Animador explica problemas com os recentes adiamentos dos animes de Janeiro

Depois de ter três de seus animes adiados da temporada de janeiro(NieR Automata, UnitedUp! e Ayakashi Triangle), a situação das produções da Aniplex começou a chamar bastante atenção para o velho fato de que a indústria de animes está cada vez mais cansada.

O animador Kanta Kamei (Usagi Drop) foi até o twitter comentar um pouco sobre como as coisas começaram em 2023, e como o COVID-19 não é sozinho o culpado pelos recentes adiamentos da  Aniplex.

Em um post, Kanta revelou que chegou a questionar, sem sucesso, um dos produtores da Aniplex sobre diminuir o número de animes na temporada de janeiro, já que os funcionários estariam cansados no ano novo  e não poderia aproveitar direito o feriado.

Além disso, o ano novo lunar (entra final de janeiro e inicio de fevereiro) é um feriado extremamente importante na China, e isso por si só causa pausas na produção, já que boa parte dela é terceirizada para o país.

Para entender a dimensão da importância do feriado, e como isso já deveria estar sendo considerado dentro dos cronogramas de produção, Kanta comenta que mesmo oferecendo cinco vezes mais o valor padrão, os estúdios chineses não aceitam qualquer trabalho.

Isso, naturalmente, faz com que todas as produções sejam interrompidas, já que não tem ninguém para fazer a finalização dos episódios ou demais funções atribuídas a esses estúdios terceirizados.

Já em um recente entrevista do diretor de Sword Art Online, Tomohiko Itou, também foi levantados outros aspectos dessa situação, como o fato de Lycoris Recoil ter sido adiado internamente de outubro de 2021 para julho de 2022 por conta de problemas semelhantes.

Além disso, Tomohiko também comentou que a recente mudança de presidente da A-1 Pictures, após o adiamento de SAO Progressive II, ajudou a bagunçar ainda mais os cronogramas.

Somado a tudo isso, existe o fato de que a A-1 Pictures criou um padrão alto em suas produções e, diferente de estúdios como a Ufotable, não dispõem de recursos financeiros e humanos para lidar com essa sobrecarga de projetos e prazos apertados.

 

Por fim, por mais que não se deva menosprezar os potências perigos e impactos que os crescentes números de infecção por Coronavírus tem mostrado no Japão e China, a realidade é que usar o protocolo de COVID-19 está se tornado uma desculpa padrão para esconder um problema já bem conhecido da indústria, e que continua sendo ignorado pelas grandes produtoras.

Obs: Vale lembrar que até então o adiamento de Kubo-san é um caso externo e não está ligado aos problemas da Aniplex, já que é de outro estúdio (Pine Jam) e outra produtora (Kadokawa)

Fonte: Kudasai, Jbox

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.