Crunchyroll vs Pirataria – Cap 2 – Punch vira site “só de animes que não tem no Crunchyroll”

Ao que parece minha previsão no vídeo onde expliquei o que está acontecendo com os sites piratas de anime e o crunchyroll acabou de ocorrer.

O Punch, um fansub bem grande de animes do Brasil, acabou de soltar o comunicado oficial de que vai tirar todos os títulos que se encontram no Crunchyroll de seu catálogo. Os títulos até vão aparecer na busca, mas quando você clicar neles vai ser redirecionado para o Crunchyroll.

Foi exatamente o que comentei no post anterior do assunto de começar a nascer sites focados em “só conteúdo que o Crunchyroll não tem”. Dessa forma o problema do catálogo pequeno do CR é resolvido por sites alternativos e ninguém tem problemas de direitos autorais.

Aquele boato de estarem ameaçando ou indo na porta da casa da pessoa foi negado por eles também (parecia exagerado e não existiam provas, até por isso não falei a respeito no post anterior). No caso deles afirmam só terem recebido um pedido por email.

Segue o comunicado oficial do Punch:

A partir das 18hrs (horário de Brasília (GMT-3)) de hoje, 02/02/2019, o PUNCH será desativado temporariamente para manutenção.

Nós voltaremos com o site, provavelmente, até Segunda Feira, dia 04/02, com todo o conteúdo licenciado pela Crunchyroll indisponível para download. Todas as séries licenciadas pela Crunchyroll continuarão na listagem do site, porém ao clicar você será redirecionado para o site da Crunchyroll.

O PUNCH não mais traduzirá ou distribuirá qualquer conteúdo que seja licenciado pela Crunchyroll no Brasil. Todo anime licenciado pela CR estará disponível para streaming (em vários casos, GRATUITO) no próprio site da detentora dos direitos: https://www.crunchyroll.com/pt-br/videos/anime 

Aproveitaremos a oportunidade para remanejar nossos tradutores e recursos para a tradução de títulos não licenciados que vivem nos pedindo, séries antigas, filmes de anime, doramas, live-action e tudo mais que não colocar nossa comunidade em risco. Esperamos que vocês entendam o acontecido e saibam que o PUNCH, diferente de tantos outros sites de streaming, sempre esteve aberto a resolver qualquer impasse da forma mais amigável possível, sempre respeitando a decisão dos detentores dos direitos de transmissão. Não fomos ameaçados. Não fomos “visitados”. Um pedido foi feito e nós acatamos a ele imediatamente, como sempre fizemos dizemos que faríamos em caso de qualquer notificação semelhante.

Acreditamos que é possível manter uma relação amigável e saudável com a industria do anime, e acreditamos que o papel de um fansub sempre foi e sempre será trazer conteúdo de fã para fã de forma respeitosa e agradável não apenas para vocês usuários, mas também para a industria que produz tais séries.

Além disso, esperamos do fundo do coração que a Crunchyroll volte a oferecer o serviço de embed de vídeo com o fantástico novo player HTML5 deles, para que possamos facilitar a vida de quem usa/usava o PUNCH para acompanhar alguma série online.

E um último aviso: Não toleraremos mensagens de ódio em nosso Discord. Quem entrar lá esperando encontrar uma guerrilha contra a Crunchyroll encontrará mais provavelmente um BAN definitivo. 

PS: A gente é super divertido <3. Parem de acreditar em mensagens de hate em grupos de otaku chato ou twitteiros chorões. Vem fazer parte da nossa comunidade também, pô! Dá uma chance pro PUNCH. Não nos julgue pelas atitudes dos fundadores de quase 10 anos atrás :(((