Diretor de Berserk explica motivo de animes mal feitos e falta de diretores de animação na indústria de animes

Shin Itagaki (Berserk, Devil May Cry) comentou em uma coluna online do Web Anime Style que um dos problemas atuais da indústria de animes é a falta de diretores de animação. Com a produção de animes demais ao ano, os animadores não são adequadamente treinados devido à falta de tempo, resultando em muitos erros e problemas na produção, e fazendo com que os diretores de animação tenham mais carga de trabalho do que deveriam.

Os diretores de animação costumam supervisionar os quadros-chave desenhados pelos animadores, revisar os desenhos e fornecem feedback quando necessário. Segundo Itagaki, hoje em dia é comum que 80% a 90% da animação-chave que é enviada seja redesenhada pelo diretor de episódio e animação. Eles são muito solicitados pelos estúdios, e de vital importância para garantir a consistência na animação. Para enfatizar a alta demanda por diretores, ele mencionou que recentemente recebeu duas ligações para atuar como diretor de animação, e revelou que ele também atuou na mesma área em algumas partes de Ulysses: Jeanne d’Arc to Renkin no Kishi (Ulysses: Jeanne d’Arc and the Alchemy Knights) como um papel não creditado.

Além disso, Shin Itagaki afirma que a falta de qualidade não é por negligência dos assistentes de produção ou atraso nos storyboards, mas porque as empresas pequenas e médias perdem os diretores de animação para as grandes. Em outras palavras, a produção não tem escolha a não ser aceitar a animação ruim em razão da falta de mão de obra disponível, e claro, falta de tempo o bastante para conseguir encontrá-la quando o cronograma de produção é muito apertado.

Fonte: ANN