AnimeTopics #05: A OST/BGM/Soundtrack – Por que ela é tão importante?

Algo de extrema importância mas que infelizmente é valorizado por uma minoria, boa parte do sentimento que você sente e aquele sensação de “que foda” ou “que triste” é mérito quase puro da OST (trilha sonora original). Nesse post vou falar sobre ela, com (muitos) exemplos.

Primeiro não confudam OST com música de Openign e Ending, normalmente os compositores desses são diferentes. A OST (Original SoundTrack), também chamada de BGM (BackGround Music), também conhecida como Soundtrack, são as músicas que tocam por trás das cenas do anime. As vezes mais baixas, as vezes mais sonoras, elas estão quase sempre lá dando um empurrão no que você deve sentir, ou amplificando o que você já está sentindo.

A maioria das composições sonoras de animes é fraca ou pouco notória, resultado muito provavelmente pelos baixos salários ou da falta de gente talentosa no setor. A coisa é tal que quando você pergunta a alguém com conhecimentos razoáveis de anime por bons compositores ela vai conseguir muito provavelmente citar 2 a 4 nomes se muito. Nesse post em especifico vou me focar nos meus dois compositores “de anime” preferidos, Hiroyuki Sawano e Yuki Kajiura (de filmes é o Jonh Willians e Hanz Zimmer, para quem está curioso). 

Ambos Sawano e Kajiura fazem algo que eu aprecio muito, que é terem momentos bem fortes/audíveis/marcantes em suas composições, ao invés de uma OST ritmada de modo estável, sem grandes ápices durante a música, como a maioria dos compositores faz. Considero ambos excelentes mas gosto mais do Sawano por ele criar muitas composições letradas (com letra e não só o instrumental), fazendo dos álbuns dele quase “Operas Pop/Rock” que podem ser escutadas como um CD de musica comum. Curioso ou não tem gente que reclama desse aspecto nas OSTs dele alegando que os animes com músicas dele ficam parecendo AMVs nas cenas de ação (mas AMVs não são legais e empolgam?).
Função da OST
A principal função de uma OST é reforçar ao expectador o sentimento apropriado a cena. Se é uma cena de ação você deve se sentir empolgado, se é um suspense antes do embate você deve ficar apreensivo, se é uma cena dramática você deve se comover. A OST nada mais é que uma arma para ajudar a parte visual a conseguir esse resultado emocional por parte do telespectador, já que enquanto algumas pessoas podem se emocionar só com a cena muda, outros não vão ter reação alguma sem um empurrão para guiar seu psicológico para o sentimento apropriado daquela cena (meu caso, sou sensitivo a música, sem ela dificilmente me emociono com a parte visual), e é ai que entra a OST.  
É notório, no entanto, que muitas pessoas não percebam isso. Elas sentem o sentimento apropriado e gravam determinada cena como “foda”, seja ela dramática ou de ação, mas não reparam que 50% do mérito daquela cena é do soundtrack e não puramente da imagem. O teste para ter certeza disso é extremamente simples, assista a “parte foda” do seu anime preferido sem som e depois assista com som, notara muito provavelmente uma diferença considerável na emoção que irá sentir.
Exemplos
Para deixar isso 100% claro separei algumas cenas chave com boas OSTs no background. Como praticamente toda cena aonde a OST ganha destaque tem cenas chave cheias de spoiler da obra usei os dois animes mais populares dos últimos 5 anos propositalmente, na esperança que quase todo mundo que interage com animes já tenha assistido e eu não esteja dando spoiler pra quase ninguém. Abaixo de cada exemplo desses existem outros linkados com obras também famosas mas nem tanto, recomendo assistirem aqueles exemplos também, caso já tenham visto a obra, ou caso não tenham interesse de ver e não se importem de pegar spoilers.

OSTs de Ação

Composição: Sawano
Cena: Attack on Titan (Eren decide lutar contra Titã fêmea)



-Em um tom épico misturado a suspense a OST evoca o sentimento de “o que vai acontecer?!” do público.
0:30 – Ela abaixa, conforme o protagonista decide reagir, e você fica no suspense do que vai acontecer.
1:07 – É o momento máximo da luta, o protagonista se transforme enquanto a OST muda de algo calmo e silencioso para um refrão extremamente sonoro evocando o sentimento de empolgação do telespectador no processo. O mérito, além da composição, está em terem baixado a OST antes, porque se ela estivesse muito sonora na hora da transformação o sentimento de empolgação com a cena seria menor.

