Yakusoku no Neverland – Impressões finais

O vídeo acima é do Marco, o escrito do redator Marcelo.

Resumidamente, depois do episódio da semana passada, com todo o esquema de fuga, falsa morte do Ray e mutilações, esse episódio, mesmo sendo o final, acaba parecendo um pouco singelo.

As crianças finalmente alcançaram seu objetivo, mas as realizações sem si não foram grandes, já que, em vista do anúncio da próxima temporada, terminar um pouco em aberto não é um problema.

De qualquer forma, o episódio foi bom, entregando um final que cumpre tudo aquilo que vinha sendo prometido, e mantém parte da imprevisibilidade, com de costume, o que para mim encerra tudo de forma positiva.

Diria que terminou como começou.

Bem, o ponto alto desse episódio para mim fica por conta da decisão da Emma em deixar as crianças menores para trás.

Quando o Ray sentiu falta delas na semana passada eu pensei que ele estivesse se referindo ao Phil, então me pegou de surpresa ver que a Emma tinha decidido por deixar alguns para trás e focar na fuga com mais seguranças.

É uma quebra nas minhas expectivas bem legal, já que tinha tudo para acontecer alguns imprevisto com a Emma bancando a protagonista shounen, e criar aquele drama rotineiro sobre não deixar ninguém para trás.

Outra coisa que me agradou foi a participação do Phill no esquema.

Sim, eu estava esperando uma coisa bem na linha da criança traidora do grupo, mas acabou que ele teve um relevância para a história, sem forçar muito em cima do quão perceptivo ele era sobre os acontecimentos.

Também achei que fosse, mas foi até normal.

Quando se trata do desfecho da Isabella como responsável por aquela fazenda, eu também gostei.

Mesmo que seja cruel enviar as crianças para morte, ela nunca os tratou mal, e os criou bem até certo ponto.

As decisões dela envolvem mais questão de sobrevivência do que vilanismo, então vê-la desistindo e, de certa forma, torcendo pelas crianças depois da fuga, acaba sendo legal.

Meu único problema nessa parte é a forma como usaram o flashback dela, e uma importante revelação para a história.

Não precisa ser agora…

Já peso desculpas para quem achou legal essa parte, mas eu, sinceramente, não gostei.

O flashback em si não é o grande problema. Foi corrido, não adiciona nada além do que a gente já tinha visto da perspectiva da Krone e em outros episódios, mas eu ainda aceito como um desfecho emotivo, e exposição de personagem.

Meu problema fica na parte final, quando mostra ela gravida e depois encontrando Ray na fazendo.

Essa era uma informação extremamente importante, que podia mexer, e muito, com o emocional/psicológico dos demais personagens, mas que foi jogada ali em mero segundo sem qualquer aproveitamento.

Eu não sei se é o mesmo no mangá, mas para mim ficou parecendo como uma tentativa desesperada de forçar um plot twist que acabou tendo o efeito oposto.

Se tivesse sido o Ray no lugar da Emma naquela cena de despedida eu teria me comovido mais, já que realmente faria sentido a Isabella chegar naquele pensamento enquanto observava o seu verdadeiro filho dizer um adeus.

Na verdade, seria até um bom desfecho dramático para ambos, mas da forma como ficou, acaba sendo apenas uma exposição apressada, que desperdiça uma grande oportunidade no enredo.

Dava para ter ido mais longe com isso…

Acho que esse episódio final exprime bem a essência de Yakusoku no Neverland como um todo.

Tiveram momentos inesperados, outros que poderiam ter sido melhor usados, personagens que, mesmo parecendo ser importantes, nunca fizeram muito para o enredo (estou olhando para vocês, Don e Gilda), mas outros que criaram situações que surpreenderam.

Ainda tem toda aquela questão de quão realista as ações do personagens, e algumas situações poderiam ser levadas a sério, mas de maneira geral, o anime se manteve dentro do que eu esperava para uma adaptação, sem me decepcionar muito, mas sem surpreender demais.

Nota do Autor pelo Anime: 4/5

Extra

Curioso para saber o que vai acontecer com ela depois das crianças fugirem, mas vai ficar para próxima.
Pergunta: Como a Isabella subiu o muro?
Parece seguro.
Eu ficar muito pistola se tivesse atrapalhado os planos por essa enrolação da Emma para pular, e de tempo da Isabella chegar.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.