Tenki no Ko – Curiosidades e a produção preocupante do novo anime do diretor de Your Name

O Sakugaboru lançou um post de uma pessoa que compareceu ao evento para fãs de Tenki no Ko, o novo filme do Makoto Shinkai (Your Name). E enquanto algumas coisas são bem interessantes, outras estão mais para preocupantes.

Em resumo:

  • Depois de Kimi no na wa o diretor Makoto Shinkai ficou em dúvida se investia em algo completamente diferente no próximo filme para evitar comparação com seu filme anterior, que dificilmente conseguiria bater em termos de sucesso de novo. Ou arriscava algo na mesma linha que fez tanto sucesso. No fim ele foi pela segunda opção, usando a mesma equipe e até a mesma banda que fez as músicas do primeiro filme.
  • O Filme tem 3 temas: Nuvens, que é uma paixão do Makoto Shinkai, que sempre adorou observar e desenhar elas. O novo filme saiu da ideia básica de “e se houvesse todo um mundo desconhecido pelo homem nas nuvens”. 
  • O segundo tema é o clima, e pega em cima do aquecimento global e mudanças climáticas também, mas principalmente em como o clima afeta o dia a dia das pessoas, seu humor, etc.
  • Terceiro “sobrevivência”: Como é difícil para as pessoas mais novas se sustentarem e sobreviverem em Tokyo hoje em dia, e sua luta diária para isso. Tanto é que o protagonista é um garoto que vai para Tokyo e fica sem dinheiro, e o casal que ajuda ele também não está lá muito bem ao que parece. 
  • O romance entre o casal principal também vai ter grande foco no enredo.
  • Assim como Kimi no na wa, embora o filme tenha algumas mensagens, elas não são foco, e sim o entretenimento do público, em uma trama dinâmica que não te dá tempo para ficar entediado ou olhando o smartphone no meio do filme (quem dera todo diretor pensasse assim…).

Agora a parte ruim:

  • Foi exibida uma parte curta mostrando o começo do filme para quem foi ao evento, e tem algumas coisas bastante preocupantes:
  • Falta 1 mês para a estreia nos cinemas, e o filme não está pronto, longe disse na verdade. No trecho que exibiram no evento tinham cenas com efeitos faltando, incompletas e algumas até em Key Animation ainda (não tinham sido animadas). 
  • Mais que isso, o diretor mandou um vídeo de desculpas dizendo que não pode ir ao evento porque não podia perder um dia sequer sem trabalhar em cima do filme. O que deixa claro que o tempo está mais que apertado para finalizar o mesmo.
  • Muitos já estavam achando estranho o primeiro trailer londo de Tenki no Ko ter demorado tanto para sair, e ter ocorrido faltando pouco mais de 1 mês para estreia, enquanto Kimi no na wa soltou diversos trailers completos faltando mais de 3 meses para estrear.
  • No fim agora se sabe que Kimi no na wa estava 4 meses adiantado em produção se comparado a Tenki no Ko, que parece ter sido mal planejado em termos de tempo para ser produzido, ou então é a ganância da produtora querendo soltar o filme nas férias escolares de meio de ano para lucrar mais (supondo que existam no japão), ao invés de ter jogado para setembro o filme e dado mais tempo para uma produção tranquila.
  • Em suma, existem chances do filme não estar 100% finalizado no lançamento, e ter algumas partes grosseiras que só vão estar 100% no Blu-ray.
  • Ainda assim, quem viu a parte inicial do filme mostrada afirma estar muito lindo o que já foi finalizado até agora, estando no nível do trailer que saiu.

Em geral torço para conseguirem finalizar esse filme a tempo e com qualidade. Mas é uma baita mancada não ter tempo de sobra para finalizar um filme que tem potencial para fazer tanto dinheiro.

Serve de exemplo em como as produtoras não dão tanta vantagem assim a diretores ou obras que é quase garantido gerar mais dinheiro a elas, recebendo um tratamento até pior as vezes (aka a quantidade de continuação de anime sendo zuada ultimamente).

Relacionado: