Highway Blossoms – Um romance yuri sobre caça ao tesouro no deserto | Review

Desenvolvedora: Alienworks

Ano de Lançamento: 2016

Duração: 2 a 10 horas

Idioma: Inglês

Sinopse:

Amber estava viajando na sua autocaravana que herdou do seu falecido avô pelo sudoeste dos Estados Unidos, com dificuldades de superar a perda do mesmo. As coisas começaram a mudar para ela quando ela encontrou a mochileira Marina, nos desertos do Novo México, e começaram a viajarem juntas.

Fora do alcance do seu conhecimento, um antigo jornal de caça ao tesouro foi encontrado, causando um alvoroço a nível nacional, com várias pessoas tentando decifrar os enigmas do jornal para encontrar o ouro escondido.

 

Um dos maiores motivos pelo meu gosto por visual novels é a liberdade que a mídia tem para fazer qualquer tipo de história, pois mesmo que não seja algo muito marcante, ainda acaba sendo algo diferenciado que você pode apreciar bastante. Highway Blossoms é um exemplo disso.

A premissa de Highway Blossoms parece mais ser algo que você veria em um filme comum do que em uma obra japonesa, e isso não é à toa, pois a VN foi realmente criada por um grupo formado por pessoas aqui do ocidente. Isso quer dizer que essa é uma VN ocidental e por isso não possui a dublagem japonesa que VNs costumam ter. Mas fora isso, ela continua sendo uma VN em todos os outros aspectos.

O que mais me agradou na curta leitura da obra sem duvidas foram as interações e o desenvolvimento das protagonistas. As duas são personagens muito interessantes que começam a sofrer lentamente um processo de mudança conforme o relacionamento das duas vai progredindo.

Apesar de ser curta, a VN aproveita bem o seu tempo para explorar as duas personagens principais ao máximo, em situações dramáticas, cômicas ou mesmo comuns, uma vez que a novel sabe usar conversas triviais como um meio de mostrar mais das personagens ao mesmo tempo que aproxima as duas.

Assim, como uma obra de romance, ela flui até que de maneira bem natural e confortável, fazendo com que seja algo bem legal de acompanhar até para alguém que não é tão fã do gênero como eu. E com um romance bem feito e personagens bem trabalhadas, a VN já escapa da perigosa zona que é falhar na sua própria proposta.

A outra parte da premissa da novel, que é a caça ao tesouro, acaba sendo muito bem aproveitada também. Ela poderia ter sido usada de maneira superficial, contanto que fosse bem feito, estaria tudo certo. Mas eles souberam ir além da simples ideia de “caça ao tesouro” e usaram essa premissa como meio de apresentar cenários mais diferenciados, situações inesperadas e, claro, de auxílio para o desenvolvimento do romance na história.

A história em si é super simples, não vai ter nada muito além do que a premissa já te entrega. Claro que tem algumas coisas extras relativamente interessantes, mas nada que surpreenda. Até por que o objetivo principal da obra acaba sendo o foco nas personagens principais mesmo.

Graças a isso, a VN acaba precisando lidar com muita cautela todas as situações e conflitos ao longo da sua duração. Mas, quase como se fosse inevitável, cedo ou tarde acaba tendo algum escorregão na trama, e não foi diferente aqui. Um dos maiores problemas que tive foi o drama que, apesar de aparecer várias vezes, umas duas ou três vezes em especial eles acabam passando do ponto e tornando as coisas um pouco difíceis de engolir. No fim, alguns momentos da VN acabam não convencendo e apenas incomodam a leitura um pouco.

Não bastasse, a obra ainda não consegue engatar nenhum momento realmente marcante ou que faça ela ser especial ou memorável. Muito embora isso acabe sendo um problema menor, visto que a VN peca poucas vezes e o resto do tempo consegue estar sempre em uma sequência boa e agradável de acertos.

A comédia muito presente na obra é bem leve, nada que faça você gargalhar, mas o suficiente para te divertir entre um ponto importante da trama e outro. A personalidade ácida e sarcástica da Amber acaba casando muito bem com a personalidade alegre e alto astral da Marina, que por sua vez surpreende de vez em quando em algumas cenas inusitadas. Há alguns personagens secundários com que participam por um tempinho na VN que são boas adições também, e ajudam a movimentar as coisas tanto na comédia quanto nas partes sérias.

A VN é totalmente linear, não há escolhas, finais diferentes, nem rotas. Apenas uma história com começo, meio e fim. A versão que eu joguei, lançada há dois anos atrás, não tinha dublagem alguma, porém, foi lançada uma nova versão há pouco tempo atrás que adiciona dublagem americana em todas as falas.

A trilha sonora não se destaca, mas ao menos cumpre o seu papel em ajudar na ambientação da VN, não tenho o que reclamar aqui. A arte, por outro lado, é muito bonita e bem feita, embora não seja muito consistente (Mudanças no estilo da arte de uma CG para outra), mas como isso não foi um problema para mim, só tive a apreciar mesmo. Fora isso, os criadores se deram ao trabalho de realmente reproduzir bem vários dos locais visitados na obra, que são locais reais dos Estados Unidos, e isso dá um toque extra especial para a obra em si. Algumas CGs em especial se destacam bastante, quem sabe você não acha um novo papel de parede para o seu PC ou celular?

Highway Blossoms não é o tipo de VN que vai entrar na sua lista de obras mais incríveis que já viu, mas isso nem de perto a faz uma perda de tempo. Ela é uma VN que vale muito a pena conferir, principalmente para você que ainda não está acostumado com a mídia, uma vez que ela é curta e leve de se ler. A obra possui versão para todas as idades (Steam) e 18+ (Patch grátis), você pode escolher a versão que preferir, pois não afeta em nada a experiência da obra no geral.

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."