Jujutsu Kaisen – Diretor de animação comenta sobre as acusações de plágio

Depois de gerar uma certa repercussão, o diretor de animação de Jujutsu Kaisen, Itsuki Tsuchigami (@vflmsppe), foi até o twitter comentar sobre o vídeo que comparava várias cenas da obra.

De acordo com seu comentário, esse tipo de semelhança é inevitável e inconsciente, devendo então ser considerado um corte paródia ou uma referencia artística:

O realizador responsável pelo storyboard tem plena consciência deste tipo de cortes de “paródia”. O resto simplesmente revelou-se inevitavelmente semelhante ou inconscientemente semelhante. Devo admitir que não esperava a semelhança com “Mob Psycho 100”, mas quando se trata de situações em que uma pessoa forte evita ataques com facilidade e leveza, acho que sempre será visto da mesma forma, não importa quem o faça

Além disso, Itsuki também ressaltou que devido a quantidade de trabalhos e animes produzidos, é inevitável que os animadores inconscientemente copie os trabalhos uns dos outros ou repitam suas próprias cenas, criando assim um ponto de referência em comum em suas animações.

De acordo com o diretor de animação, o que aconteceu em Jujutsu Kaisen não é algo isolado e deve continuar a se repetir em outras obras no futuro.

Obs: O diretor também argumentou dizendo que muitas das cenas comparadas no vídeo também são resultados de referências anteriores, mas como eu particularmente não consegui entender o comentário, vou deixar apenas a imagem original e a versão traduzida pelo Google.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.