Extras do mesmo compositor:
Luta em gravidade zero (Guilty Crown)
Luta contra Mechas (Guilty Crown)

Composição: Yuki Kajiura
Cena: Sword Art Online (Luta contra Boss do 1º andar)



Vídeo meio grande, mas serve para demonstrar o uso de diferentes OSTs em uma batalha: 
-A primeira é claramente para criar um clima de suspense. 
1:25 ela muda para algo mais empolgante, obviamente querendo evocar esse sentimento do público: “se empolgue, a batalha começou”.
2:20 voltamos ao suspense em um momento de twist quanto as habilidades do boss, com uma nova OST entrando para alterar o sentimento do público, “o que vai acontecer?!” é o sentimento que ela transmite.
3:00 muda para uma OST dramática querendo que o público se emocione com o monólogo/reflexão do protagonista.
4:00 mudamos para a OST principal (main theme) do anime, com um tom épico. “Se empolgue, a parte final da batalha começou”, ela diz indiretamente a parte que controla o emocional no seu cérebro. 
5:50 entra o coral lírico, a “main theme” entrou em seu momento máximo ao mesmo tempo que o protagonista vai dar o golpe final. Essa é parte em que a direção acha que deveria tentar empolgar mais o público, o que é correto, já que o desfecho da luta tem que ser o momento mais impactante.


Extras do mesmo compositor:
Luta contra Boss do andar 74 (Sword Art Online)
Sinon x Behemoth (Sword Art Online 2)
Asuna x Guild (Sword Art Online 2)
Saber usando a Excalibur (Fate/Zero)
Saber x Rider (Fate/Zero)

OSTs de Drama

Composição: Sawano
Cena: Attack on Titan (Mikasa refletindo)

-A protagonista reflete enquanto uma OST em um tom que mistura um sentimento de épico, suspense e drama passa ao fundo. 
-0:50 a OST é trocada por algo puramente dramático, enquanto ela reflete sobre o que vai fazer.
-1:38 a OST alcança seu momento máximo enquanto o drama dela com o protagonista gritando também é resolvido em sua mente. 
-2:00 voltamos a uma OST mais calma enquanto ela decide o que vai fazer.
-2:45 – Voltamos a uma OST para combate, com tom épico e de suspense.

Extras do mesmo compositor:
Guilty Crown (Inori Fight)

Composição: Yuki Kajiura
Cena: Sword Art Online (Reencontro de Kirito e Asuna no mundo real)




OST dramática simples, misturando piano e instrumentos de corda.

Extras do mesmo compositor:
Fate/Zero (Gilgamech x Rider)
Sword Art Online (Confissão)

Compositores que “deram sorte”(?)

Existem alguns casos de compositores que mostram inspiração em apenas um dos vários animes em que trabalharam, e depois não conseguem fazer mais nada de notório. Outros só conseguem fazer uma composição da trilha sonora inteira se destacar, outros são inconsistentes e ora fazem algo ótimo, hora não chamam atenção nenhuma. Segue alguns exemplos:

Exemplo 1 (OST geral fraca com main theme boa):

Campione não tinha uma OST digna de nota, ela era até fraca para ser honesto. Mas a main theme era ótima, evocava um sentimento forte de que algo épico estava acontecendo e a versão em piano dela que tocava nos momentos emocionais é muito bonita. Mas era só isso, uma OST inteira aonde só a main theme e as variações dela eram notáveis.

O compositor da OST em si (Tatsuya Katou) é irregular, as vezes faz algo legal, as vezes genérico, varia muito, como o exemplo abaixo.

