Crunchyroll vs Pirataria – Cap 3 – Vários sites de anime continuam funcionando normalmente e fansubs não foram tocados

Passado uma semana do início da “crise” dos sites piratas de animes, vários voltaram ao ar ou continuam funcionando normalmente. E nenhum fansub que realmente traduz sem usar as legendas do crunchyroll parece ter sido afetado.

O Punch Fansub, Animes Brasil e alguns outros sites que pegavam legenda do Crunchyroll (fácil notar, não tem como nenhum speedsub lançar o episódio 20 minutos depois que sai no Crunchyroll sem copiar a legenda de lá. Ninguém traduz e edita falas do jap pro PT tão rápido) também voltaram apenas tirando de seu catálogo os animes do Crunchyroll.

O Punch no caso reduziu seu acervo de 1600 animes para 800 depois da limpa. O que deixa claro que o acervo do Crunchyroll não é tão pequeno assim como muitos afirmam. O Punch por sua vez promete correr atrás de vários animes antigos que é difícil de encontrar por ai e o crunchyroll não tem para adicionar ao catálogo.

Mas vários sites também continuam na ativa com animes do Crunchyroll. Tem uma tonelada deles se pesquisar no google, a maioria de pequeno e médio porte (que devem crescer com o fim dos grandes). Exemplos são o AnimeQ e SuperAnimes (o link desse último que redireciona para o Xvideos é um fake dele, o original tem “.site” no final do endereço, não “.biz”).

No caso do superanimes, todos os endereços que levam a ele foram retirados do google, fazendo dele praticamente um “site da deep web” como são chamados sites não trakeados por plataformas de busca (só sabendo o endereço de cabeça para entrar). Existem vários sites de anime pirata nesse sistema, a maioria grandes que foram denunciados por pirataria, retirados do google, mas continuam lá para quem souber o endereço, e tem de tudo.

Em suma, a pirataria continua, e nunca vai acabar. Quem não pode pagar o Crunchyroll vai continuar tendo várias opções, só não vai ser tão fácil quanto antigamente. Mas quem pode pagar o CR devia, já que parte do seu dinheiro vai ter investido em animes como Tate, o qual o CR bancou boa parte da produção nessa temporada.

Esse ciclo de sites grandes caindo e menores surgindo, pegando o lugar e crescendo é bem comum com sites piratas de séries de TV e filmes, só os animes que estavam sendo ignorados até hoje, então as pessoas ficaram mal acostumadas. Se seu site grande caiu e não tem como pagar um oficial, basta procurar que vai achar um novo por ai com o que você quer, basta ter paciência.

O que não tem no Crunchyroll vai ser ainda mais fácil de ser encontrado, porque ele não pode exigir que os sites tirem do ar, então vai ter em muitos lugares. Eu mesmo tenho que usar sites alternativos para o que não tem nele, mas no meu caso uso sites com legenda em ENG (horriblesubs e nyaa.se), então não sei se ajuda muito.

Agora vamos ver se a situação vai se estabilizar assim ou teremos novas surpresas. E vale dizer que o Crunchyroll sofreu algumas quedas nos últimos dias, mas ninguém pode confirmar se foram ataques ou por excesso de entradas no site com vários sites piratas famosos redirecionando para lá.