Attack on Titan #40 a #44 – Impressões

 

Alguns estavam se perguntando nos comentários porque eu não estou falando de Shingeki 3 semanalmente. Bem, porque não tinha nada de interessante para falar. Ou mais precisamente, “quase” nada ali me dava vontade de comentar sobre, mesmo que não estivesse necessariamente ruim.

Eu meio que entendo agora a reclamação de alguns com esse arco político (embora tenha quem adore ele também) e porque eles resolveram cortar parte dele no anime. Pelo que olhei do mangá rapidamente, o que cortaram foi mais construção para a resolução, que soa muito fácil. Mas a questão é que a maior construção em cima e formação de alianças não daria uma sensação mais épica a tomada de poder dos revolucionários. Aquilo seria feito da mesma forma.

É basicamente uma tomada de poder fria, sem guerra, grandes surpresas ou reviravoltas. Chato, foi o que achei da conclusão daquela parte, não necessariamente ruim, mas sem emoção. Tanto é que a coisa que mais me chamou atenção foi o Rei ser um idiota. Pela cara séria de “não dou um fuck, blebe” que ele fazia eu jurava que ele tinha uma carta na mangá, era um titã fodão ou um puta estrategista, mas não, era um idiota.

É uma quebra de expectativa pouco usada, já que diferente da padrão, do cara que parece não ter nada de mais e na verdade é fodão de alguma forma, o cara que parece fodão e na verdade é um bosta não empolga muito, só causa o sentimento de decepção (tipo o que fizeram com Homem de Ferro 3, um dos mais odiados filmes da Marvel até hoje). Não deixa de ser interessante e a maior surpresa da parte política, no entanto. Mas de resto eu achei a resolução sem sal.

Outra coisa que não gostei foi a inocência daquela cena que o policial corrupto revela uns podres e em seguida toda população da área já está apoiando os revolucionários… Não é tão fácil! As pessoas tem medo, só isso não é o bastante para fazer todos se virarem a favor deles e arriscarem morrer (Shingeki não é uma democracia, o Rei não é eleito!), aquilo no máximo serviria como uma fagulha inicial.

Bem, em suma, não fui muito fã da parte política da coisa toda, dai eu só me animar a voltar a comentar quando retornamos a parte dos mistérios, suspense e ação, na qual acho que Shingeki funciona muito melhor. Tanto é que a própria staff decidiu rushar a parte política, com a aprovação do autor, que parece não ter gostado muito dela também.

Outra coisa a se notar é que, diferente do Armin do nada chutando corretamente como funcionava o poder dos Titãs (não tem emoção nenhuma em revelar as coisas dessa forma… E ainda soa estranho ele ter acertado tudo que disse), a parte da História no sub-solo volta a revelar as coisas de forma mais impactante e climática.

Não que seja uma regra, mas fazendo assim se cria muito mais impacto com a informação, e impacto nunca é demais. Claro que revelar as coisas assim sem ficar massante e matar a própria tensão da situação é mais complicado, mas é ai que está o desafio de um bom autor. Manter uma trama tensa enquanto enfia revelações bombásticas e explicações no meio.

Ver a Historia crescendo como personagem (saindo da casca) foi lindo também. Nada sútil e com o Eren fazendo feio no meio da coisa toda, mas isso nunca foi novidade em Shingeki, o próprio autor não entende como o personagem acabou ficando popular com a personalidade emotiva que possui e falta de cérebro nas horas críticas. Ele lembra o Shinji as vezes, só que menos covarde. “Mas Marco ele descobriu que comeu o pai!”. Não, o pai dele obrigou o Eren a comer ele, chama-se suicídio, isso foi deixado bem claro. Obviamente com motivos que devem ser explicados em um futuro próximo.

E acho mais bizarro ainda que a História que teve que pensar no obvio, que o Eren deveria estar pensado depois de ouvir as explicações. “Se eles tinham aquele poder todo porque nunca fizeram nada contra os Titãs a volta da muralha?”. O pai dele só atrapalhou a transição de poder da família, porque claramente eles não tinham intenção alguma de acabar com os Titãs, caso contrário teriam feito isso a tempos. Portanto, o dramão do Eren fez menos sentido ainda para mim. Se o pai dele não tivesse feito nada, as coisas continuariam na mesma com os Titãs.

No mais queria saber como o cara virou um titã bebendo o soro de espinha de titã quando todo resto teve que injetar na veia… Espero que explique isso ou ele ganhe uma transformação meia boca. E não, ele estar com a boca machucada não justifica. A diferença entre mandar aquele tanto de liquido pela corrente sanguínea e colocar a linguá cortada em cima de uma possa rasa de liquido é anos luz.

Deve ter faltado eu falar de alguma coisa, já que foi tanta informação, mas o resto deve estar no vídeo. No geral uma boa retomada para o que Attack on Titan tem de melhor, cenas de ação impressionantes, trilha sonora épica (que não tinha onde colocar na parte política…) e momentos de impacto.