Sword Art Online 3 Alicization #15 | Impressões Semanais

Depois do episódio extremamente morno contra Deusolbert, Alicization nos presenteou com um episódio mais emocionante, e com cortes mais coreografados do que uma simples disputa de pirotecnia.

Não que disputas de magia não sejam empolgantes, já que é algo bonito de se ver quando possuem um bom storyboard que é decentemente animado.

E no caso dessa temporada do anime, as magias são extremamente bem acabadas, e os efeitos são algo de deslumbrar os olhos, já que a produção faz um bom uso do filtro digital e do CGI.

Mas, definitivamente, apenas efeitos bonitinhos de alguns segundos não são suficientes para manter o público interessado. E quando dois espadachins se enfrentam, o normal é as pessoas quererem um pouco de esgrima e algo mais dinâmico e emocionante.

E a luta contra Fanátio acabou mesclando, até que de forma razoável, o uso da magia com a coreografias de batalha que faltava nos episódios anteriores.

Ah … finalmente um embate de verdade… obrigada Kami-sama T.T

O que me deixou esperançosa de que as lutas futuras possam ser melhores e mais bem animadas. Já que é óbvio que, na situação que o inimigo terminou este episódio, no próximo, provavelmente, tenhamos a luta com o cavaleiro seguinte.

No entanto, em relação a enredo, não posso dizer que o episódio me agradou tanto e provavelmente a novel consegue ser um pouco mais pé no chão por causa dos detalhes cortados.

Por exemplo, no momento que Kirito levanta e ataca as gêmeas malditas, ele simplesmente pede que os cavaleiros na sala esperem um pouco antes de atacá-los pra explicar a situação para as lolis.

Já que o óbvio seria Fanátio dar a ordem para atacá-los e suprimi-los, e não apenas ficar assistindo a cena toda. No entanto, mesmo com este escape, a escrita acaba sendo caricata e clichê demais, com o protagonista explicando como escapou da armação das duas assassinas.

Em suma, em um desenvolvimento mais dinâmico, isto não seria exposto, mas deixado como algo mais subjetivo e sutil. E na verdade, já dava para desconfiar que Kirito suspeitava delas pela expressão que ele fez ao encontrá-las na escadaria.

Então não seria novidade que ele tivesse feito um plano de salve-guarda, caso realmente elas fossem o que ele suspeitava que eram, dai não ter necessidade dele explicar o que fez.

Para o Kirito fazer esta exposição toda… Kawhara se inspirou em animes de detective clichês né?

Contudo, o problema é que o plano em si não é ruim, mas não fazia sentido usar aquela artimanha, já que era óbvio que as duas não eram o que diziam ser.

O ideal era se livrar delas logo, seria melhor do que fazer toda aquela maracutaia para serem levados a um lugar que os dois acabariam chegando de qualquer maneira.

Sendo que este tipo de estratégia é usada apenas quando você não sabe chegar a determinado lugar, ou quer chegar logo a um alvo difícil e se deixa capturar de propósito pelo inimigo, e não da forma utilizada.

Além de ser algo arriscado demais, se por exemplo, o veneno fosse extremamente letal, ao invés de um paralisante, pela demora da magia que ele pronunciou funcionar, ele teria ido pra uma cova.

Então, quando o indivíduo sabe que esta lidando com assassinos, o certo é matá-los logo, não importa a aparência ou a idade deles em questão, assassino é assassino.

Outro detalhe é Kirito avançar diretamente em direção a Fanátio, passando pelos cavaleiros de forma tão fácil e sem sequer derrotar algum deles.

Ele praticamente deixou todos de pé, e Fanátio simplesmente fala que vai lutar com ele, quando na novel ela fala que só vai lutar com ele quando suprimir seus vassalos.

E enquanto ele lida com os ajudantes dela, ela começa a pronunciar o encanto do armamento, o que é mais verossímil do que o ocorrido no anime.

Partindo para o ataque… mas sério que vão deixar eles de pé ?

Contudo, o anime fez estes cortes e tornou o desenvolvimento mais rápido para que passasse de forma direta que ela não mandou os ajudantes o alvejarem porque queria uma disputa justa com ele. Mas esta escrita se torna mais falha que no original.

