Tenrou Sirius the Jeager #01 e #02 – Caça aos Vampiros | Impressões Semanais

Vampiros se tornaram bem populares, talvez até tenham perdido um pouco de força agora, mas há uns três anos eles eram uma verdadeira febre devido a certas adaptações… Hum… Digamos… Peculiares, para não ofender o gosto alheio.

A questão era que, ao menos para mim, aquela tentativa de “releitura” das criaturas acabava não sendo interessante, e até mesmo um pouco decepcionante, visto que a imagem original dos vampiros não era tão bonitinha assim.

Sirius the Jeager surge então com a ideia de apostar nessa época clássica, sem reinventar muitas coisas para o tema, ou trazer aqueles dilemas emocionais (pelo menos não até agora) para as ditas criaturas da noite e sua natureza.

Se isso vai funcionar como diferencial, dependerá muito de cada um, mas ao menos nessa estreia, o resultado parece bem promissor.

Podem guardar os óculos escuros, não tem brilho aqui.

Como falei mais acima, Sirius the Jaeger traz uma proposta tradicional, o que junto, vem a sensação de que estamos lidando com uma história “manjada”. Não que isso seja um problema, mas, caso alguém espere uma início mais inovador, pode acabar se sentindo decepcionado, já que toda a apresentação é bem simples.

Temos um grupo de caçadores estilizados, vampiros organizados em prol da sobrevivência na sociedade, mas sem perder o foco na possibilidade de tomar o controle da civilização, alguns indícios de uma segunda facção trabalhando por fora, um Japão de época (por mais que lembre muito a Inglaterra)  e aquele clima noturno para dar o toque final em tudo.

Isso resumiria bem o que foi mostrado nesses dois episódios, e por mais que seja cedo para bater o martelo sobre as inovações da obra, o próprio protagonista, com passado misterioso – que deve ser a razão para caçar vampiros –, já seria um argumento consistente para mostrar como o anime está ligado a conceitos comuns.

Entretanto, o mais interessante em tudo, é que mesmo soando negativo o que falei, as coisas funcionam, e funcionam muito bem.

Você tem meu interesse.

A premissa de Sirius pode ser simples, mas consegue ser bastante cativante, ainda mais se a temática for do seu agrado, como é o meu caso.

O primeiro episódio consegue apresentar bem todo o universo do anime, como suas diferentes facções, assim como os seus personagens mais importantes, e as possíveis relações que podem surgir em meio a tudo ali.

A ideia de aproveitar o tempo com um suspense foi inteligente, pois força um nível de interesse nos acontecimentos do próprio episódio.

Tudo bem que isso não foi feito da melhor forma possível, deixando claro o verdadeiro responsável pelos crimes logo na metade do episódio, mas, levando em consideração a proposta inicial, criar um mistério não parecia ser o objetivo, ou seja, o clima de “qual será o próximo passado dos personagens” consegue funcionar bem, e você acaba sendo levado a acompanhar como os Jaeger iram chegar até a vampira que está sendo procurada.

Essa movimentação do enredo se torna ainda mais interessante a medida em que vão adicionando as lutas, para que a impulsividade do protagonista seja apresentada, e ajude a construir melhor a imagem dos efeitos que os vampiros tiveram no seu passado, para então levarem aquele gancho final, onde o verdadeiro eu do personagem é mencionado.

Os desenvolvimentos são simples, mas não deixam de ser interessantes de acompanhar.

Por suas vezes, o segundo episódio conseguiu funcionar ainda melhor para mim.

O suspense em volta da investigação sobre os assassinatos aconteceu nas medidas certas, sem entregar facilmente o nome dos culpados (por mais que fosse previsível também), e acrescentarem um terceiro grupo de investigação, responsável por fiscalizar as ações dos Jaeger, acaba criando mais pontos de tensão, além dos envolvimentos com a garotinha serem minimamente interessantes.

Não diria que foram realmente dramático, ou pesado, como alguns outros casos, mas com um pouco de empatia dá para simpatizar com a desgraça toda, ainda mais depois de passar aqueles momentos bonitinhos durante o início do episódio.

Se isso não for o suficiente, a segunda parte do confronto com a vampira estava lá para compensar, mostrando um luta movimentada, e até mesmo um certo clima de tensão, graças a situação do médico transformado.

Por fim, temos mais um plot twist, onde o irmão do Yuliy é revelado, para criar aquele velho dilema de rivalidade/redenção entre os dois, para os futuros episódios.

A ending, por sinal, tem alguns cenas do passado, mostrando eles tendo momento de irmãos. Se não forçarem muito o drama, ou caírem no clichê pesado que esse tipo de ideia gera, pode ser que saia algo legal, ou pelo menos é isso que eu espero.

Pelos comentários do loirinho, ele parece ter feito parte do grupo antes de ficar daquele jeito .

Tenrou Sirius the Jaeger parece ser uma opção bem interessante para quem busca um bom anime de ação. A temática pode vir a ser um grande diferencial, mas vale lembrar que o anime não parece ter o intuito de inovar tanto dentro dessa fórmula, o que, não necessariamente, significa que seja um problema.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Fica o mistério do que é essa caixa.

Só porque gostei dela, já deu ruim =/

Podia ser pior, ela podia ter virado meio coração artificial.

Os vampiros ainda têm essa transformação.

Um pouco das lutas.

E gifs dela.

Apenas porque sim.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.