Exemplo 2 (compositor irregular, muitos trabalhos, poucos destaques):

Masaru Yokoyama. Esse compositor fez um bom trabalho em Shigatsu wa Kimi no Uso, tinha pelo menos umas 3 composições realmente bonitas como essa acima. Só que ele tem mais uns 30 animes no currículo, e só conseguiu se destacar nesse e em Freezing. Vale notar que ele tem feito um trabalho mais consistente desde Kimi no Uso comparado ao passado (a main theme de Plastic Memories é particularmente bonita, o problema é que só tem ela e as variações em instrumental dela de destaque no anime), mas ainda é cedo para dizer se ele realmente mudou.

Exemplo negativo de uso da OST

No vídeo abaixo do episódio 11 de Akame ga Kill é um momento de tensão, mas o que a OST (do Taku Iwasaki, um compositor meio hipster) passa é um momento de calmaria, uso completamente equivocado de uma OST.

Original: Vídeo original com uma OST nada a ver com a situação.

Segue uma tentativa de concerto que fiz aqui, comparem com essa acima e digam se não ficou melhor.

Mesma cena com a OST alterada:


-Edição grosseira trocando o áudio por uma das OSTs de Attack on Titan.

Diretor e Compositor

O Diretor é de fato o cara mais importante na produção, ainda mais porque é ele que vai escolher boa parte da equipe, incluindo o compositor, e dar pitacos junto ao diretor de som no uso da OST no anime (não adianta ter uma boa OST e não saber usa-la). Mas o nome do compositor é algo que se deve prestar atenção se possível. Gostou das músicas de background de um anime que você assistiu? então dê uma olhada em quem é o compositor responsável pela OST, ele pode ter participado em outras obras e ter diversos outros trabalhos de qualidade que você não conhece. Além disso procurar pelos albums é uma coisa interessante também (dica: no youtube tem a maioria).


Mas como eu descubro o nome do compositor de X anime?

A ferramenta mais recomendada pra quem não sabe japonês é o site AnimesNewNetwork. Coloque o nome do anime que deseja saber quem é o compositor no google seguido de “ANN” (abreviação do AnimeNewsNetwork) e uma das primeiras a aparecer na lista deve ser o link para o setor da ANN com informações do anime que você busca.
Exemplo: Pesquiso “Attack on Titan ANN” e um dos primeiros links vai me mandar para as informações sobre a produção de Attack on Titan – clique aqui. Vai reparar que na aba Japanese Staff tem o “Music: Hiroyuki Sawano“. Clique no nome dele e poderá ver todas as obras na qual ele já participou.

Outros compositores

Para encerrar alguns outros compositores que me chamaram atenção nos últimos tempos ou antigos que acho bons mas não são meus preferidos:
Yuuki HAYASHI e Asami TACHIBANA normalmente trabalham juntos, e nunca tinham feito nada particularmente chamativo, até Haikyuu, aonde se destacam com uma OST extremamente emocional. Depois dele fizeram um ótimo trabalho em Death Parade, Seraph of the EndAoharu x Machinegun. Nem sempre trabalham juntos, mas como um influenciou o outro as composições se parecem, e um deles virou até um “aprendiz” do Sawano ao que parece.

Yoko Kanno é bem conhecida, já trabalhou em clássicos como Cowboy Bebop e animes mais recentes como Terror of Resonance e Space Dandy. Meu trabalho preferido dela no entanto é Macross Frontier, cheio de composições letradas de sua autoria.

Tem alguns novatos promissores também, principalmente no ano passado teve os compositores das OSTs de Cross Ange, Tokyo Ghoul, Parasyte e Seirei Tsukai no Blade Dance, que citei no Top 10 de Melhores OSTs de 2014. Mas como eles só tem 1 ou 2 obras não dá pra dizer se tiveram sorte ou são realmente acima da média por enquanto. 

Relacionado:
Top 10 Melhores OSTs de anime de 2014
Solos de músicas de anime (OP, ED, OSTS) em piano, violino e guitarra
Outros AnimeTopics

49 Resultados

  1. Marcus VInicius disse:

    Cómo você pode deixar passar as osts de kuroshitsuji ????
    São épicas demais !

