Top 10 – Melhores Soundtracks/OSTs/BGMs de anime de 2014

Elas não recebem o devido valor mas são de vital importância para sua imersão e direcionamento emocional do que está assistindo. Vamos ver agora os destaques desse ano dos soundtracks de anime.

Esse ano até que a coisa foi boa para trilhas sonoras. Em 2013 não conseguiria montar sequer um top 5 mas esse ano consegui pensar em 10 e até em um menção honrosa. Definitivamente um bom ano pra quem curte OSTs de anime.
Minha escolha não necessariamente prioriza a trilha sonora melhor utilizada mas sim aquelas que achei interessantes o bastante para me fazerem querer ouvir o CD oficial com todas as músicas de fundo do anime como se fosse um CD de música normal. Só coloquei 1 ou 2 faixas mais chamativas de cada OST aqui mas quem se interessar tem o CD delas pra baixar na internet (use o google!).

Top 10 Osts de anime de 2014

1 – Kill la Kill

Compositor: Hiroyuki Sawano

Comentários: Sawano é o senhor da “OST épica” e músicas letradas (costuma ter de 5 a 7 músicas com letra nas suas OSTs). As composições dele são bem audíveis ou chamativas o bastante para alguns reclamarem que tiram sua atenção da animação. Nunca foi meu caso e particularmente adoro as OSTs dele, sendo um dos poucos compositores que conseguem me empolgar de verdade em cenas de ação atualmente. Mesmo não sendo fã do anime de Kill la Kill eu gosto muito da OST utilizada no anime e de como ela consegue empolgar você nas cenas mais doidas, que normalmente não me causariam grande emoção. Ainda tem um tom épico mas diferente de Attack on Titan a pegada aqui é mais pop. Só gostaria que o Sawano parece de enfiar esses raps no meio das músicas. Essa primeira, “Before My Body is Dry” tem um vídeo com um 1 milhão e meio de visualizações no youtube e a única coisa que o cara fez foi recordar a música, tirar o rap e deixar em loop umas 5x (aqui). Sinal que tem bem mais gente que não gosta desses raps.

PS: Sim, esse anime começou em 2013, mas como ele terminou em abril de 2014 não vejo problemas em contar a obra como sendo de 2014.

2 – Aldnoah Zero

Compositor: Hiroyuki Sawano

Comentários: Outro trabalho do Sawano em 2014, Aldnoah parece um meio termo entre Attack on Titan e Kill la Kill, tendo uma pegada mais épica que Kill la Kill ao mesmo tempo que mantinha algumas trilhas pop. O mais curioso dessa trilha foi o pessoal dos covers ter ficado revoltado com a mistura de inglês, chines, japonês e alemão nas letras das músicas (Esse cover da mulher reclamando é muito engraçado). Dentre os trabalhos do Sawano está longe de ser meu preferido – que são as OSTs de Attack on Titan e Guilty Crown- , mas com certeza empolga e é ótima de escutar como um CD de música normal. O problema é que o youtube está começando a deletar tudo que é trabalho do Sawano por direitos autorais, então tive que pegar pedaços do anime com as OSTs em vez das versões completas.

3 – Sword Art Online 2

Compositor: Yuki Kajiura

Comentários: Adoro o trabalho da Yuki Kajiura. Ela, assim como o Sawano, consegue criar main themes empolgantes pra te fazerem vibrar com os climax. Só gostaria que ela fizesse mais músicas letradas em suas OSTs, assim como composições maiores (a maioria das músicas tem de 2 a 3 minutos no máximo). Esse CD da OST de SAO 2 tem 36 tracks de aproximadamente 2 minutos cada. Metade das músicas são remixes de SAO 1 com novos instrumentos e tempos, a outra metade são novas composições. Abaixo estão duas das OSTs mais famosas da primeira parte do anime. A primeira, “Gunland”, é uma variação com pegada de velho oeste steampunk de “Swordland”, que era a main theme da primeira temporada do anime, e “She has to Overcome Her Fear”, uma nova composição muito usada nos momentos de ação da Sinon, heroína do primeiro arco.

