Steins;Gate 0 #07 e #08 – Christina T.T – Impressões Semanais

Seguindo a fórmula de introduzir mistérios de forma picada e entregando alguns clifhangers para prender a atenção, Steins;Gate 0 está conseguindo manter uma narrativa consideravelmente sólida que não desgasta tanto o público sem precisar apelar para cenas tão impactantes como mortes ou momentos com muita ação.

O que esta obra apresenta é a fórmula correta de animes de mistério, que é saber manter o suspense e desencadear pequenas reviravoltas ou momentos chaves na hora correta

E quando cito os momentos chaves, também estou querendo evidenciar o instante correto de desenvolver algum personagem, tanto os protagonistas, quanto o elenco secundário.

Sendo que já estava ansiando algo que influenciasse a psique de Okabe, mas que não fosse apenas “brincadeiras” com os traumas decorrentes de sua experiência dolorosa com o reading steiner.

Nunca fiquei tão feliz com a volta de uma tsundere XD

Afinal, se o roteirista usa demais um recurso, ele acaba não tendo mais tanto impacto quanto no momento que você o aplica pela primeira vez pela obviedade que as pessoas já estarão esperando por aquilo, ou seja, fica algo previsível demais.

Então, o que mais aprovei nestes dois episódios em si, nem foi tanto os mistérios e sim o desenvolvimento empregado em alguns personagens, sendo mais evidente o efetuado no protagonista.

Uma coisa que também já estava ficando um tanto quanto massante para algumas pessoas, e até para mim em determinado ponto da obra, é o foco demais nas expressões de WTF ou angustia de Okabe nesses momentos.

Eu sei que estão querendo frisar o quanto o personagem está abalado psicologicamente, mas ficar evidenciando isto demais acaba exaurindo as pessoas.

Então se elogiei bastante este foco dado as  expressões de desespero do protagonista nos primeiros três episódios do anime, do quarto em diante já estava se tornando algo tão recorrente que mais incomodava do que ressaltava a cena.

Eu sei que é pra reforçar o quanto ele esta fudido, mas vamos dosar melhor isto

Enfoque em expressões é necessário para dar vida e evidenciar as emoções em uma cena, mas para tudo se tem a medida certa já que qualquer coisa em excesso pode se torna nocivo, independente do que seja.

Portanto, o que me deixou bastante satisfeita foi a decisão do roteirista de seguir o clifhanger do episódio anterior e confrontarem o sentimento de culpa e os demônios internos de Okabe introduzindo a presença de Kurisu.

Que definitivamente rendeu uma das cenas mais bonitas da série atual, que é a iniciativa da própria de mandá-lo pra linha beta e forçá-lo a se reerguer do mar de desespero que se encontrava.

Em suma, a atitude dela é um reforço do não se culpe, porque esta decisão também é uma escolha minha e um continue tentando, o que tira bastante um pouco do peso que ele carregava.

Principalmente por achar que ele estava a matando escolhendo a Mayuri, quando a própria Kurisu também optou de forma consciente pelo sacrifício.

Para falar a verdade, esta é a cena que mais me emocionou até agora no anime

Além disso, este encontro não serve apenas para aumentar o shipe no casal,  já que a Makise corresponde daquele jeitinho os sentimentos de Okabe, mas também introduz a resposta para como chegar a linha steins;gate.

Mostrando o quanto os dois se amam, mas que para garantirem a felicidade das outras pessoas que gostam, são dispostos a altos sacrifícios, como se privarem da presença um do outro (Christina T.T)

E a trilha sonora no anime ressalta bastante esta cena por ser desencadeada no timing perfeito, junto com a introdução de um gancho de eventos da série anterior, o da mensagem que Okabe manda para Kurisu.

E não apenas nessa cena, todo oitavo episódio teve um bom emprego de OSTs em momentos importantes ou que acentuam uma decisão, como a cena da  Kirisu no terraço com o Daru.

Contudo, muitas perguntas ainda estão soltas, como o fato se de acordo com Kurisu,  Amadeus não esta ligada aos eventos de mudanças na linha do tempo, quem  esta as desencadeando e por quê?

Concluindo, Steins;gate 0 está conseguindo entregar o que o titulo requeria, com uma direção bastante atuante e que está sabendo condensar de forma satisfatória a história da visual novel, mantendo o essencial e modificando o necessário para fornecer uma boa experiência ao público da série.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.