AnimeTopics #05: A OST/BGM/Soundtrack – Por que ela é tão importante?

Algo de extrema importância mas que infelizmente é valorizado por uma minoria, boa parte do sentimento que você sente e aquele sensação de “que foda” ou “que triste” é mérito quase puro da OST (trilha sonora original). Nesse post vou falar sobre ela, com (muitos) exemplos.

Primeiro não confudam OST com música de Openign e Ending, normalmente os compositores desses são diferentes. A OST (Original SoundTrack), também chamada de BGM (BackGround Music), também conhecida como Soundtrack, são as músicas que tocam por trás das cenas do anime. As vezes mais baixas, as vezes mais sonoras, elas estão quase sempre lá dando um empurrão no que você deve sentir, ou amplificando o que você já está sentindo.

A maioria das composições sonoras de animes é fraca ou pouco notória, resultado muito provavelmente pelos baixos salários ou da falta de gente talentosa no setor. A coisa é tal que quando você pergunta a alguém com conhecimentos razoáveis de anime por bons compositores ela vai conseguir muito provavelmente citar 2 a 4 nomes se muito. Nesse post em especifico vou me focar nos meus dois compositores “de anime” preferidos, Hiroyuki Sawano e Yuki Kajiura (de filmes é o Jonh Willians e Hanz Zimmer, para quem está curioso). 

Ambos Sawano e Kajiura fazem algo que eu aprecio muito, que é terem momentos bem fortes/audíveis/marcantes em suas composições, ao invés de uma OST ritmada de modo estável, sem grandes ápices durante a música, como a maioria dos compositores faz. Considero ambos excelentes mas gosto mais do Sawano por ele criar muitas composições letradas (com letra e não só o instrumental), fazendo dos álbuns dele quase “Operas Pop/Rock” que podem ser escutadas como um CD de musica comum. Curioso ou não tem gente que reclama desse aspecto nas OSTs dele alegando que os animes com músicas dele ficam parecendo AMVs nas cenas de ação (mas AMVs não são legais e empolgam?).
Função da OST
A principal função de uma OST é reforçar ao expectador o sentimento apropriado a cena. Se é uma cena de ação você deve se sentir empolgado, se é um suspense antes do embate você deve ficar apreensivo, se é uma cena dramática você deve se comover. A OST nada mais é que uma arma para ajudar a parte visual a conseguir esse resultado emocional por parte do telespectador, já que enquanto algumas pessoas podem se emocionar só com a cena muda, outros não vão ter reação alguma sem um empurrão para guiar seu psicológico para o sentimento apropriado daquela cena (meu caso, sou sensitivo a música, sem ela dificilmente me emociono com a parte visual), e é ai que entra a OST.  
É notório, no entanto, que muitas pessoas não percebam isso. Elas sentem o sentimento apropriado e gravam determinada cena como “foda”, seja ela dramática ou de ação, mas não reparam que 50% do mérito daquela cena é do soundtrack e não puramente da imagem. O teste para ter certeza disso é extremamente simples, assista a “parte foda” do seu anime preferido sem som e depois assista com som, notara muito provavelmente uma diferença considerável na emoção que irá sentir.
Exemplos
Para deixar isso 100% claro separei algumas cenas chave com boas OSTs no background. Como praticamente toda cena aonde a OST ganha destaque tem cenas chave cheias de spoiler da obra usei os dois animes mais populares dos últimos 5 anos propositalmente, na esperança que quase todo mundo que interage com animes já tenha assistido e eu não esteja dando spoiler pra quase ninguém. Abaixo de cada exemplo desses existem outros linkados com obras também famosas mas nem tanto, recomendo assistirem aqueles exemplos também, caso já tenham visto a obra, ou caso não tenham interesse de ver e não se importem de pegar spoilers.