    • Marco disse:

      Isso é uma matéria sobre como a OST é usada e sua importância, não uma exposição de compositores ou OSTs de várias obras. Deixei bem claro no início do texto que só ia usar as OSTs de 2 dos meus compositores preferidos nos exemplos principais, e ainda assim só os animes mega populares deles, para evitar spoilers (se é popular a maioria já viu e não pega spoiler). Kuroshitsuji está bem longe de ser um anime mega popular, fora eu não gostar muito do Taku Iwasaki.

  2. Arthur Mendes disse:

    eu me lembro q a primeira vez q comecei a amar as ost, foi quando eu tinha apenas 8 anos vendo dbz. desde então, eu comecei a ficar super fã das ost e sempre escuto quando termina uma temporada de um anime. japão sabe muito como fazer essas maravilhas

  3. vinamck disse:

    Nossa realmente muito bom o texto sobre OST parabens,eu particularmente sou apaixonado por elas eo papel delas e realmente importantissimo e pouco reconhecido,como o atual Sailor Moon e sua OST apagada o antigo da de 10 a 0 nesse,pena que o compositor ja tenha morrido a e ele e mesmo cara que fez a OST de Digimon ate 4 temporada.
    Claro que minha favaorita e a Yuki Kajiura,desde de Noir eu sempre dou uma confirida nos animes que ela participa na MINHA opiniao SAO foi o trabalho mais fraco dela alias ela anda meio repetitiva ultimamente isso se reflete nas musicas da Kalafina mais ainda sim eu gosto muito principalmente da lingua inventada que ela em suas musicas(Ex:A Song of Storm and Fire) Hiroyuki Sawano realmente se destacou nos ultimos anos o cara e mestre em temas epicos e temas em piano,minhas prefiridas dele são com os otimos vocias da Mika Kobayashi a voz dela e muito agradavel,a Yoko Kanno e muito versatil eu acho os trabalhos dela em animes de Mecha muito parecidos com os de Star Wars,mais o melhor pra mim e do Wolf’s Rain e muito bom tem inspiracoes brasileiras na musica,fora esses outros considero muito e a Michiru Oshima,Shiro Sagisu,Kenji Kawaii,e o que fez Code Geas que eu nao sei nome,nossa isso ficou grande,enfem parabens de novo e novos post desse segmento sao bem vindos!

  4. Lucio disse:

    Bom post e boas escolhas de cantoras, realmente eu gosto muito delas,eu realmente também penso que a ost faz toda diferença em uma cena, tanto que essa dai que vc citou de fato foi uma merda na hora, mas tem uma cena que a ost realmente combinou que é na morte de bols, naquela hora a cena foi bem forte a a música combinou perfeitamente, é uma pena eu não achar o vídeo aqui para por .

  5. ShiroYo disse:

    A trilha sonora é um elemento que por mais bem feito que seja acaba não me chamando muito a atenção, só acabo reparando quando ela é ruim ao ponto de incomodar. Não que uma trilha sonora bem feita não importe (muito pelo contrario), mas quando ela acabando encaixando de maneira perfeita com uma cena ou momento especifico eu me identifico mais com o momento em si do que com a musica.

    Existem algumas exceções é claro, como certas trilhas de Gintama e One Piece.

    https://www.youtube.com/watch?v=xUeaLmNDpG8
    Melhor musica de entrada que eu consigo me lembrar. Essa musica simplesmente grita “fodão chegando, prepare your anus” XD

    E de Gintama fica difícil escolher uma trilha, O Kamagata Eiichi foi tão louco quanto o Sorachi criando a OST daquilo, tem umas trilhas super tristes, outras estilo jazz e umas musicas total western ainda, o mais incrivel é que todas combinam muito bem com o anime.

    https://www.youtube.com/watch?v=VP9hnH1lNEQ
    Essa é a de momentos letárgicos, até o titulo é zoeiro.

    https://www.youtube.com/watch?v=H1kbLrlPM7c
    E essa aqui sempre vem com alguma porrada bem no meio of da feelings.

    https://www.youtube.com/watch?v=Ewz3-Y038oU
    A minha favorita, as melhores boss fights fecham com ela.

