O Anime mais Triste? – O Túmulo dos Vaga-lumes e In This Corner of the World | Review

 

O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka) é considerado por muitos como o anime mais triste já feito. A história é de fato bem depressiva, se passando durante o fim da segunda guerra mundial, com um garoto que acabou de perder a mãe para um bombardeiro tendo que cuidar sozinho da irmã mais nova.

Infelizmente eu não fui um dos muitos afetados pelo filme, primeiro porque não consegui simpatizar com o elenco central, e segundo porque parte da surpresa que eu teria é estragada no começo do filme. Eles basicamente te dão o spoiler da parte mais triste e depois começam a te mostrar como as coisas terminaram daquela forma.

Alguns podem chamar de ideia inovadora, mas para mim foi só uma forma de matar minha surpresa e já me preparar para o que viria a seguir. Junte isso a baixa empatia do elenco central (a não ser que você seja do tipo que tem empatia por qualquer um em dificuldades), e um filme com uma história bem triste acabou por não ter efeito algum em mim. É um filme bonito e bem dirigido com uma história realista, mas fica nisso.

Os destaques ficam para algo comum nos filmes da Ghibli: animação fluida o tempo todo, atuação extremamente realista e uma boa história. O design simplista eu não gosto, como todo filme do Ghibli, mas ai é algo mais pessoal.

Talvez com uma história mais movimentada, jogando o protagonista de uma situação complicada para outra constantemente, eu poderia me entreter mais, mesmo não simpatizando com o elenco, mas como boa parte é um slice of life/drama, eu acabei meio entediado em algumas partes.

Antes que perguntem, Kimi no na wa é um exemplo de drama longa metragem que mantém a trama em movimento o tempo inteiro, o que ajuda a prender sua atenção (na verdade o próprio diretor comentou que se esforçou para deixar o roteiro fluido dessa forma, evitando tempo para “dar aquela olhadela no smartphone”, como ele mesmo descreveu).

A única coisa que ficou na minha cabeça durante o filme foi a burrice do garoto (compreensível dado a idade). Se tivesse engolido seu orgulho e aturado a mulher daquela casa nada de tão ruim teria ocorrido. A situação na casa dela não era boa, mas era bem melhor que a opção que ele inventou.

No fim “O túmulo dos vagalumes” é de fato um filme realmente triste, mas que não necessariamente vai te marcar, caso não consiga simpatizar com o elenco central, como foi o meu caso.

Um outro filme mais recente que trabalha esse mesmo tema é “In This Corner of the World”, que embora mais positivo, também mostra de forma realista os horrores da guerra (por sinal culpa do Japão, que atacou Pearl Harbor e ao invés de se render quando começou a perder feio a guerra, ficou fazendo birra e deixando seu povo sofrer até os EUA ficarem de saco cheio e meterem 2 bombas nucleares lá. Só aí eles resolveram esquecer o orgulho e se render.).

O filme acompanha a história de uma garota que acaba se casando de forma arranjada e é obrigada a ir morar com a família do marido. A cidade em que ela está é constantemente atacada por bombardeiros, e o filme mostra a vida dela em meio disso. É uma história bonita e bem realista, e o design extremamente simplista vai fazer lembrar dos filmes da Ghibli, para quem curte.

Em geral quem gostou de In This Corner of the World deveria dar uma olhada em O Túmulo dos Vagalumes, e vice-verça. Ambos tem temas muito parecidos, mas trabalhados de perspectivas diferentes.

Eu particularmente preferi o segundo, já que o modelo de narrativa me entreteve mais, mas na parte de emocionar nenhum deles funcionou muito para mim. Ainda assim, são filmes com boas histórias que valem a pena para quem curte slice of life e drama.