora na temporada de abril, q as OST é dele, tal de Seraph of the End….
    zika d++ pelo trailer.
    Cadê as OST de Mahouka aí Marco ???
    Até Seirei Tsukai se boto na lista Oo
    OBS: Aquela OST de Tokyo Ghoul é do demo, pkp

  10. Jessica Alguma Coisa disse:

    >Aldnoah
    >Parasyte
    Nem li mas já desconsidero totalmente.

  11. Guest disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=OMloWu7Wv0A

    A melhor de todas de 2014, na minha opnião: Alienz – I said cry – Aldonoah

    Pena que cada dia que passa, os vídeos estão mais escassos..

  12. Rodrigo Rodrigues disse:

    simples a de Cross Angel ficou meio “ruim” para meus ouvidos! kkkk

  13. Cesar disse:

    O único que realmente discordo é a menção honrosa! Eu achei a OST o ponto mais franco do anime, ficava inconformado como Blade Dance tinha uma OST muito melhor! Isso a parte, a vocal cover reclamando foi muito bom!! Como você encontra estas pérolas?!?!!!!!

  14. Edu© disse:

    A OST de Kill la Kill é magnífica, eleva e muito o nível do anime.

    Uma coisa que eu adoro em Before My Body is Dry é que a música em si é praticamente uma conversa entre a Ryuuko e o Senketsu. É muito legal quando você identifica que as músicas tem tudo a ver com a temática, com os personagens, com a série em si.

  15. Lucio disse:

    kill la kill de fato merece estar em primeiro osts fodas demais.

Deixe um comentário