Diretor de Vinland Saga comenta animação feita por fã de One Punch e critica falta de criatividade dos animes

No dia 28 de outubro o artista “Atserc” liberou um vídeo onde mostrou uma animação que criou para algumas cenas da luta final entre Saitama e Blast.

O vídeo de pouco mais de 1:30 minutos foi produzido ao longo de três meses e recebeu diversos elogios dos fãs, que além de ficarem impressionados com o trabalho do artista, também compararam o resultado com a situação da última temporada da obra.

Comentários como: “esse pequeno vídeo é melhor do que toda a 2º temporada”, “Eu gostaria de ver isso na adaptação real do anime”, “Eu nem consigo imaginar um estúdio japonês sendo capaz de imitar isso”, surgiram por toda a parte, e o vídeo acabou viralizando tanto que chegou até Shuuhei Yabuta, diretor de Vinland Saga.

Em seu twitter, Yabuta comentou que é esse nível de satisfação que os fãs exigem (não sobre o estilo de animação, mas sim sobre o resultado final).

O seu trabalho é criar novas experiências e aumentar a satisfação do produto final, mas a indústria de animes está fazendo a mesma coisa a 30 ou 40 anos, não por ser o certo, mas por estar presa a um modelo de trabalho errado e individualista.

Yabuta acrescentou dizendo que a indústria de animação japonesa não é nada criativa no momento, e que é necessário conscientizar e se esforçar para criar um ambiente em que novos desafios possam ser assumidos  para desenvolver a capacidade de vencer no mercado geral.

As produções não deveriam ser concursos para artistas individuais. Se você não pode compartilhar sua visão e almejar a alta qualidade, deve trabalhar sozinho e sem se envolver com títulos (adaptações).

Por fim, Yabuta desabafou dizendo que está cansado de ouvir velhos que só reclamam e não fazem nada, e dos jovens cegos pelo sentimento de não querer decepcioná-los. Quando seu trabalho atual se acalmar, ele esperar poder ir se desafiando pouco a pouco.

Fonte: Kudasai

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.