30% dos estúdios de animes fecharam o ano de 2018 no vermelho de acordo com pesquisa japonesa

Até mesmo para quem é mais desatento sobre essas coisas, não é difícil encontrar por aí comentário sobre estúdios que estão passando por problemas financeiros, mas, o quanto exatamente significa isso?

De acordo com a empresa de pesquisas financeiras, Teikoku Databank, 30,4% dos estúdios de animação fecharam seu ano no vermelho, sendo essa a maior porcentagem registra em 10 anos.

A pesquisa também informou que boa parte dos estúdios que são contratos como principais, ou tenham um forte influência como sub-estúdios, relataram um aumento de 35,6% em seus faturamentos, enquanto que estúdios  especializados tiveram uma queda de 54,7% na renda final.

Nesse período de 2018, 6 estúdios entraram com pedidos de falência, enquanto que outros 5 se desfizeram ou anunciaram o encerramento das suas operações.

Por mais que as coisas não tenham ido muito bem para alguns estúdios, o mercado de animes registrou um faturamento de 213,17 bilhões de yens (aproximadamente 8,15 bilhões de reais), ficando pelo 8º ano consecutivo com um recorde de aumento na renda em relação ao ano anterior.

Segundo a Teikoku Databank, esse aumento se deve aos estúdios maiores continuarem mantendo um quantidade adequada de projeto, enquanto continuam aumentando o número deles por ano, mesmo com a falta de mão de obra e os altos custos de terceirização.

Por fim, vale ressaltar que essa pesquisa dá apenas uma perspectiva do mercado japonês, já que ela não engloba todo o cenário, mas sim apenas uma parte de ele (Foram 256 estúdios, sendo a maioria da região de Tóquio).

Para quem gosta desse tipo de coisa, na fonte tem mais números e informações.

Fonte: ANN

Relacionado

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.