Irozuku Sekai no Ashita Kara #06 – Impressões Semanais

Depois de cinco episódios mais dedicados ao lado Slice of Life da história, finalmente tivemos algo focado em desenvolver um pouco mais dos problemas da obra, e até mesmo responder algumas questões em cima disso.

O bendito peixe dourado já vinha sendo um indicativo visual bem forte até aqui, e agora, com essa explicação sobre o mesmo, consegue gerar algumas ideias bem bacanas para o anime.

Aquele leve simbolismo.

Confesso que sou meio, talvez muito, obcecado com mistérios, ou seja, não preciso dizer muito que o início desse episódio me fisgou direitinho (piada ruim do dia).

A presença do peixe já me chamava a atenção, mas nunca fugiu muito de um conceito relacionado a uma materialização visual por parte da Hitomi, como quem queria indicar que algo mais mágico estava acontecendo na sua vida, literalmente.

Sendo assim, ouvir que aquele peixe era um desenho feito pelo Aoi na infância, me fez ficar curioso para saber o porquê, já que a minha ideia sobre o animal era diferente, como falei algumas linhas acima.

Se era um desenho das memórias do Aoi, como é que a Hitomi estava materializando ele para si? Teorias de parentescos futuros a parte, eu acabei comprando essa ideia simples de mistério, e pagando para ver até onde iria, o que, curiosamente, fez com que o episódio se tornasse bem interessante de acompanhar.

Eu sou fraco para isso, desculpa.

A forma como usaram a inserção da Hitomi no desenho do Aoi acabou sendo extremamente divertida para mim, trazendo uma experiência bem mais simbólica para o anime.

A forma como usaram um cenário mais infantil, com um parque de diversões e fogos de artifício, remetendo a um aspecto de felicidade e alegria, para então ir, aos poucos, sendo transformando em um ambiente mais sombrio, com esses mesmos elementos sendo subterrado por um deserto, faz com que seja uma forma curiosa de entender o que estava acontecendo ali.

Eu cheguei a pesquisar um pouco do simbolismo que os peixes podem carregar, e muitos deles encaixam nesse aspecto emocional que o bloqueio estava causando no Aoi.

A transição do peixe nadando em um rio límpido e transparente, para então ficar preso nas areias, assim como, alguns outros sendo sufocados pelo turbilhão de tinta, referenciam bem essa morte criativa do protagonista, e a cobrança que ele se impôs.

O curioso nesse conceito envolvendo o animal, é que acaba também servindo para a Hitomi, já que um dos simbolismo que o peixe representa é a busca por revitalização, ou no caso, algo mais perto de reinvenção, onde ela, literalmente, quer  enxergar o mundo com outros olhos, principalmente por aquele final, onde o peixe a acompanha colorindo o cenário.

São ideias simples, mas que trazem um desenvolvimento de personagem diferente para a obra, relacionando a personalidade do Aoi através desse mundo mágico criado pela Hitomi, e aproveitando bem a temática da obra em cima dessa visão artística.

Gostei bastante disso no episódio.

A resolução desse mistério em cima da aparição do peixe acaba se dando através de algumas explicações feitas sobre os poderes da Hitomi, onde daria até para dar uma justificada naquele encontro predestinado que os protagonista tiveram lá no primeiro episódio.

Pelo que entendi, não era como se os desenhos do Aoi estivessem impactando a Hitomi diretamente ao ponto de a fazer enxergar o peixe e tudo mais, seria algo mais próximo dela, sem querer, ter puxado o desenho com a sua magia em um momento de curiosidade.

Praticamente confirma a hipótese dela ter excluído as cores com magia.

O interessante, no entanto, acaba ficando para a parte final, já que estamos na metade da temporada, e a Hitomi recuperar as cores agora é um pouco inesperado.

Talvez seja um condição temporária, e que será revertida na próxima semana, ou quem sabe, vão focar essa segunda metade em ela aprendendo voltar para o futuro, mas seja como for, foi um gancho curioso.

Não deixando apenas isso como solução para o problema, já estaria bom.

De maneira geral as coisas continuam bem próximas do que  vinha sendo até agora, com um pouco de desenvolvimento através  de um clima mais leve, e os personagens secundários agindo porque tem reagir ao universo da história.

No entanto, particularmente achei um bom episódio, onde conseguiu apresentar essa questão da magia da Hitomi influenciar seu redor em um contexto mais interessante, e desenvolver um pouco dos personagens através de uma perspectiva mais subjetiva, relacionando a aparição do peixe dourado.

Espero que continuem dando mais atenção para esse lado, e que consigam aproveitar os demais personagens no processo.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Um coletânea porque eu gosto dessas roupas.

Kohaku sempre funcionando para ser destaque no anime. Ela consegue encaixar bem no que os personagens precisam ouvir, sem parecer forçado demais.

Mais um pouco de atitudes como essa, e ela fica mais interessante para mim.

Extra sobre simbolismo

Minha interpretação, claro.

Existe uma aspecto interessante do psicológico emocional do Aoi com esse ideia do peixe. Por essa conversa com a garota, o anime referencia a aquela barreira que alguns artistas passam ao ter que  superar a mentalidade de que hobbies não devem ser vistos como possibilidades concretas de profissão.

A questão que quero chegar, é que momento antes, durante a visita da Hitomi ao desenho, tem uma cena que justificaria o motivo dele ter feito aquela pergunta para a garota.

Cena em questão.

Dentre os simbolismo que encontrei, o salto de um peixe, ou de um carpa para ser mais preciso, representa coragem, persistência, e coisas do tipo, devido ao fato da espécie em questão nadar contra correnteza.

Ou seja, ligando ao fato da sombra estar tentando capturar o peixe, daria para dizer que seria como se o Aoi estivesse procurando formas de ter coragem, ou alguma coisa perto dessa linha de raciocínio.

Levando em conta que o anime já mostrou mais de uma vez que o Aoi está procurando uma independência financeira, me parece plausível a referencia visual que tentaram criar através daquele mundo, e dos temores que ele carrega.

Só espero que levem em frente isso, e aproveite para expor melhor essas ideias no decorrer do anime.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.