Top 5 Melhores Animes de Suspense Muito Tensos

 

Nessa lista coloquei meus animes favoritos de suspense, que traduzo como “animes que te deixam tenso para saber o que vai ocorrer a seguir enquanto assiste”. E como dois são repetidos de um vídeo que fiz de top 5 Animes Seinen para adultos, coloquei mais uns extras no final, que gosto e se encaixam bem no tema.

Top 5 Melhores Animes de Suspense Muito Tensos

 

5. Ajin
Adaptação de Manga

 

Gênero: Suspense, Ação, Drama, Sobrenatural.

Episódios: 26 (divididos em 2 temporadas)

Ajin conta a história de um garoto que descobre, depois de um acidente, ser uma criatura sobrenatural conhecia como Ajin. A partir dai, ele tem que fugir desesperadamente de uma organização que captura e faz experimentos com esses seres.

A primeira temporada é muito tensa, eu maratonei tudo com extrema facilidade. Bem movimentado e instigante na primeira temporada, e com direito a algumas surpresas quanto ao protagonista e ao quão legal era o vilão.

A segunda temporada esfria nos primeiros episódios, só ganhando ritmo de novo no final. Mas ainda assim achei um bom anime, que me prendeu sem depender de personagens carismáticos, apenas com o suspense, e claro, o melhor vilão de 2016.

4. Shin Sekai Yori
Adaptação de Novel

Gênero: Suspense, Terror, Mistério, Romance, Sci-fi.
Episódios: 24

Em um Japão a uns 1000 anos no futuro, cinco crianças – os protagonistas Saki, Satoru, Maria, Mamoru e Shun – nasceram e cresceram em uma tranquila cidade que pode ser descrita como uma utopia, transbordada de água e folhagem verde. O mundo é governado por pessoas que tem o “poder amaldiçoado” ou o “poder dos Deuses” da telequinesia. Depois de um certo incidente, Saki e os outros perceberam a verdadeira natureza de seu mundo. Pouco tempo depois, eles aprenderam tudo, incluindo a história sangrenta que trouxe a humanidade a este estado. Os cinco se atiram em uma aventura que ameaça suas vidas, e em lutas pra proteger amigos em um mundo à beira do colapso.

Shinsekai é a adaptação de uma novel de volume único. A série se passa em um futuro distante onde os humanos ainda vivos são de uma raça geneticamente modificada que tem poderes telepáticos. Existem também várias criaturas estranhas que só tem sua origem explicada no final da série. O anime te deixa em um clima de suspense/misterioso intermitente e quanto mais respostas sobre seu mundo e criação peculiares os personagens principais buscam mais perguntas encontram. Chega uma hora em que as respostas vem, cheias de surpresas em sua maioria, mas demora um bocado.

Admito,  no entanto, que tive dificuldades com os primeiros episódios, por mais que alguns fossem bem interessantes, só quando cheguei no 16 que a série engrenou e não consegui mais parar de ver. Considero o final do episódio 17 como o inicio do “grande ato” da série, tudo que veio antes serviu apenas como construção do que iria começar no ep 17. É tensão pura, com você torcendo para seus personagens preferidos saírem vivos da quantidade avassaladora de tragédias e terem seu final feliz.

A série tem vários personagens e passa por três fases da vida deles: infância, adolescência e vida adulta. Os destaques são Satoru, que começa como um pirralho muito chato nos primeiros 6 episódios, mas que amadurece ao londo do anime e se torna um personagem por quem você torce (engraçado que eu achei que ele seria um futuro vilão quando comecei a ver o anime). Saki, a protagonista, uma menina curiosa que faz a série andar. E por último, um monstro chamado Kiroumaru, um dos personagens mais interessantes e imponentes, que você não vai saber se é inimigo ou aliado quase do começo ao fim do anime.

Vale a pena avisar que existe um acontecimento meio inesperado que espanta alguns, em um episódio com uma cena homossexual feminina e masculina de beijo que faz parte da cultura daquele povo na adolescência. É algo que só acontece em “uma cena” de “um episódio” (não dropem o anime por isso!).

Como defeito, só existe o fato de que, por mais que a maioria dos mistérios centrais sejam explicados, algumas coisas menores são deixadas sem explicações detalhadas, permitindo uma gama gigante de possíveis teorias pelo telespectador. Mas no geral, considero um ótimo suspense.

3. Death Parade
Anime Original

 

Gênero: Suspense, Psicológico, Drama.

Episódios: 12

Excelente suspense original, direção, animação, história, é tudo muito bom. O caso do garoto e do policial foi uma das coisas mais tensas psicologicamente que já experimentei em animes. O ideal é ir para a obra sem saber muito, no entanto, o impacto é maior. Mas já fiz um review completo sobre.

