Darling in the Franxx #16 – Impressões Semanais

 

O texto abaixo é do redator Marcelo, enquanto o vídeo acima é do Marco. Cada um foca em aspectos diferentes, então é ideal ver/ler os dois. 

Voltando do seu descanso de uma semana, Darling traz um episódio bem leve, onde o principal foco é mostrar a relação das crianças, assim como o estado em que elas ficaram após os acontecimentos da última missão.

Para quem esperava algo mais movimentado, que já levasse a algumas explicações e teorias sobre aquela mão gigante, as coisas não devem ter funcionado muito bem, por mais que o anime até tenha algumas informações, somente os segundos finais do episódio dão aquele up sobre o futuro da história, e parecem desenvolver algo.

Tempos de mudanças…

Basicamente, esse episódio é um daqueles casos de transição, que servem para preparar o terreno para o que vai vir, assim como fechar algumas pontas que ficaram para trás depois do clímax. A conversa dos Líderes é um bom exemplo disso, e cria algumas deixas para o que vai acontecer a seguir, como a menção dos pontos de controle que eles conseguiram, assim como as estimativas de baixa que tiveram.

O clima de slice of life no esquadrão também funciona na mesma linha, e serve para mostrar como as coisas ficaram depois da volta da Zero Two para o grupo, com ela demonstrando uma boa mudança de comportamento, e agindo de forma mais amigável com o grupo.

Eu imaginei que ela fosse passar a ser mais dócil, porém, não tanto quanto esse episódio mostrou. Chega a ser até meio estranho alguns momentos onde ela interage com as outras garotas e, ao menos para mim, deu até a sensação de que aquilo era artificial demais.

Agora ela lembra dos amiguinhos.

Não somente isso, a situação deles ali também ajuda a expressar um pouco mais sobre o cuidado dos adultos com as crianças. O Dr. Franxx parece estar usando aquele descaso para testar algo, mas o mais interessante acaba sendo a forma como isso reflete na percepção das crianças sobre os adultos.

Darling às vezes tenta algo mais simbólico na sua narrativa, então a maneira como ele expressa a dependência das crianças como o sistema, pode ser interpretada como uma crítica a religião e coisas do tipo. Enquanto recebiam as graças do Papai, e todos os mimos, eles se mantinham fiéis, agradecendo pelo que recebiam, mas a medida em que foram sendo deixados a própria sorte, acabaram esquecendo disso, como mostra na última refeição deles, e passando a se rebelarem pela falta de atenção.

Mas, claro, isso é só minha interpretação.

Já a parte final, onde o Hiro discursa e tudo mais, vem para fechar essa ideia sobre eles dependerem unicamente de um propósito de vida, e levantar um belo death flag, com os personagens descobrindo outras possibilidades, apenas para perder isso depois.

Mas! Se tratando de Darling, eu sou vou botar fé quando ver o caixão fechado e os personagens velando o corpo, do contrário, é apenas falação para levar tensão, e depois jogar fora, então para mim tanto faz se aquilo era para criar clima.

Para encerrar, depois de passar por todo esse momento família que o episódio tenta vender, a aparição de uma garota misteriosa, que lembra um pouco a Zero Two, surge para criar aquele suspense e levantar perguntas sobre quem é. Ela também aparece rapidamente na nova opening, e tem um aspecto bem curioso, mas por enquanto, é cedo para falar, ou considerar algo.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Bora colocar o Futoshi para narrar e aproveitar o personagem.

Teve desenvolvimento de personagem para o Mitsuru, mas o importante é o beijo.

Miku com cabelo branco, gente com febre… Todo mundo no prazo de validade.

Eu não sei se estou pegando no pé, mas para quem não sabia fazer nada, eles se viraram bem demais até…

01?

Eu vou deixar uma opinião mais particular aqui, para não misturar com a review.

Mesmo entendendo como funciona esse episódio, eu achei ele meio… Hum… Chato. A relação dos personagens durante os vinte minutos me soa tão artificial, o que chega a ser estranho até, porque Darling vinha conseguindo criar uma boa harmonia entre os personagens. A Opening e Ending deram mais o que falar do que o episódio no fim das contas.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.