Unital Ring – O que muda no novo arco de Sword Art Online depois de Alicization

Muita gente estava curiosa em como seria o novo arco de Sword Art Online, já que na Webnovel original, finalizada em 2008, SAO acabava em Alicization.

Na versão oficial o autor criou um novo arco que promete responder as principais críticas que a obra sofreu ao longo dos anos, até porque é o primeiro arco feito pelo autor depois que ficou mais experiente nos últimos 15 anos.

Até Alicization é basicamente a Webnovel que ele escreveu entre 2000 e 2008, só que revisada, e com muitos dos vícios de iniciante que ele foi corrigindo ao longo do tempo. Dai o interesse de muita gente nesse novo arco, já que é como se fosse uma nova história escrita por um autor 15 anos depois da anterior.

A exemplo, por enquanto nada de vilões psicóticos, nova heroína apagando as antigas, ou coisa assim. Todos os personagens já desenvolvidos nos arcos anteriores estão dividindo foco, incluindo com mudanças de perspectiva para alguns deles em alguns capítulos. Kirito ainda tem o foco central de perspectiva, mas Asuna e Sinon já ganham mais de um capítulo da perspectiva delas também, o que ajuda a entende-las melhor.

O autor não criou outro jogo que mata pessoas, mas tentou manter a sensação de perigo maior que o normal que sempre foi o diferencial de SAO para outras obras do gênero. Aqui todos os mundos de MMO estão sendo fundidos em um novo chamado Unital Ring. As contas de vários players estão sendo transferidas, mas ninguém sabe quem criou o jogo, ou o que está acontecendo ali, é quase um hack global.

No game você pode sair quando quiser, mas se não estiver em um local seguro (e tem bem poucos), vão ter te matado quando voltar, porque o avatar não sai do game, ele fica inerte quando a pessoa desloga. Se ficar muito tempo sem beber água ou comer você morre também, então tem que jogar todo dia. E se morrer nele, já era, sua conta é deletada. Como não tem site de cadastro, não tem como criar outra, acabou.

Mais ainda, começa a circular um boato que o último player vivo no game vai ganhar um enorme prêmio, assim como a explicação do que está acontecendo, iniciando uma guerra entre os players pela sobrevivência.

Ao longo do tempo os mistérios e regras desse mundo vão se expandindo, te deixando cada vez mais curioso. A história segundo o autor vai ser tão grande ou maior que Alicization, tendo 10 ou mais volumes. Mais detalhes nesse vídeo acima que resume o que teve de mais importante nos 3 primeiros já lançados.

Em geral está um arco bem interessante e com diversas mudanças que trazem um ar de novidade, ao mesmo tempo que consegue manter a tensão de que se morrer já era, mas de uma forma diferente.

Outra coisa legal que esqueci de colocar no vídeo: O autor tornou o filme de SAO, Ordinal Scale, canon até mesmo na Novel. Eles usam aquele aparelho de realidade aumentada nesse novo arco e até citam acontecimentos e personagens do filme. Nunca tinha visto uma obra transformar um filme baseado em uma ideia original do autor, em algo canon na obra original também.