Produtor de Shield Hero comenta chance de 2ª temporada e outras curiosidades

Aconteceu um perguntas e respostas com o produtor de Shield Hero no Reddit ontem, e teve algumas coisas bem interessantes. Vou tentar resumir o que me chamou atenção:

  • Quem deu a ideia ao produtor de fazer um anime de Shield Hero foi um associado do Crunchyroll, por isso ele conseguiu um lugar alto no comitê de produção.
  • Para a chance de 2ª temporada, a resposta foi tanto positiva quanto meio genérica: “depende do apoio dos fãs”. Ou seja, ver em canal de streaming licenciado, comprar BD/DVD, figures, etc. Mas ele disse que a chance é alta se os fãs continuarem apoiando o projeto como estão fazendo atualmente, e ele continuar indo muito bem fora do japão.
  • Sobre a recepção do anime, ele diz que monitoram globalmente hoje em dia e não só no japão. O sucesso tem sido muito grande principalmente na China e EUA, bem maior do que eles esperavam. Na verdade ele afirmou que é de longe o projeto dele mais bem sucedido fora do Japão.
  • Ele disse que fica de olho no MyAnimeList para ter uma noção do que os fãs do ocidente estão achando (no momento estou rindo do pessoal que ficava fazendo pouco quando eu dizia que as médias e métricas do MAL era um dos melhores medidores do status da série para os ocidentais que tinha no ocidente…)
  • Ele disse que a verba de cada anime varia bastante, principalmente dependendo do gênero, o que vai totalmente contra o que o produtor de One Punch Man disse (“a maioria dos animes tem verbas parecidas”). Algumas pessoas famosas da industria disseram que tem várias mentiras ou meias-verdade nas respostas que ele deu, então não levem tudo ao pé da letra.
  • O anime “guilty pleasure” dele é Masou Gakuen HxH (eu ri dessa parte)
  • Eles estão tentando não mexer muito no material original de Shield Hero, mas algumas coisas eles acabam tendo que cortar devido ao tempo dos episódios e onde eles tem que terminar cada um.
  • Eles as vezes fazem pequenas alterações na obra para tentar faze-la vender mais ou incentivar a venda de um produto externo, mas nunca a ponto de mudar a obra completamente.
  • Animes de ação são mais complicados de fazer que outros gêneros.
  • Nem sempre a obra escolhida para adaptação é pega pela popularidade, mas apenas porque ele (o produtor), a achou interessante e viu potencial para fazer sucesso.
  • O investimento em projetos frequentemente tem a ver com a popularidade deles. Projetos de obra renomadas ou muito populares podem receber mais investimento ou atenção que o normal.
  • Para a escolha do estúdio e staff eles costumam procurar quem está disponível e que eles acham que combinaria com o tipo de anime.
  • Ele confirma que antigamente muito sobre segunda temporada era decidido quase que puramente por vendas de BD, e hoje em dia está se alterando para sucesso em vendas de licença de streaming externas (principalmente para China, que paga um absurdo por elas). Em suma, com BD/DVD vendendo cada vez menos devido ao advento do streaming, eles começaram a conseguir compensar as perdas com vendas de licença de Streaming. Quando um anime vendo muito BD/DVD, como ainda acontece em casos raros, é muito importante, e ai vale a velha regra que a chance de S2 ou um filme é alta. O que se lê daquilo é que animes “late night” (não é de audiência) ser um fracasso em BD/DVD hoje em dia não praticamente anula mais as chances de nova temporada como antigamente. Se a série for um hit no China ou algo do gênero, tem chances de voltar.

Via Reddit