OSTs de Ação

Composição: Sawano
Cena: Attack on Titan (Eren decide lutar contra Titã fêmea)



-Em um tom épico misturado a suspense a OST evoca o sentimento de “o que vai acontecer?!” do público.
0:30 – Ela abaixa, conforme o protagonista decide reagir, e você fica no suspense do que vai acontecer.
1:07 – É o momento máximo da luta, o protagonista se transforme enquanto a OST muda de algo calmo e silencioso para um refrão extremamente sonoro evocando o sentimento de empolgação do telespectador no processo. O mérito, além da composição, está em terem baixado a OST antes, porque se ela estivesse muito sonora na hora da transformação o sentimento de empolgação com a cena seria menor.

Extras do mesmo compositor:
Luta em gravidade zero (Guilty Crown)
Luta contra Mechas (Guilty Crown)

Composição: Yuki Kajiura
Cena: Sword Art Online (Luta contra Boss do 1º andar)



Vídeo meio grande, mas serve para demonstrar o uso de diferentes OSTs em uma batalha: 
-A primeira é claramente para criar um clima de suspense. 
1:25 ela muda para algo mais empolgante, obviamente querendo evocar esse sentimento do público: “se empolgue, a batalha começou”.
2:20 voltamos ao suspense em um momento de twist quanto as habilidades do boss, com uma nova OST entrando para alterar o sentimento do público, “o que vai acontecer?!” é o sentimento que ela transmite.
3:00 muda para uma OST dramática querendo que o público se emocione com o monólogo/reflexão do protagonista.
4:00 mudamos para a OST principal (main theme) do anime, com um tom épico. “Se empolgue, a parte final da batalha começou”, ela diz indiretamente a parte que controla o emocional no seu cérebro. 
5:50 entra o coral lírico, a “main theme” entrou em seu momento máximo ao mesmo tempo que o protagonista vai dar o golpe final. Essa é parte em que a direção acha que deveria tentar empolgar mais o público, o que é correto, já que o desfecho da luta tem que ser o momento mais impactante.


Extras do mesmo compositor:
Luta contra Boss do andar 74 (Sword Art Online)
Sinon x Behemoth (Sword Art Online 2)
Asuna x Guild (Sword Art Online 2)
Saber usando a Excalibur (Fate/Zero)
Saber x Rider (Fate/Zero)

OSTs de Drama

Composição: Sawano
Cena: Attack on Titan (Mikasa refletindo)

-A protagonista reflete enquanto uma OST em um tom que mistura um sentimento de épico, suspense e drama passa ao fundo. 
-0:50 a OST é trocada por algo puramente dramático, enquanto ela reflete sobre o que vai fazer.
-1:38 a OST alcança seu momento máximo enquanto o drama dela com o protagonista gritando também é resolvido em sua mente. 
-2:00 voltamos a uma OST mais calma enquanto ela decide o que vai fazer.
-2:45 – Voltamos a uma OST para combate, com tom épico e de suspense.

Extras do mesmo compositor:
Guilty Crown (Inori Fight)

Composição: Yuki Kajiura
Cena: Sword Art Online (Reencontro de Kirito e Asuna no mundo real)




OST dramática simples, misturando piano e instrumentos de corda.

Extras do mesmo compositor:
Fate/Zero (Gilgamech x Rider)
Sword Art Online (Confissão)

Compositores que “deram sorte”(?)

Existem alguns casos de compositores que mostram inspiração em apenas um dos vários animes em que trabalharam, e depois não conseguem fazer mais nada de notório. Outros só conseguem fazer uma composição da trilha sonora inteira se destacar, outros são inconsistentes e ora fazem algo ótimo, hora não chamam atenção nenhuma. Segue alguns exemplos:

Exemplo 1 (OST geral fraca com main theme boa):

Campione não tinha uma OST digna de nota, ela era até fraca para ser honesto. Mas a main theme era ótima, evocava um sentimento forte de que algo épico estava acontecendo e a versão em piano dela que tocava nos momentos emocionais é muito bonita. Mas era só isso, uma OST inteira aonde só a main theme e as variações dela eram notáveis.

O compositor da OST em si (Tatsuya Katou) é irregular, as vezes faz algo legal, as vezes genérico, varia muito, como o exemplo abaixo.