    E tirando as marcantes também existem aquelas que não nos esquecemos por que ficaram alojadas no nosso cérebro a base da porrada e repetição…

    https://www.youtube.com/watch?v=gQetFlEK1Wg

  6. Sora disse:

    Tavo querendo saber o nome do compositor de God Eater já tem um tempo, agora sim sei aonde procurar o mesmo para os outros a qual eu achei a OST foda,vendo os trabalhos a qual o Sawano já participou a maioria era excelente nesse quesito lol,é realmente a versão alterada ficou melhor nessa parte de Akame.

  7. Marcus Montreal Piazon disse:

    tokio ghoul foi epico tambem por mais que tenha varias alterações e cortes … o opening e soundtrack são otimo

  8. Shiba disse:

    Adoro animes com boas OSTs , isso deixa um grande ponto positivo no anime , claro quando são bem aproveitadas. Sawano é o meu compositor favorito , suas OSTs não me desapontam , as letradas são incríveis mesmo. Yuki Kajiura fez um bom trabalho na primeira OST de SAO , mas a da segunda temporada não teve nenhuma música que me chamou atenção. Taku Iwasaki , só conseguiu me agradar em Mahouka , Noragami e Magic Kaito 1412 , essa de Akame eu não gostei , acho que só tiro uma música que realmente me agradou. Essa OST de Shigatsu é bem bonita , a de Haikyuu eu achei tão ZzZ quase me dava sono assistindo o anime , mas a de Death Parade é boa. Yoko Kanno em Cowboy Bebop e Zankyou no Terror são ótimas.

    Outros compositores como Satoru Kosaki tem um currículo enorme , mas só de poucos animes me agradou em especial foram as de Monogatari Series. Takanashi Yasuharu é outro que gosto bastante , OSTs de Naruto , FairyTail e Log Horizon são minhas preferidas dele kk apesar em FairyTail ele parece ter reutilizado algumas de Naruto kk . Yoshiro Ike compôs as de Kuroko no Basket 2 & 3 que são super fodas , além da de Shingeki no Bahamut que é bem legal. Jun Maeda também é um ótimo compositor.

  9. Pedro Miguel disse:

    Post excepcional, muito bem escrito e extremamente informativo. Continue com o bom trabalho!

  10. LeonardoH disse:

    Alguém sabe me dizer o nome dessas OSTs que toca em SAO 2 pra eu baixar

    https://www.youtube.com/watch?v=PHmEKIzIuCs
    https://www.youtube.com/watch?v=kEqM43tr-3w

  11. Kai Inim disse:

    pra filmes meu compositores favoritos james horner,hans zimmer,Dario marianelli.
    pra anime sawano , yuki kajiura.
    vou colocar aqui algumas faixas soundtrack gosto bastante.
    Craig Armstrong – Escape
    Requiem for a dream song
    clubbed to death – Matrix soundtrack
    Tem um canal de youtube two from steps hell
    la tem 2 compositores Thomas Bergersen & Nick Phoenix (gostaria que eles tivessem nascido no japão só pra fazer bgm de alguns animes)sempre tem musicas boas que eles lançam em relação soundtrack.

  12. Sempre reparo nas OSTs quando vejo determinados animes. A OST da 1ª Temporada de SAO é bastante marcante para mim. Mas não sei como deixei passar as OSTs de Hiroyuki Sawano em Shingeki no Kyojin.

    Mas, particularmente, dos poucos compositores de animes que conheço, o que eu gosto mais é dos trabalhos de Seiji Yokoyama (e Kazuko Kawashima) em Saint Seiya (muitos dizem que é uma das coisas que “salva” o anime, e concordo).

  13. Kanko disse:

    Tópico bom e bem subjetivo assim como o assunto :).

    Um compositor que gosto muito é o Yasuharu Takanashi ele faz uns main themes que carregam perfeitamente o pesar dos personagens

    https://www.youtube.com/watch?v=Xc7lUbWEbqY

    As OSTs de drama são magnificas,mesmo sendo só sonoras passam aquele sentimento de quietude e tristeza.Elas já me arrancaram boas lagrimas enquanto assistia a série,são sensacionais

    https://www.youtube.com/watch?v=pq1OWp5M3TM

    As de batalha e as usadas em ‘discursos inspiradores’não deixam a desejar também.

