SAO: Alicization S2 #03 e #04 – Outro vilão psicopata?

Sirlene – Trazida até vocês pelas nuvens da guerra, estamos aqui novamente com nosso quadro semanal, não tão semanal, mas prestigiado, o fofocas de Underworld. E aí meu amigo Breno, o que achou desses dois episódios de apresentação do nosso “fantástico” vilão Gabriel e de prelúdio para muito sangue e pancadaria?

Breno – Tava tudo muito bom, até ele aparecer, acho que essa é a impressão que fica. A cena dele matando a Lipia e falando que alma da Alice seria uma delícia foi ó…

Essa cena foi o… é pois é…

Sirlene – Sinceramente, a administradora consegue ser uma vilã bem mais sólida e com um conceito muito melhor que a do Gabriel, afinal, ela era alguém com o que eu chamo de síndrome de Deus, ela queria um mundo só pra ela e que ela fosse a autoridade absoluta, não matava de forma discriminada, já o Gabriel, parece que o Reki o trouxe de um manicômio para o arco final de alicization, tu não acha?

Breno – Isso é fato, e por mais que a Administrator pareça mais “sensata”, ela ainda não deixou seus momentos de “psicopatia a la Kawahara” de lado, convenhamos, transformar várias pessoas em espadas foi o cúmulo. Mas falar do Gabriel é desgosto, o Reki constrói universos muito legais, mas peca em execuções que não deveriam ter erros, como os antagonistas, que são os alicerces de qualquer boa história. 

Sirlene – A administradora pode ter seus momentos de “psicopatia a la Kawahara”, mas pelo menos não desejava de maneira alguma destruir e matar sem propósito apenas pelo prazer de ver uma alma se esvair como o Gabriel, ela tinha objetivos claros e precisos, ela queria armas eficientes para continuar se mantendo como o Deus absoluto de seu mundo, ela matava para manter o poder e a sua vaidade, enquanto o Gabriel é vazio, absolutamente vazio, como o cavaleiro negro deixou claro este episódio.

Breno – Não tenho palavras para descrever tamanha frustração em relação a esse vilão escroto chamado Gabriel. Falando de outras coisas, o que achou das cenas de ação durante esses dois episódios? 

Sirlene – Eu achei bem melhor do que apenas o “empurra-empurra” da última temporada, mesmo com uma duração em segundos menor, os cortes foram bem fluidos e tiveram pelo menos algum movimento mais vívido, apesar de que o anime ainda está apelando para as pirotecnias de cenários explodindo, o que é normal, já que neste mundo tem magia, só que convenhamos, tem que ter alguma coreografia ou ato mais longo com mais ação ou o pessoal vai dormir.

Clímax e ação resumidas em um mega tornado ambulante

Breno – É o grande problema do Manabu Ono. Tomohiko Ito (antigo diretor da série) fez muito por ela, incrementou demais o que tinha do material original. Em conceitos de direção e, principalmente, coreografia, as temporadas anteriores estão anos-luz à frente. E antes que me xinguem, existe diferença entre a animação e a direção, são coisas distintas, não estou falando que a animação da temporada está ruim, pelo contrário, é a direção que deixa a desejar. 

Sirlene – Vou dar um exemplo de um bom uso de magia com coreografia com o novo trailer da expansão de World of Warcraft (jogo), em um mundo que tem magia, com toda a certeza você pode invocar um bloco de gelo na direção de seu adversário, mas não teria graça nenhuma se toda a ação fosse só um show de “atirar gelo” para lá ou invoque uma tempestade sombria do nada no meio desses noobs como o cavaleiro fez nesse episódio recente de SAO.

Apesar da Blizzard ter cortado a investida dela contra os minions, a luta contra o Lich King é cheia de efeitos e coreografias (Sirlene é CG, irmão, sério, em 2D tú também pode coreografar)

Você tem realmente um embate entre os adversários com a dignidade que se deve ter um embate que é ter movimentação de ação e não apenas a pirotecnia. Os efeitos foram bonitos e bem feitos, mas é entediante, entende?

Breno –  Entendo, estou longe de discordar. Mas saindo desses aspectos, o que achou da pequena volta da menina Sinon? 

Sirlene – O que achei interessante foi perceber que o Gabriel realmente impõe medo, o corte com a Sinon deu para salientar bem que o adversário deles não tem uma aura leve, pelo contrário, vai ser pelo menos complicado enfrentar este vilão porque o único objetivo dele é a morte, ele não tem pudor algum em matar, é realmente um serial killer, mas convenhamos, todo o “caixão sorridente” só tinha psicopata não?

Tá , vou admitir que gostei dessa cena…saca a tensão XD

Breno –  Bem por esse lado. Eu gostei da volta dela (que ainda tem muito a brilhar), mas achei bem “meeeh” aquela cena de todo mundo reunido em ALO com a Yui contando as coisas. Posso estar enganado, mas na LN só a Sinon e a Asuna estavam presentes nesse tipo de cena. Aí no anime eles enfiam todo mundo, como se metade ali fosse ter utilidade mais para frente, realmente, não entendo.

