Crunchyroll entra com ação contra sites de anime piratas no Brasil

O Crunchyroll do Brasil entrou com uma ação legal contra diversos sites de animes piratas do brasil, e dai o motivo de diversos deles estarem caindo e direcionando para o Crunchyroll.

Ninguém sabe o motivo de isso ocorrer nesse momento especifico, e alguns cogitam se não foi um pedido do próprio Crunchyroll dos EUA. A questão é que começou essa semana e o Animes Telecine, Central de Animes, Anime Vision e outros sites já caíram. O Crunchyroll até agora não se pronunciou oficialmente a respeito.

Até agora a maioria foi o que é conhecido como “agregadores”, sites que pegam de outros fansubs (ou do próprio Crunchyroll) e vão juntando tudo lá. A maioria hoje em dia pega do Crunchyroll, tanto que a fonte muda, mas a tradução costuma ser idêntica (o que torna irônico quem reclama que a qualidade do CR é ruim, sendo que 90% dos animes nos sites de stream piratas usam a legenda dela).

Os fansubs que não tem pop ups e propaganda ou contas vip creio que não terão problemas, só os sites grandes que fazem dinheiro com animes pirata estão sendo caçados (ao que parece).

Uma dúvida que tenho é se existe um site que tem em seu catálogo apenas animes que o Crunchyroll não licenciou. Se fosse o caso, suponho que ele nem teria como processar o site, já que não teria direitos sobre o conteúdo pirata sendo exibido ali. Isso é mais uma curiosidade minha que outra coisa, no entanto.

O Crunchyroll, no entanto, vem pegando os animes mais populares de cada temporada para seu catálogo, então é obvio que a maioria dos sites piratas que visavam muitas views e lucro não iriam abrir mão de colocar esses animes no catálogo. Mas com a situação atual, talvez esse cenário mude e realmente surjam sites de animes com “apenas o que não tem no Crunchyroll”.

“Mas Marco, pirataria nunca acaba, mata um e surge dois”. Sim, de fato, mas vamos convir que estamos no mínimo em uma situação de “transição”. Como as coisas vão ficar no futuro quanto a pirataria de animes, é aguardar para ver. No meu caso uso o Crunchyroll a anos (o player antigo era um lixo, mas o em HTML5 atual é ótimo), e o que não tem nele tinha que ser em “fontes alternativas” mesmo, no meu caso geralmente americanas.

Por fim ajudaria se o próprio Crunchyroll se pronunciasse a respeito para deixar as coisas mais claras, mas os sites afetados parecem realmente se limitar aos que copiaram as versões dos animes dubladas do CR ou que copiaram suas legendas, os outros parecem estar funcionando normalmente até agora.