Revista aponta o lado negativo da influência dos animes no turismo local das cidades

Um dos mais recentes casos do grande impacto que os animes podem ter no turismo local das cidades japonesas foi Yuru Camp, mas, esse não é um efeito exclusivo  dele. Girls und Punzer, Lucky Star e até Zombieland Saga conseguiram causar esse efeito e trazer uma legião de fãs para conhecer os lugares que apareceram no anime.

A revista Money Post publicou recentemente um artigo fazendo algumas observações sobre esse efeito, e como ele se parece para as pessoas fora dessa perspectiva financeira.

O exemplo usado pela revista foi a cidade onde Love Live! Sunshine! se passou, com a prefeitura registrando uma movimentação 13x maior que o normal após a exibição do anime em 2015.

Dentre as pessoas entrevistadas pela revista, o principal problema apontando por elas é o medo de ter suas privacidades invadidas, em especial os pais que temem pela segurança dos filhos.

A escola que o anime se baseou teve que aumentar a segurança, e espalhar avisos sobre a proibição de pessoas não autorizadas no local, já que os fãs estavam invadindo e tirando fotos, muitas vezes das alunas junto.

Um comerciante que teve sua loja representada no anime também falou que, por mais que seja positivo ter aumentado seus clientes, isso causa algumas confusões, como a falta de vagas para os carros, e estacionamentos vizinhos sendo “invadidos” por conta disso.

Outro ponto levantando pelo artigo, foi os casos de vandalismo que alguns locais sofreram, onde foi necessário instalar câmeras de segurança para preservar os objetivos temáticos do anime.

Por fim, a revista ressalta que essa influência dos animes ainda é algo bem positivo para as cidades, já que afeta boa parte do comercio local, e por conta disso é necessário manter esse controle da recepção dos habitantes sobre o que está acontecendo, para que não se torne algo prejudicial no futuro.

Fonte: ANN

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.