Oregairu S3 #05 e #06 — Impressões semanais

“Hiratsuka-sensei sente muita falta de seu passado”

Quando eu olhei o título do episódio 5, logo diversas possibilidades vieram à minha mente. Pela prévia, parecia até que seria um episódio mais tenso no que dizia respeito a transferência da professora, mas até que esse foi um ponto tratado com bastante maturidade pelo Hachiman durante a conversa.

Antes de prosseguirmos, uma imagem fofa da Komachi escovando o gato ~

Mas então, o que a Hiratsuka tanto sente falta de seu passado? Tive que rever aquela sequência para tentar captar as entrelinhas, pois na primeira vez, confesso que não tive uma boa percepção. A considerarmos que a temática central da conversa era a intervenção do Hachiman nos problemas da Yukinoshita, há uma passagem da sensei que me fez pensar em algumas possibilidades.

Ela diz que foi muitas coisas que ela não queria ser, além de um trecho em específico que ela fala sobre as pessoas precisarem encarar-se. Isso gerou uma dualidade na minha mente. Tipo, será que alguém estilo o Hachiman interferiu na vida dela no passado, impedindo-a de encarar-se e por isso as decisões não foram tão satisfatórias?

Ou será que a falta de um Hachiman no passado dela a fez chegar no ponto em que está? (Essa possibilidade eu acho mais provável). Talvez seja só um pouco de “viagem minha”, mas possivelmente o que a sensei sente falta é de que alguém a tivesse auxiliado no passado, como o Hikigaya está para fazer com a Yukinon agora.

De qualquer maneira, quer quais sejam as razões para ela sentir falta de seu passado, tenho que confessar que essa conversa foi muito interessante e me trouxe um clima bem mórbido de despedida. Destaque especial para a sensei implorando que o Hachiman a pedisse em casamento ali no final do diálogo, cena impagável.

Eu acho que daria um bom casal, hein! E vocês? ~

Indo para o tópico principal do episódio 5, gostei bastante da forma que o Hachiman decidiu encarar a Yukinon. Foi até bem inteligente da parte dele, já que, dessa maneira, a Yukinoshita não deixa de ter que se virar na organização, o que a possibilita de não ficar tão dependente do Hachiman.

A propósito, aquela conversa dos dois foi uma declaração indireta de ambas as partes. Foi tão explícito que senti pena da Iroha “segurando vela” ali na cena. E a própria Iroha ficou brava com aquela situação em sua frente também.

Mudando um pouco a temática, um ponto que eu queria destacar é a apreensão que a direção conseguiu gerar, algo proveniente desde os minutos finais do episódio 4. Demoraram quase 18 minutos para que o Hachiman finalmente entrasse em contato com a Yukinoshita. Fiquei nervoso junto com ele, já que provavelmente conflitar uma persona “cabeça dura” como a Yukinon, em qualquer circunstância, seria sempre complicado.

A staff também mandou bem em alguns character actings, como a cena do Hachiman “brigando” com aquele “anel” da lata de café e na cena da sensei dando socos no ar.

O momento da latinha é esse em específico! ~

Prosseguindo, tivemos o contato da Iroha com o Hachiman, no qual pudemos ter finalmente o seu ponto de vista sobre o baile. Aparentemente, é algo como agradecimento a Hiratsuka-sensei (ponto que nem passou pela minha cabeça e explica a urgência) e também um agradecimento aos senpais. Achei justo, já que não aguentaria ver a Iroha sofrendo por amor que nem a Yui. Espero que realmente seja só por capricho e gratidão mesmo.

Vale destacar que a Iroha quase “deitou” o Hachiman na porrada no episódio 5 hehe, bonita a cena! ~

Falando em sofrer, a Yui voltou nesse episódio 6 disposta a vivenciar seus momentos. Foi tão legal a reunião deles no restaurante, mas aquele final dela falando sobre viver a mentira enquanto é possível me quebrou um pouco (de novo). Sendo sincero, a Yui já se humilhou demais, eu acho que a personagem tinha que ganhar espaço de outras maneiras e não agindo como uma “boa perdedora”, tipo, aquela atitude do Hachiman no episódio 5 devia ter sido o “basta”, mas o autor insiste em deixá-la nessa situação.

Eu fico chateado para não dizer outra coisa. Até entendo o ponto dela passar pela aceitação em relação a perda, mas deixar a personagem humilhar-se tanto assim é um ponto que relativamente não aprecio.

Tu merece algo verdadeiro, guria! Grr. ~

Para nós encerrarmos, gostaria de deixar um destaque especial para a aparição do Totsuka, da Kawasaki e do Zaimakusa (o núcleo de comédia). Essa “força especial” do Hachiman parece que vai trazer aquelas cômicas reuniões da segunda temporada de volta, pois pudemos ver pela preview que a “sore aruuu” e o “sr. mãos” estarão presentes no próximo episódio, estou preparadíssimo para dar boas risadas na semana que vem (ainda mais por amar tanto a Kaori).

Em linhas gerais, foram dois bons episódios e tirando a parte que a Yui se humilha, não tenho mais reclamações aparentes. Vamos ver agora como a oposição da Yukinoshita vai lidar com a missão de “fracassar no baile”.

E vocês, meus caros leitores, o que acharam desses episódios de Oregairu?

P.S: atrasei o texto pois estive muito ocupado com o trabalho na última semana. Peço desculpas e obrigado pela paciência de todos! ~

Breno Santos

Editor, Filmmaker, 22 anos, amante de astronomia, café e cultura otaku no geral; além disso, é fascinado por cinema e pelo trabalho executado por uma staff de animação.