Já que, se os cavaleiros fossem mais racionais, enquanto ela lutava com ele, pediria ajuda de seus vassalos porque o objetivo é matar o inimigo e impedi-lo, não ficar em uma disputa de honra.

Mas uma coisa que gostei bastante nesse episódio, foi o autor mostrar o complexo de inferioridade da Fanátio por ela ser mulher em meio ao campo de batalha e o passado das duas assassinas.

Por mais que a trama e conflitos pessoais dos cavaleiros sejam jogados superficialmente, quando deveriam ser trabalhadas de forma mais detalhada, eu aprovo porque dá mais vida aos personagens.

Não deixa os cavaleiros muito padronizados e dá mais individualidades para eles, além disso, apresentarem mais personagens femininas como espadachins é legal por dá uma maior representatividade as mulheres.

E a história de Fanátio é até que interessante, já que conota que por mais que ela tenha conseguido o respeito e reconhecimento de outras pessoas como do Kirito e do Bercouli, dado a um trauma passado, ela não se consegue ver sendo reconhecida por eles.

E o discursos direto do Kirito pode ajudar ela a notar que ser mulher não é um problema, e que ela mesmo que se inferioriza.

Isto é basicamente quando o maior adversário da pessoa é ela mesma

Sendo que as mesmas coisas que Kirito questiona nela, é o que Bercouli questionou (cena do flashback rápido). Sinceramente, eu desejo muito que o anime e a novel trabalhem mais estes problemas pessoais dos personagens, porque eles são interessantes.

Além disso, por ser um Cavaleiro da Integridade e pelo trauma em questão quando o mundo parece aceitar espadachins femininas, provavelmente ela é de uma época que as mulheres eram menosprezadas.

E seria uma pena desperdiçar uma personagem como ela apenas para batalhas, quando obviamente a história poderia desenvolvê-la e trabalhá-la melhor.

No entanto, mesmo que tenha gostado de se exposto um problema psicológico do adversário (Fanátio), infelizmente, complexo de inferioridade não se cura apenas com palavras bonitinhas.

Por ser algo único e pessoal do indivíduo em questão, leva tempo para ser sanado, sendo necessário a pessoa querer se amar e se aceitar em questão.

O que, com toda a certeza,a garota ainda não o fez, já que ela tenta se matar em prol de sua missão como cavaleira da integridade. Demonstrando que ela acha a missão dela mais importante que a própria vida.

Em suma, Alicization melhorou na questão de que nem todos os antagonistas desta temporada são realmente vilões, mas vitimas de uma verdadeira lavagem cerebral.

Mas como dito em review anteriores, Kawahara não consegue fugir de clichês e o que esta matando a obra pra mim é a postura de protagonista extremamente padrão do Kirito.

Pior que quanto mais ele fala isto, mais acho que vai dá ruim no final dessa temporada XD

Os discursos dele são, em sua maioria, fugidos de um manual para heróis caricatos. Quando, compreendo que é sublime ele querer salvar aquelas pessoas e criar um mundo melhor .

Mas, infelizmente quando você esta em uma situação como a dele, mortes são necessárias e o que esta faltando em SAO é esta seriedade dos sacrifícios para a construção de um novo mundo.

Ele praticamente quer deixar todos os inimigos vivos por saber que eles são meros piões, mas a questão é que eles querem matá-lo e às vezes não há escolha, se não tirar a vida do adversário.

Mas este episódio conseguiu entregar o que a maioria das pessoas queriam que era uma disputa mais acirrada do Kirito com algum inimigo.

E dessa vez, realmente foi mais perceptível a sensação de dificuldade do herói, e que os cavaleiros não serem vilões não quer dizer que não sejam perigosos e mortais.

Me agradando de forma considerável, já que na luta contra o arqueiro, não senti em momento algum os sentimentos de um empecilho real ou uma disputa mortal.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

 #Extras

Quem disse que na idade média não tem pistola a lazer? XD
Urg… essa deve ter doido
Heim… essas faíscas não queimam não?
Kamehame….. Não, um espelho
Insanidade ou bravura? Acho que entre os dois
heim… vai um picolé ai?
Falta do Bercouli dizer ei, você é um mulherão gata

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.