    Em geral as OSTs de Naruto são todas ótimas… e mesmo tendo alguns horrores aparecendo de vez em quando no CD,as lutas tem seus momentos…fazendo de mim um fã incondicional da serie mesmo achando que a história tenha dado uma recaída com o tempo.

    https://www.youtube.com/watch?v=2ISfifczkgM

    https://www.youtube.com/watch?v=B3J2sAcsqbQ

  14. Cesar disse:

    Otimo post Marco. Musica é minha maior paixão, e dou muito valor as Ost’s em animes e filmes, mas confesso que nunca corri atras para sequer saber quem eram os compositores.

    So foi ouvir essa de Shigatsu que quase chorei de novo, kkkkkk

    Esse foi m exemplo marcante de como a Ost brilhou e acrescentou muito ao anime, e ainda mais esse tendo a musica como tema principal

  15. LeonardoH disse:

    Marco que vc acha do musico de naruto, op, ft e bleach ? Eu gostava das musicas de bleach.

    • Marco disse:

      Hum, o de Naruto e Fairy Tail é o mesmo cara. Não gosto muito dele, as OSTs dele são naquele modelo ritmado que escrevi no post, ele parece incapaz de fazer aqueles main themes marcantes, composições de real impacto com pegadas fortes em alguma parte (refrão/chorus). Ele é competente, não faz OSTs ruins, mas não faz nada que se destaque muito também. As composições dele são aquelas músicas de fundo que você não costuma prestar muita atenção porque elas se mesclam a cena em vez de se destacarem e a engrandecerem.

      Tinha um video no youtube (que deletaram, pra variar) aonde substituíram a luta de Naruto x Pain por OSTs de Attack on Titan e ficou 10x melhor do que o original (que eu acho fraca). Do trabalho dele eu só salvo o Main theme de Fairy Tail (e suas milhares de variações repetidas), porque em geral não acho nada demais, as músicas da maioria das lutas dos animes dele não empolgam muito.

      Do cara de One Piece eu definitivamente não gosto, nunca nada que ele fez me chamou atenção. Já o de Bleach tinha seus momentos, definitivamente sabia fazer coisas com pegadas mais épicas as vezes, é o único deles que tenho umas 5 composições no PC, como essa: https://www.youtube.com/watch?v=eoMrkPLBuCs

  16. Rodrigo Rodrigues disse:

    Fora esses animes com ost já bem conhecidas… gosto muito das ost dos filmes Rebuild of Evangelions (2 e 3) não sei que é o responsável mas acho excelente!

  17. CrazyWolf disse:

    Nunca fui muito de presta atenção em OSTs mas tem algumas que não da pra deixar passar…

    Eu não vou lembra os momentos que elas tocaram muito menos vou saber o nome delas ou de quem as fez mas vou mencionar alguns animes que quando se fala de musica de fundo são esses que vem na minha mente:
    Kill la Kill
    Fairy Tail
    Aldnoah Zero
    etc…
    Não tem necessidade de falar de SAO ou titan pois já apareceram o post

    *Se eu por acaso lembrar de alguma em particular eu coloco aqui depois*

    https://www.youtube.com/watch?v=UApRJwaqBEI

  18. Lezerman disse:

    Marco o caso do Masaru Yokoyama eu acho que era paciência mesmo, depois de Shigatsu ele engatou em uma OST muito bonita(plastic memories) e agora nessa temporada está com a OST de Ranpo Kitan que sempre se destaca nos episódios.
    Como ele vai fazer a OST do novo Gundam vamos ver o nível “épico” que ele consegue alcançar.
    (A de yamada é boa também, mas nada demais)

    • Marco disse:

      A de Yamada é a repetição do que ele fez de bom em Shigatsu (vários tracks idênticos), por isso eu nem conto. De Plastic Memories só tinha a main theme (final do episódio 1) e as variações dela de destaque, o resto não era muito notório. Ranpo Kitan eu não sei, só vi 2 episódios. Quando sair o CD eu confiro. Mas ele definitivamente está bem melhor desde Shigatsu, de fato.