Exemplo 2 (compositor irregular, muitos trabalhos, poucos destaques):

Masaru Yokoyama. Esse compositor fez um bom trabalho em Shigatsu wa Kimi no Uso, tinha pelo menos umas 3 composições realmente bonitas como essa acima. Só que ele tem mais uns 30 animes no currículo, e só conseguiu se destacar nesse e em Freezing. Vale notar que ele tem feito um trabalho mais consistente desde Kimi no Uso comparado ao passado (a main theme de Plastic Memories é particularmente bonita, o problema é que só tem ela e as variações em instrumental dela de destaque no anime), mas ainda é cedo para dizer se ele realmente mudou.

Exemplo negativo de uso da OST

No vídeo abaixo do episódio 11 de Akame ga Kill é um momento de tensão, mas o que a OST (do Taku Iwasaki, um compositor meio hipster) passa é um momento de calmaria, uso completamente equivocado de uma OST.

Original: Vídeo original com uma OST nada a ver com a situação.

Segue uma tentativa de concerto que fiz aqui, comparem com essa acima e digam se não ficou melhor.

Mesma cena com a OST alterada:


-Edição grosseira trocando o áudio por uma das OSTs de Attack on Titan.

Diretor e Compositor

O Diretor é de fato o cara mais importante na produção, ainda mais porque é ele que vai escolher boa parte da equipe, incluindo o compositor, e dar pitacos junto ao diretor de som no uso da OST no anime (não adianta ter uma boa OST e não saber usa-la). Mas o nome do compositor é algo que se deve prestar atenção se possível. Gostou das músicas de background de um anime que você assistiu? então dê uma olhada em quem é o compositor responsável pela OST, ele pode ter participado em outras obras e ter diversos outros trabalhos de qualidade que você não conhece. Além disso procurar pelos albums é uma coisa interessante também (dica: no youtube tem a maioria).


Mas como eu descubro o nome do compositor de X anime?

A ferramenta mais recomendada pra quem não sabe japonês é o site AnimesNewNetwork. Coloque o nome do anime que deseja saber quem é o compositor no google seguido de “ANN” (abreviação do AnimeNewsNetwork) e uma das primeiras a aparecer na lista deve ser o link para o setor da ANN com informações do anime que você busca.
Exemplo: Pesquiso “Attack on Titan ANN” e um dos primeiros links vai me mandar para as informações sobre a produção de Attack on Titan – clique aqui. Vai reparar que na aba Japanese Staff tem o “Music: Hiroyuki Sawano“. Clique no nome dele e poderá ver todas as obras na qual ele já participou.

Outros compositores

Para encerrar alguns outros compositores que me chamaram atenção nos últimos tempos ou antigos que acho bons mas não são meus preferidos:
Yuuki HAYASHI e Asami TACHIBANA normalmente trabalham juntos, e nunca tinham feito nada particularmente chamativo, até Haikyuu, aonde se destacam com uma OST extremamente emocional. Depois dele fizeram um ótimo trabalho em Death Parade, Seraph of the EndAoharu x Machinegun. Nem sempre trabalham juntos, mas como um influenciou o outro as composições se parecem, e um deles virou até um “aprendiz” do Sawano ao que parece.

Yoko Kanno é bem conhecida, já trabalhou em clássicos como Cowboy Bebop e animes mais recentes como Terror of Resonance e Space Dandy. Meu trabalho preferido dela no entanto é Macross Frontier, cheio de composições letradas de sua autoria.

Tem alguns novatos promissores também, principalmente no ano passado teve os compositores das OSTs de Cross Ange, Tokyo Ghoul, Parasyte e Seirei Tsukai no Blade Dance, que citei no Top 10 de Melhores OSTs de 2014. Mas como eles só tem 1 ou 2 obras não dá pra dizer se tiveram sorte ou são realmente acima da média por enquanto. 

Relacionado:
Top 10 Melhores OSTs de anime de 2014
Solos de músicas de anime (OP, ED, OSTS) em piano, violino e guitarra
Outros AnimeTopics