Steam começa a banir jogos estilo Visual Novel 18+ da plataforma

A Steam começou a mudar sua política de aceitação de jogos na plataforma, e está caçando jogos com qualquer interação mais sexual dos personagens, quer sejam consideradas 18+ ou não. Várias empresas de Visual Novels que licenciaram produtos na plataforma reportaram receber avisos da Steam para censurar determinados jogos ou eles iriam ser removidos da plataforma.

Algumas empresas estão dizendo que mesmo jogos censurados estão tendo problemas, e a Steam está pedindo uma censura ainda maior neles. A exemplo:

Esse aqui é da empresa de Nekopara:

A parte irônica é que esses jogos já tinham o aviso de 18+, assim como outros jogos com cenas de nudez, como GTA V e The Witcher. Mas a própria empresa colocar a tarja de “contém conteúdo explícito ou insinuativo” em visual novels se tornou só uma forma da Steam pedir para tirar eles da plataforma agora… É muito estranho isso, já que a Steam não falou nada sobre jogos ocidentais que contém conteúdo sexual ou extremamente pesado, como GTA ou The Witcher, e está perseguindo apenas visual novels no momento.

Existe uma reclamação antiga de que várias Visual Novels são conteúdo insinuativo ou explícito com personagens de aparência infantil, e aí estaria o problema, não necessariamente em ter cenas 18+, e sim colocar personagens que parecem ter 12 anos de idade nelas. Tem outros elementos também, como os que discuti nesse vídeo bem humorado abaixo, mas aquilo quase ninguém nota…

 

A Steam, no entanto, não está usando esse critério, e sim pedindo a retirada de qualquer Visual Novel com conteúdo um pouco mais explícito. As que são censuradas e possuem um patch fora da plataforma para virarem 18+ com a adição de cenas, estão sendo visadas, mas até o momento só pediram que elas deletem qualquer menção ou link para o patch 18+ dentro da plataforma.

E você, o que acha do assunto? Para mim, se diz 18+ no jogo, eles podem colocar o que quiserem, se não nem existe motivo de ter uma tarja 18+ para jogos…

Fonte: ANN