Tenrou Sirius the Jaeger #03 – Passado Sombrio | Impressões Semanais

Tentando criar um bom contexto emocional para o gancho da semana passada, Sirius traz um episódio focado em construir o relacionamento do Yuliy com o seu irmão, a fim de explicar melhor os objetivos do personagem.

Nem tantas surpresas assim, mas ainda é interessante acompanhar.

Para quem esperava mais um episódio movimentado e cheio de ação, talvez as coisas não tenham sido tão felizes assim, já que essa semana os eventos são bem mais focados nos personagens, do que em criar boas lutas, o que claro, não significa que seja ruim.

Em vista da maneira como o último episódio terminou, era esperado que o anime fosse trazer algumas explicações a respeito dos envolvidos naquele final, por mais que, nessa parte, tenha pecado um pouco, já que tudo se resumiu ao irmão do Yuliy dando de costas sem dizer muita coisa (foreshadowing? Talvez).

De qualquer forma, o passado do protagonista não foge muito daquilo que dava para ser teorizado pelos dois primeiros episódios. A sua vila foi destruída, junto de pessoas importantes,  e no meio disso seu irmão acabou se sacrificando, o que resultou no ódio pelos vampiros.

Por mais que esse desenvolvimento seja um clichê bem comum por aí, o anime, ao menos para mim, conseguiu executar bem, mantendo um certo nível de profundidade no que mostrava.

Não é como se desse para simpatizar completamente com o Yuliy, e achar impactante as perdas que ele teve, mas a construção dos eventos funcionou direitinho, mostrando, não somente um pouco do seu irmão, como também da sua mãe e dos outros membros da vila naquele clima leve e descompromissado.

Sim, é tudo no mais puro clichê, mas clichês não são sinônimos de defeito, e por mais que eu tenha algumas ressalvas sobre o final, quando estamos falando da apresentação do passado do protagonista, o anime não chegou a ser ruim para mim, mantendo uma direção interessante dos eventos, e apresentando os fatos de forma agradável.

Família amorosa, criança esperançosa e um destino traçado pelos costumes da vila.

Criando as devidas relações entre o irmão, a mãe e o misterioso Sirius Arc deve ser a caixa do episódio passado para embasar os objetivos do protagonista, o anime volta a trabalhar um pouco mais do presente, mostrando o estado emocional do Yuliy depois dos acontecimentos que envolveram a garotinha.

Em partes, eu gostei do que fizeram ali. Mostrar a preocupação dos membros da equipe com ele dá um contraste legal para a questão de família que os flashbacks tentam vender, meio que referenciando o fato do Yuliy ter pessoas que se importam com ele, e um lugar para chamar de casa, por assim dizer.

Por outro lado, a tentativa de vender um romance não está sendo das mais inteligentes, já que essa admiração da garota parece existir apenas por ser necessário ter uma relação amorosa dentro da obra.

O fato dela “controlar” o instinto do Yuliy acaba caindo em outro clichê bastante usado por aí e, caso não dê um bom contexto para esse aparente amor a primeira vista, as coisas tendem a ir para um rumo meio forçando, onde a ações dos personagens são mais baseadas no senso comum, do que pelas verdadeiras construções da história.

Seria bom não ser só um amor a primeira vista, ou tentativa de shipp.

Finalizando. O lado emotivo do Yuliy é outra coisa que pode acabar se tornando um problema no futuro, caso não seja trabalhado direito.

A ideia por si só já não é muito atrativo para mim. Essa história de ficar hesitando por conta dos sentimentos pode ter seus fundamentos baseado no emocional e empatia, mas acabam sempre levando a discursos e situações bem sem graças, onde a lógica do “não vou te ferir” acaba piorando tudo.

A conversa do Yuliy com o líder segue por um caminho bem perigoso, onde boa parte dos seus possíveis plot twist se sustentam em coisas previsíveis, como mortes e sacrifícios pelo bem do protagonista.

Espero muito que o anime não vá por esse lado óbvio, e que traga algumas novidades para esse gênero, porque do contrário, vai acabar sendo apenas um anime na média.

Não seja assim…

Mantendo o nível de antes, Tenrou Sirius the Jeager traz um episódio focado em apresentar o passado do protagonista junto de seu irmão.

Ainda é cedo para dizer que são problemas, mas as nuances para os futuros da história tendem para um caminho bem clichê, o que pode vir a incomodar quem esperava algo novo.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Agora é só mostrar o Yuliy transformado em lobisomem e o Van Helsing que fica completo.

Lutinha para não dizer que não teve ação.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.