Morre autor e roteirista de Lobo Solitário

Hoje, a conta oficial no twitter do mangaká Kazuo Koike anunciou a sua nota de falecimento.

O autor era conhecido por ser um dos criadores e roteirista da obra Lobo Solitário (Kozure Okami), a qual publicou em trabalho conjunto com Goseki Kojima. A dupla também desenhou e roteirizou Samurai Executor (Kubikiri Asa).

A história de Lobo Solitário, sua obra mais famosa, se passa no Período Edo e conta a trajetória de Itto Ogami, ex-executor do shogun e seu filho Daigoro. Itto procura vingança sobre o clã Yagyu que arquitetou uma conspiração que o incriminou de traição, o que culminou no extermínio de seu clã e o forçou a seguir o caminho do assassinato.

A narrativa ganhou uma sequencia intitulada Shin Kozure Okami , que foi publicada entre 2003 a 2006, com autoria de Kazuo Koike e arte de Hideki Miri Mori.

Este mangá é considerado um dos mais importantes e influentes trabalhos já produzidos, sendo uma referencia no ocidente para a cultura e quadrinhos japoneses.

Koike também trabalhou como roteirista com a Marvel, escrevendo um mangá do Incrível Hulk nos anos 70 e, em 2003, fez um roteiro para X-Men Unlimited.

Ele morreu nessa quarta-feira mediante a um quadro de pneumonia. De acordo com a nota publicada no twitter, o autor estava sobre tratamento médico, mas provavelmente não resistiu ou estava com um quadro infeccioso bem agravado e acabou vindo a óbito.

Tradução: “Kazuo Koike, que estava hospitalizado há um longo tempo, morreu em 17 de abril devido a uma pneumonia. Obrigado a todos que amaram Koike. O funeral foi realizado apenas para a família, de acordo com a vontade de Koike. Obrigado a todos vocês”

Marco fez uma review sobre Lobo Solitário em 2017, caso não conheça a obra recomendo fortemente, além de ser um clássico, a historia é bem envolvente e possui o traço característico do Kojima. Vale comparar os traços desse mangá com dos outros ilustradores com o qual o roteirista trabalhou para ver as diversidades da personalidade artística e como um mangaká influencia o traço de outro.

Koike foi uma figura que influenciou e contribuiu para a formação de diversos outros mangakás.

Fonte: Omelete

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.