Animadora é ameaçada por estúdio após reclamar das condições de trabalho
A pouco tempo atrás, o site Anime News Network fez uma entrevista com Joan Chung (Eizouken), onde a animadora comentou sobre os problemas no ambiente de trabalho dentro do estúdio Science SARU (Eizouken, Devilman: Crybaby).
Joan falou que por mais que não chegasse ao nível de estúdios concorrentes, ela se deparou com história horríveis, apontando que um ambiente de trabalho não deveria ter garotas de vinte e poucos anos chorando nos banheiros ou cronogramas que prejudicassem a saúde mental dos produtores.
Pouco tempo depois, esses comentários acabaram chegando até o estúdio Science SARU, que enviou um e-mail até Joan pedindo por justificativas sobre a entrevista, indicando que ações jurídicas poderiam ser tomadas como último recurso.
A animadora, por sua vez, fez um post no twitter expondo as acusações, dizendo que processaria o estúdio por horas extras e má condições de trabalho, caso o mesmo decidisse seguir com a discussão para o tribunal.
Translating in English, because I think this deserves official record.
On Friday, I received an email from ScienceSARU asking for an explanation for Anime News Network’s article.
They explained to me that while legal action would be a last resort, that it was still on the
— 정조안 ☯︎ Joan Chung ᠃ ⚘᠂ ⚘ ˚ ⚘ ᠂ ⚘ ᠃ (@joanchungart) July 25, 2021
Joan Chung também comentou em sua entrevista a respeito da crescente dependência que os estúdios estão criando com a Netflix, e de como a situação está sendo vista como salvação, quando na verdade não é bem assim.
De acordo com a animadora, enquanto houver trabalhadores dispostos a aceitar as má condições e péssimos salários, nada mudará, e que a Netflix Japan não é diferente, pagando salários ruins e não tendo o mínimo interesse em melhorar as condições de trabalho nos estúdios.
Fonte: Kudasai
Relacionado