Harukana Receive #12 – Impressões Finais

Com cara de que seria apenas mais um ecchi da temporada, Harukana Receive conseguiu mostrar em poucos episódios uma boa identidade, apresentando jogos divertidos e um grupo de personagens que tinha um certo carisma.

O anime pode não estar livre de seus problemas, mas apresentou bem sua proposta e a trabalhou de forma satisfatória, entregando desenvolvimentos adequados para seus personagens, e se mostrando uma opção interessante para quem busca apenas um pouco de entretenimento descompromissado.

Pode confiar e ir sem medo do ecchi.

Em relação ao décimo segundo episódio, sem grandes surpresas. Por mais que eu tenha passado a primeira metade inteira torcendo para uma virada das gêmeas, a vitória da dupla de protagonistas veio, como o esperado, e encerrou o anime com o clímax prometido.

Por mais que o resultado não seja exatamente justo, quando levamos em conta a diferença proposta pelas habilidades das duas duplas, eu não diria que chega a ser absurdamente forçado ou incoerente.

Houveram aqueles deslizes na semana passada, mas no montante geral o jogo seguiu uma lógica aceitável e pé no chão, tentando mostrar um pouco de bom senso na forma como as coisas estavam progredindo, além, claro, de também ter o salto no tempo que serviu de desculpa para evolução mostrada pela Kanata e a Haruka.

Seria interessante terem seguido a linha realista da disputa, porém, acho valido lembrar que a proposta de Harukana nunca foi ser algo realista, como Hanebado!, por exemplo, que tem todo uma construção de personagem/mundo voltado para isso.

Ou seja a derrota das loiras, de um ponto de vista neutro, não chegou a estragar o anime, ou muito menos fazer o final ser ruim, ele apenas não buscou surpreender, ou marcar, entregando apenas o necessário para fazer valer o esforço das garotas, e finalizar o anime em um ponto que não deixasse as coisas em aberto.

Mas, claro, levando por um ponto de vista um pouco mais particular, não tem como não deixar de ficar frustrado junto da Claire, ainda mais quando tentam criar um drama em cima da derrota, o que só ajudou a me fazer querer ainda mais que elas ganhassem.

Não se deve magoar a waifu.

Depois do final da partida principal, o anime encerra de maneira bem simples, fazendo um inception de um episódio de praia, em um anime de episódios de praia, que nada mais serve para reforçar o clima de amizade entre a garotas e finalizar tudo de forma bonitinha.

Senti falta de algo que desse um desfecho mais emocionante ali,  para não ficar apenas naquele clima delas fazendo churrasco e se motivando (o reencontro com a Narumi seria perfeito aqui), mas, seja como forma, não deixa de ser um final adequado, em vista de não prometer muitas coisas, afim de evitar a sensação de que tudo ficou aberto.

A Haruka e Kanata ainda vão participar do torneio nacional, mas o anime fechou bem esse arco das qualificatórias, e não deixou coisas para trás sem responder, pelo menos não que eu me lembre.

Sem promessas vazias de segunda temporada.

Harukana Receive pode não ser um anime que se destaque pela qualidade técnica das suas partidas, ou por disputas empolgantes, mas certamente consegue entregar um entretenimento satisfatório, que pode muito bem divertir facilmente.

A simplicidade e falta de compromisso em tentar ser algo grande são justamente a maior qualidade da série, sabendo aproveitar bem essa falta de expectativa no gênero ecchi para trazer alguns desenvolvimentos de personagem interessantes, e apresentar o esporte sem grandes problemas.

O anime não está livre de fanservice, claro, mas até mesmo nisso consegue se mostrar bem estruturado, dificilmente abusando muito das situações para “impressionar” o espectador.

Se tudo o que você quer é um anime divertido e carismático, Harukana Receive pode ser uma opção interessante, que até mesmo pode levar a alguns surpresas durante o processo, devido a forma como aproveita o vôlei e suas mecânicas/estratégias.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Bateu até uma bad depois disso…

Última Narumi =/

Narumi está decepcionada com quem pensou besteira aqui.

Esperava um pouquinho mais da parte final do jogo, mas ok…

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.