Fate Grand Order Babylonia Episódio 0 – Review

Já fazem três anos que vendi minha alma para o jogo de Fate/Grand Order, e desde então tenho acompanhando a maioria das coisas que surge da franquia.

Com o filme de Camelot programado para 2020, o anime de Babilônia chegando logo na próxima temporada e o seu recente episódio 0, fazem com que aquele leve hype surja, então achei que seria legal falar um pouco desse episódio-prólogo e de como tudo pode se relacionar com o anime que estreará em breve.

Conhecendo melhor a Mash.

Alguns aspectos devem ser considerados quando se está falando do episódio 0. O primeiro de todos é que ele não funciona como um compilado dos principais confrontos dos arcos anteriores ao que o anime vai adaptar.

Talvez nem todos estivessem esperando algo assim, mas parte das expectivas da comunidade do jogo em cima desse episódio era que fossem tentar situar os espectadores com um resumo do que aconteceu até ali.

De certa forma isso acontece,  e no final você tem alguns cenas de cada um dos arcos sendo narrados por personagens chave, e mostrando que houve uma jornada do casal de protagonistas até aquele ponto da história.

A questão, no entanto, é que não há grandes informações a respeito, então, a menos que você tenha lido a história através do jogo, aqueles personagens não vão fazer muito sentido.

Particularmente eu não vejo como um grande problema. Claro que seria beneficio apresentar o que cada singularidade tratou, mas no geral, os arcos que estão sendo descartados (Orleans, Septem, Okeanus, London, E Pluribus Unum) não chegam a trazer um perda dão grande assim para o enredo.

Existem informações importante lá, mas acaba indo mais pelo lado de foreshadowing e previsões, do que desenvolvimento do enredo.

Ou seja, se realmente quer entender completamente o anime, ler a história do jogo é fundamental, mas se quer apenas aproveitar a história de Babilônia, saber que houve uma grande jornada por parte do protagonista até chegar ali, onde ele conheceu diversos outros servos e períodos históricos, já é o bastante para não ir totalmente perdido.

Os arcos ajudam a criar uma sensação maior de que estão salvando o mundo, mas a história em si não é sempre relevante.

Entendendo isso, o que sobra do episódio 0 é uma história bem dirigida e adaptado do prólogo de Babilônia.

Para quem esperava algo mais movimento, talvez tenha ficado um pouco decepcionado, já que, com exceção da cena inicial, todo o resto é focado em diálogos e explicações.

Eu não achei que tenha ficado ruim. A direção conseguiu manter um bom clima de mistério, e dramatizar bem as cenas e monólogos dos personagens, o que conseguiu me manter bem atento ao que estava acontecendo, sem achar uma exposição muito forçada.

Por mais que os eventos desse episódio aconteçam antes do filme lançado lá em 2016, eles ainda servem para incrementar a experiência, adicionado uma boa dose de informações a respeito da Mash e de como ela surgiu, especialmente dos experimentos sofridos na criação de um pseudo-servo.

A junção do Romani ao elenco também ficou boa, e esse formação do relacionamento entre ele e a Mash é algo que consegue ser até um pouco de novidade para quem acompanha o jogo, já que não é mostrado com tantos detalhes assim os primeiros encontros entre os dois.

O episódio também trás alguns informações mais direcionadas para os jogadores, em especial os do servidor japoneses, onde é possível pegar as referencias e foreshadowing do arco atual chamado Lostbelt.

Mesmo que possa parecer meio desconexo esse tipo de informação, é interessante ver que já se preocuparam em colocá-las nesse episódio, o que ajudaria no futuro, caso queiram realmente adaptar toda a história do jogo em anime.

Essa galera toda aí vai ser importante no futuro.

Um coisa interessante a respeito desse episódio, é que ele funciona bem mais como um adicional a Camelot do que a Babilônia.

Não vou entrar em muitas informações, porque acabaria confundindo quem não acompanha o jogo, mas talvez isso justifique a escolha de colocar Babilônia na frente do filme, já que Camelot se aproveitaria dessa introdução, e teria um impacto maior no desenvolvimento da Mash lá.

Best Kouhai precisa ser protegida.

Em resumo, as minhas expectativas sobre o episódio foram até que bem correspondias. Conseguiram adaptar bem o prólogo do jogo, e adicionar informações relevantes. A qualidade técnica também estava boa e se manterem assim dá para esperar algo interessante na próxima temporada.

Para quem tem interesse em acompanhar o anime em outubro, mas não sabe por onde começar, basta assistir Fate/Grand Order: First Order e esse episódio em seguida, não vai ser a mesma coisa que acompanhar o jogo, mas não deve causar grandes problemas no final.

Extra

Bem que eu aceitaria ver um anime com a Boudica.

Esperando o menino Arash em ação no filme de Camelot.

Aviso agora ou depois sobre Da Vinci?

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.