  19. iv11M disse:

    “já que enquanto algumas pessoas podem se emocionar só com a cena muda” esse seria eu :v bom, eu sinceramente não ligo muito para o OST, eles realmente ajudam em muitas cenas mas eu raramente me importo muito. Os únicos OST que me chamaram a atenção e que realmente gostei foi os de Aldnoah Zero, shingeki no kyojin e talvez Kill la Kill

  20. Zerefe disse:

    Concordo tem OST que engrandece demais um anime,eu sou um amante de OSTs,sempre que gosto muita da trilha sonora de um anime eu baixo,amo principalmente quando tem piano ou violino(tenho até vontade um dia de aprender a tocar piano só pra tocar vários temas).Minhas favoritas são a de Bleach e Fairy Tail

    Um anime atual dessa temporada mesmo que to gostando quase que totalmente só pela trilha sonora é Akagami no Shirayuki-hime

  21. Ltheme Partido disse:

    Dizem que a música é a forma mais abstrata de arte afinal de contas, provocar sentimentos ou materializalos em forma de som é algo de notoriedade(quando bem feito, claro). Faze-lo ouvir uma história apenas com instrumentos é algo… Explendido. Enfim, qual é, na sua opinião, a obra prima da humanidade em música instrumental ?

  22. Emerson disse:

    Nossa, que senhora diferença do Akamega Kill original pra esse que você editou.

    Bom, eu raramente presto atenção nisso, mas sei que existe um grande diferença entre uma cena com boa ost e uma com uma ost ruim.

    * Correção: Fate/Zero:Gingamesh vs Rider? O n não fica perto do l.

  23. Gabriel disse:

    Esqueceu do Épico Digimom a OST dele e muito bom.

  24. Fawks disse:

    Sempre reparei nisso e sempre gostei, tenho trocentas músicas vindas de OSTs de animes em especial, mais desde que “descobri” o Sawano em Shingeki (foi a primeira vez que cacei o compositor) passei a acompanhar alguns animes só pelo trabalho do cara. Além de ser um compositor foda, é incrível como as escolhas para o vocal sempre casam perfeito com a música, alias, isso é uma boa dúvida. É o compositor que escolhe quem vai fazer o vocal ou é tipo “faz quem chegar primeiro?” :v.

  25. Thiago Águida disse:

    yuki kajiura mito sem mais,
    não tem como falar de ost sem lembrar dela
    gosto de todas as citadas no post, mas recomendo e muito dar uma olhada nas OSTs de Shin sekai yori, bleach, kill la kill e panty and stocking (os que eu me lembro agora kk)

    https://www.youtube.com/watch?v=Be0HqIhC48c

    musica principal do cd da OST de shin sekai yori
    >>pra mim<< da o sentimento certo do anime de ser algo meio que tribal (percussão) porém tecnologico com os riffs de guitarra

  26. Arthur Mendes disse:

    marco, pq o anime beelzebub nunca foi disponibilizado as ost?

  27. Stella disse:

    Ja li esse post varias vezes muito bom. E estou reparando muito mais nas trilhas sonoras do que antes. Estou vendo esse problemas em animes recentes principalmente em Sousei uma pena .

  28. Carlos Henrique disse:

    Olá. Primeiramente parabéns pelo texto! Excelente, e muito bem fundamentado!
    Concordo plenamente com você, a respeito da importância das OSTs como catalisadoras de sensações. Tenho costume de reparar muito nisso, inclusive em séries e filmes.
    Dentre os animes que já assisti e que as trilhas sonoras me chamaram a atenção, destacam-se Kuroshitsuji, Naruto e Soul Eater. Kuroshitsuji tem uma das minhas trilhas sonoras favoritas (senão a favorita) de animes. Por ser ambientado na era vitoriana, o arranjo de instrumentos de cordas friccionadas com piano encaixa-se de forma sublime às cenas. Se não me engano, o compositor deu maior destaque às violas (e violoncelos, apesar destes já serem bastante aproveitados em arranjos de instrumentos de cordas friccionadas), e isso foi outro ponto que me agradou bastante. O som estridente do violino é muito comum, mas o som mais melódico e suave da viola é menos explorado.
    Enfim, novamente parabéns pela iniciativa! 🙂

Deixe um comentário