4 – Zankyou no Terror

Compositor: Yoko Kanno

Comentários: O único trabalho que gostei de verdade da Yoko Kanno foi “Macross Frontier”, mas é inegável que ela consegue variar bastante seu estilo em cada obra oferecendo uma boa diversidade de músicas em suas OSTs. O único problema é que tirando as OSTs letradas ou instrumentais mais melodiosas eu nunca vi um trabalho dela em OSTs de ação que tenha gostado (as músicas letradas de Macross são ótimas mas a parte instrumental das batalhas é bem sem graça). De qualquer modo, segue abaixo as duas composições que mais gostei de Zankyou no Terror.

5 – Parasyte

Compositor: Ken Arai

Comentários: Esse compositor é novo mas gostei muito da estreia dele, principalmente por causa do foco em composições bem melodiosas no piano. Pra quem gosta de piano recomendo escutar “Bliss”, “Next to You”, “Pride and Joy” e “Solitude”, são lindas (soundtrack completo). O único ponto negativo é a falta de uma composição mais dramática para cenas de drama do anime, fazendo com que a staff tivesse que utilizar a ED do anime nas cenas de drama em vez de uma BGM normal.

6 – Haikyuu
Compositor: Yuuki Hayashi & Asami Tachibana 

Comentários: Esses dois compositores já trabalharam em vários animes, mas fizeram um trabalho tão medíocre na maioria dos casos que é difícil de acreditar que foram eles que fizeram essa trilha sonora de Haikyuu. A variedade nos mais de 50 tracks é bem grande, a maioria com 2 a 4 minutos. Desde músicas simples a composições orquestradas e uso de coral lirico. Acho que nunca um anime de esporte teve uma trilha sonora tão emocional e sonora quanto Haikyuu (soundtrack completa).


7 – Cross Ange
Compositor: Akiko Shikata
Comentários: Essa cantora já tinha feito a OP do jogo de Umineko (lindíssima), ED de uma OVA de Tales of Simphonia, dentro outros trabalhos, mas compor a OST de um anime é a primeira vez. O trabalho dela em geral foi bem acima da média, embora todo destaque tenha ficado com as OSTs vocais que ela mesmo canta. Nem todas as músicas são chamativas (na verdade as primeiras 7 são bem sem graça), mas apartir da 8ª “aralto”, começam a aparecer composições bem diferenciadas (trilha completa). Só achei estranho que a main theme do anime, usado no vídeo abaixo, não esteja no CD (provavelmente só no volume 2).

8 – Tokyo Ghoul

Compositor: Yutaka Yamada

Comentários: Essa trilha sonora original é bem pequena e pouco variada mas a main theme (música abaixo) é sensacional – apesar de parecer um rip-off mixado da trilha sonora do Batman do Tim Burton de 1989.

9 – Seirei Tsukai no Blade Dance

Compositor: Yasuyoshi Suzuki

Comentários: Essa compositor é novo mas já começou bem, Blade Dance tem várias OSTs medíocres mas todas as de combate e drama, compiladas abaixo, se destacam. Recomendo escutarem o track 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 (trilha completa).


10 – Nanatsu no Tansai

Compositor: Hiroyuki Sawano
Comentários: Deve ser sa trilha sonora mais fraca do Sawano até agora (muitos dos tracks do CD parecem repetidos), mas mesmo no seu pior dia esse cara ainda consegue fazer OSTs bem acima da média (trilha completa)……………só gostaria que ele parece de colocar esses raps no meio das músicas…….. 

Menção honrosa:

Akame ga Kill
Compositor: Taku Iwasaki
Comentários: Não costumo gostar das OSTs desse compositor, ele é meio hipster e tenta enfiar os instrumentos mais bizarros no meio das suas músicas, fora gostar de criar OSTs que parecem vindas do oriente médio (“porque colocar essa flauta estupida no meio de um rock? Pra que o gritinho tipico do oriente médio no meio de uma música triste? pra que Iwasaki? PRA QUÊ?”). Em Akame isso não foi muito diferente, mas como tiveram exatas 6 músicas que gostei – em geral as mais melancólicas, aonde o uso de instrumentos exóticos foi evitado – e queria citar algo bem fora do meu gosto por música decidi colocar ela como menção honrosa. Pra quem tem um gosto parecido com meu as OSTs escutáveis devem ser a 1, 11, 17, 18, 19 e 20 (OST completa aqui). O Track 1 e 11 são exemplos perfeitos de músicas que seriam bem melhores sem os gritinhos ou gente falando por trás. Para os mais “hipsters” a OST deve agradar como um todo.

Relacionado:
-Solos de músicas de anime (OP, ED, OST) em piano, violino e guitarra