Hanebado! #11 – Impressões Semanais

Hanebado! começa a entrar em sua fase complicada, onde tem que resolver os dilemas criados em cima da Ayano. Quais os resultados da volta da Uchika, e como a Aragaki vai superar a diferença de habilidade entre elas?

As respostas para essas perguntas começam a aparecer e, pelo menos em relação ao jogo, se mostraram bem otimistas para mim.

A mãe da Ayano ainda é o grande porém do final, mas o jogo parece que não vai decepcionar.

Bem, a primeira parte do episódio não é muito diferente daquilo que já tinham mostrado antes, e do que boa parte das pessoas que estão assistindo já tinham percebido.

Basicamente, a proposta ali foi mostrar mais um pouco dos efeitos da volta da Uchika na vida da Ayano, e em  como ela está lidando com aquilo, enquanto que, de quebra, confirmam que a mãe da Ayano tem uma visão bem própria sobre treinamento e dedicação ao esporte.

Acho que não precisa comentar muito sobre como essa ideia de abandonar a garota para fazer ela mais “forte” soa fraca e sem graça para o desenvolvimento do enredo (sem levar para o lado emocional aqui).

Já era meio que esperado há um tempo, então eu realmente não vejo motivos para dizer que foi aqui que estragaram tudo. O drama da Ayano sempre foi o mais fraquinho para mim, então apenas mantiveram o desenvolvimento “ideal” para o que já vinha sendo proposto, que seria levar a essa desculpa esfarrapada de “proteção”.

O que ainda me mantém um pouco esperançoso sobre tudo isso, é a Ayano continuar firme com seu ideal de abandonar a mãe, o que dá uma quebrada nesse clichê do “foi tudo pelo seu bem”.

Porém, como não tivemos um encerramento, não dá para saber se não vai rolar um perdão depois dela organizar melhor os sentimentos nos devidos lugares.

Espero que não tenha muito sentimentalismo, mas vai saber…

Para ajudar a render um pouco mais essa transição até a disputa final, o episódio mostra um pouquinho das preparações da Aragaki, o que não chega a ter algo realmente impactante, mas não deixa de ser uma forma de ajudar a criar mais empatia pela personagem, e entender como ela vem se preparado.

As provocações da Ayano ainda me fazendo torcer o nariz, mas a indiferença da Aragaki acaba sendo o comportamento ideal, então não chega me incomodar muito ela continuar agindo daquela forma.

A tentativa de intervenção da Elena foi até interessante, principalmente no final quando ela decide falar com a mãe da Ayano, mas não me parece ser a possível solução do problema.

Na verdade, isso tem sido um ponto positivo desse final para mim, porque até agora eu não consegui achar um solução óbvia para essa mudança da Ayano( supondo que vá acontecer, claro).

Dá para teorizar algumas possibilidades, mas o anime tem conseguido direcionar bem esse suspense sobre quem vai colocar juízo na cabeça dela, e como vão tirar essa frustração emocional que tem pela mãe.

Dá para ter um pouco de expectativas sobre isso… Acho…

Por final, temos o início do jogo, que o episódio deu uma bela subida de nível, e me deixou bastante esperançoso sobre um disputa justa para o final do anime.

Eu sei que pode não ser muito realista a Aragaki ganhar com base no esforço, mas a forma como apresentaram esse início de jogo pode ser a chave para fazer a ideia funcionar.

As explicações da estratégia que a Aragaki decidiu usar conseguem ser bem convincentes, e tiram aquela sensação de que o jogo está apenas sendo disputado com força de vontade e “sorte”.

Ao menos nesse inicio, existiu uma lógica por trás dessa vantagem conseguida, e que se bem explorada, pode fazer a derrota da Ayano não ser tão forçada, além de funcionar para deixar o jogo ainda mais tenso.

Fiquei curioso para saber como vai continuar a estratégia.

Hanebado! traz um bom episódio, começando com um início mais lento, focado em terminar a transição do torneio, mas que fecha tudo de forma promissora, dando inicio a partida da Ayano x Aragaki.

A influência da Uchika na história ainda está ali para assombrar, mas pode ser que tenhamos um bom jogo na semana que vem.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Pena o anime não saber aproveitar isso muito bem…

Eu gostei bastante desse diálogo entre os dois orientadores do clube, por ser uma visão que eu compartilho sobre essa coisa de esforço x talento. Mesmo que os resultados sejam diferentes, não é como se as coisas simplesmente acontecessem na vida das pessoas, então essa “culpa” que colocamos no talento, acaba me parecendo uma desvalorização dos méritos de alguém.

Infelizmente, o anime não conseguiu expressar isso muito bem, já que a relação da Ayano com a mãe, que seria a ponto de esforço dela no badminton, acabou tomando outros ares, perdendo parte do apelo que teria em cima dos pesos que ela carregou para ser quem é.

Essa jogada matou a Ayano bonito.

E é sempre bom lembrar da animação.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.