Sirlene – Olha aí vem outro probleminha que a gente resmunga desde a temporada passada, tu corta coisa que poderia ajudar no desenvolvimento de um personagem, mas acrescenta ou deixa outras que não têm necessidade alguma e não fazem o menor sentido, porque vamos pensar um pouco, tu tá em um centro de pesquisa tecnológico altamente secreto, toda a pesquisa é confidencial e tipo eles vão realmente deixar você bater papo com todos seus amigos, tudo bem que estão em uma situação desesperadora, mas, produção me dê lógica, por favor.

Breno – Pior que isso é o governo Japonês colaborar com um ataque terrorista dos Estados Unidos né (????), essa é a parte que faz menos sentido para mim. 

Sirlene – Olha, aqui vou “puxar a sardinha” para minha formação acadêmica, em geopolítica tu tem as famosas “filha da putagem”, empresas ou repartições do Estado que acabam se vendendo pro tio SAM e viram as meretrizes dele (ou de outro país que oferecer um acordo melhor para você tipo a Rússia e a tia China), então pode parecer teoria da conspiração, mas em roubo de tecnologia pode sim acontecer da tecnologia contrabandeada ter a ajuda do seu próprio Estado para chegar a outro país, não o Estado inteiro ou o Exército inteiro estão vendidos, mas com certeza, pessoas dentro de gabinetes estão.

Breno – Aaaah sim! Pelo menos agora faz um pouco de sentido, achei que era por mera conveniência de roteiro. Mas me diz aí, algo mais? 

Sirlene – Vamos destacar aqui algo importantíssimo, você se importou com a morte da Lipia e do cavaleiro negro Breno? Eu não XD

Breno – Lu quem? Era pra ter? Se era, fizeram da forma errada kkkk

Sirlene – Outro ponto a se discutir, mortes em roteiro. Então Breno qual é a primeira regra para uma morte ser eficiente em um roteiro?

Breno – Criar empatia pelo personagem, próximo? 

Sirlene – Tempo de tela. Para ter empatia precisa de tempo de desenvolvimento, os dois tiveram algum, Breno? Não, nenhum, os personagens foram introduzidos no final de um episódio para morrer em outro, na novel foi quase a mesma coisa, com a diferença que, pelo menos lá você tem os pensamentos completos para se importar, no anime a falta piora o impacto nulo da morte porque você não tem o sentimento dos personagens aprofundados como na novel. 

Morte é pesada, mas sem impacto algum!!!

Ai que tu liga o não me importo e olha que irmão, a morte da Lupia não foi levinha, a moça foi praticamente estrangulada e a cabeça cortada e exibida em um cubo de gelo, mas tu não se importa porque não é igual ter a cabeça de um Ned Stark depois de uma temporada inteira dentro de um cubo de gelo. Para impactar com morte, ou ela tem que ser extremamente brutal e a situação polêmica como do episódio de estupro da temporada anterior ou você tem que desenvolver bem o personagem ou a situação para depois matar. 

Breno – Pois é. Na questão da temporada anterior, nós tivemos todo o peso das meninas serem as aprendizes do Kirito e do Eugeo – por mais que elas não tenham morrido (ainda bem), mas pela situação eu digo. Aqui na Lupia foi mais “polêmica vazia”, pois a personagem tá ali e você não está nem aí, não tem o mesmo peso, além de ser uma cena over, polêmica e ruim de se ver, não tem nenhum trabalho por trás dela. 

Sirlene – Então, as meninas você ainda teve dois episódios inteiros com elas, então a construção da situação foi mais impactante, pois no episódio anterior você tem toda uma declaração para o Eugeo com uma boa trilha sonora e tudo mais, aqui é basicamente 3 minutos finais de apresentação do casal, para no próximo episódio os dois morrerem ao mesmo tempo, nem teve a construção de vingança do noivo nem nada, o cara simplesmente pira e vai pra cima do infeliz do vilão e double kill.

Nessa cena só fiquei: Sério meu irmão?????

Breno – Sim, pior de tudo foi essa cena do marido dela “explodindo” do nada por causa da situação e ele indo para cima do Gabriel e a gente tipo (????) – só teve pirotecnia, como você mesmo disse, quiseram causar comoção com a ação do cara? Nossa, mataram minha guria, pô, não teve representatividade devido a falta de preparo do terreno. 

Sirlene – Exatamente, é o que chamo de morte vazia, apenas de enfeite e para mais nada quando deveria te impactar. Entendam amigos, morte é um mecanismo de emoção para um enredo ou para deixar o cenário mais sombrio, se mal-usado, acaba esgotando o público ou nem gerando comoção alguma, como o caso desse episódio :/ e ai Breno algo a acrescentar?

Breno – Eu acho que não, por hora essas são as fofocas de Underworld da semana. Só pra deixar um adendo, antes que os fãs extremistas nos xinguem, nós estamos aqui comentando de SAO não como haters, sim como pessoas que gostam do material, certo? 

Quem gosta realmente sabe reconhecer os defeitos e apontar xD quando é de elogiar, fazemos igual haha. No mais é isso!

Sirlene – Sim, entendam que não odiamos SAO, a questão é que existem coisas que não tem como você fechar os olhos, como a direção mediana que parece não saber coreografar lutas e não melhora o material original, faz um “copy paste” apenas ou simplesmente decide cortar coisas que não devem e acrescenta outras desnecessárias, assim como do próprio roteiro com a falta de desenvolvimento de certos personagens. No mais, até a próxima X

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.