2. Steins;Gate
Adaptação de Visual Novel

 

Gênero: Suspense, Drama, Romance.

Episódios: 24 +OVA  (+Spin-off/continuação)

Steins Gate usa da velha fórmula de um grupo de pessoas brincando com a viagem no tempo de modo inocente, com mudanças simples, tentando ajudar os personagens de alguma forma no passado, até que vira uma bola de neve, e o acúmulo de mudanças simples começa a mudar completamente o mundo e a vida dos personagens para pior.

Vários animes têm viagem no tempo mas poucos tem ela como o centro da trama, como é o caso de Steins Gate. E tudo nele faz sentido dentro das teorias de viagem no tempo que ele prega e vai explicando ao longo da trama (existem um monte delas e não vale a pena discutir qual é a certa ou mesmo se existe uma certa).

A única armadilha em que ele cai é o velho problema do paradoxo temporal, que basicamente todo filme envolvendo viagem no tempo tem, então não é necessariamente um demérito. Fora isso ele faz um trabalho muito bom de construção e explicação a longo prazo (não te jogam todas as informações de uma vez).

A história começa meio lenta, mais voltada ao suspense e apresentando os personagens ao mesmo tempo que eles vão descobrindo segredos de “teoria da conspiração” da organização SERN, e o modo de fazer uma máquina do tempo que transmite informações de texto para o passado. Eles começam testando mudanças simples, mas as mudanças mais bobas acabam escalando de modo inesperado.

Os primeiros 11 episódios são basicamente a construção para as diversas reviravoltas emocionantes que vão vir na segunda parte. Essa primeira parte é meio lenta, mas a sensação de suspense intermitente e todo episódio terminando com um acontecimento inesperado, ou descoberta perturbadora ao som da sensacional ending (aqui) te mantém interessado a ir sempre para o próximo episódio (e para quem não tiver essa mesma sensação de interesse, continue mesmo assim, que a trama vai acelerar mais tarde. Steins;Gate não virou o segundo anime mais bem avaliado do MyAnimeList de graça, além de estar entre os 15 mais populares).

A segunda parte é onde o anime desponta e o que era suspense vira uma corrida contra o tempo para tentar concertar o passado, ao mesmo tempo em que o romance ganha mais foco. As reviravoltas nos episódios finais são excelentes e o anime se fecha muito bem. A ligação dos personagens vai aumentando progressivamente e ao final dos 25 episódios você gosta de todos, não tem personagem mal trabalhado, a todos é dada a atenção necessária para a trama funcionar.

Para quem ficar triste quando acabar tem uma boa noticia, existe uma OVA epílogo. Já o filme que lançaram depois é fraco, e usa a viagem no tempo muito mal, de modo que acaba não fazendo sentido se você pensar bem em tudo que ocorreu ali. Podem ver, já que ele não chega a estragar nada, mas é dispensável comparado a série principal e OVA.

O spin-off/continuação, já vale a pena, mas é apenas um extra, a história principal acaba no primeiro anime.

1. Parasyte (Kisekiri)
Adaptação de Mangá

Gênero: Ação, Suspense, Sci-fi, Tragédia, Drama, Romance
Episódios: 24

Aliens em forma de minhocas/parasitas vem para a terra e começam a tomar controle de corpos humanos. Um dos humanos consegue evitar ser completamente dominado pelo alien, que acaba dominando apenas um de seus braços, ao invés do corpo todo. Os dois se tornam aliados e começam a combater os humanos dominados por aliens.

Parasyte tem um excelente primeiro episódio de introdução a trama e ao alien com raciocínio lógico mais carismático que eu já vi. O episódio consegue misturar muito bem explicações, suspense e ação. Isso se segue por vários episódios até o protagonista sofrer um trauma e passar por uma mudança radical de personalidade (muito bem-vinda).

A obra encera sua primeira parte em um clímax emocional lindíssimo sobre a busca por humanidade. Já a segunda metade, enquanto ainda mantém o drama e ação misturados, parece se perder um pouco, principalmente no final, onde fica difícil entender a lógica na cabeça do protagonista, que parece regredir (depois ele se acerta). Mas a história é boa, principalmente de uma das parasitas com um bebe humano. Todo episódio é bem movimentado, o protagonista está sempre precisando criar novas estratégias para derrotar cada novo inimigo e o final encerra bem tudo que foi trabalhado. Vale muito a pena assistir, principalmente para amantes de suspense com ação.

Extras, que não são meus favoritos, mas estão dentro do tema e recomendo:

Boku Dake ga Inai Machi, Death Note e Madoka Magica.