Steins;Gate 0 #04 – Impressões Semanais

Após uma narrativa mais centrada em Okabe, seus problemas internos e Amadeus, Steins;Gate voltou a focar nas linhas de tempo após a faísca acesa no episódio anterior.

Aparentemente,  o protagonista está oscilando com leituras de linhas temporais desencadeadas por algum fator (ainda não sei qual), o que também ocasiona divergências na memória dele, que também indicam claramente mudanças no tempo que ele está vivendo.

Como ele está fazendo isto? Já que pelo que mostraram, ele obviamente não está mais mandando mensagens para o eu dele no passado a fim de mudar o próprio passado.

Então chuto que outro alguém provavelmente esta afetando e ocasionando estas pequenas modificações na linha temporal, fazendo que ele  tenha estas variações de leitura ou delírios ( que talvez sejam um flash de alguma linha que ele vivenciará ou vivenciou em algum salto inconsciente, se isto é possível).

Sendo assim, evidências de uma possível troca de linhas temporais ou modificação da linha presente são jogadas bem de leve. Como quando ele estava conversando com a Kirisu, dá a entender que ele conseguiu experienciar alguma mudança.

E espero que expliquem isto melhor posteriormente. E para quem está familiarizado com Steins;gate, isto também é indicativo que pouca desgraça não vai ter.

Alguma dúvida que isso ainda vai dar ruim?

E uma das coisas que mais estou gostando nesta série é realmente dessa direção mais sutil que não obscurece demais a trama central e deixa os mistérios extremamente confusos, mas consegue manter a curiosidade do leitor não deixando as coisas tão óbvias também.

Sendo esta realmente a fórmula ideal para uma obra de suspense, psicológico e mistério, a entrega de pequenas foreshadowing durante a narrativa.

O que Steins;Gate está conseguindo fazer sem entregar tantos detalhes dos momentos mais tensos da série de bandeja. Você sabe que ocorrera um momento tenso em relação as mudanças, mas não sabe ainda como.

Além de ser um mecanismo de tornar as revelações ou situações de ápice de uma história mais concisas também, já que não jogam tudo de uma vez só ao público ( lembram de occultic;nine?), mas vão construindo as situações pouco a pouco e de maneira cadenciada para que o espectador não tenha suspensão de descrença.

E espero sinceramente que mantenham a narrativa assim. Apesar de que sinto que o anime esta sendo rushado, como os flashs da terceira guerra no início do episódio.

Obviamente aquilo retrata um período mais longo que o Okabe experimentou a Terceira Guerra Mundial, mas que foi resumido em dois minutos com um salto aparente para outra linha quando ele atendeu o telefone.

Também não é difícil deduzir que este trecho ocorre bem depois dos eventos narrados no episódio. O que evidencia mais ainda que a linha temporal que ele está vivendo claramente está sendo modificada.

Contudo, este é o tipo de rush bem feito, porque para quem não leu o original, como eu, não passa tanto a sensação de ter tido algum corte de informação, por ser inserido em uma sequência de narrativa que é bem fluida.  Se não houvessem me falado que tinha, nem teria percebido XD

Apenas um sonho? Eu duvido muito XD

O episódio também serviu para introduzir uma personagem nova que me deixou extremamente curiosa. A filha adotiva de Mayuri que é quase uma fotocópia da Kirisu. Não que eu acha que ela seja a Kirisu criança, mas é curioso ela se parecer muito com ela.

Pode ser só coincidência mesmo, mas queria saber quem é o pai e a mãe biológicos dessa menina XD. Além, disso, gosto como o roteiro sempre trabalha com o psicológico todo estraçalhado de Okabe.

A introdução de Moeka no final dos eventos serviu como um ótimo gancho para o próximo episódio. Se bem que duvido que esta Kiryu seja uma ameaça, já que os roteiristas desse show não fariam uma jogada tão aberta e óbvia assim, mas claramente é apenas um fator para mexer intimamente com o protagonista.

Além disso, o episódio também serviu para jogar algumas indagações e dúvidas sobre Amadeus e o Dr. lolicon que com toda a certeza não deve ser tão o que aparenta ser.

Amadeus aparentemente tem autonomia para acessar os servidores da Faculdade, então claramente ela pode acessar outras coisas (rede de telecomunicações, por exemplo?), o que a torna uma IA peculiarmente perigosa?

Não que acredito que os roteiristas de Steins;Gate iriam fazer algo ao estilo Skyline, mas claramente o projeto Amadeus pode se tornar uma ameaça para o governo ou pessoas mais temerosas com o desenvolvimento de uma IA com aspectos humanos.

Portanto, os eventos mostrados configuraram o típico episódio para jogar mais fichas e peças no tabuleiro. O que acaba tornando a trama mais interessante e um tanto imprevisível em certo aspectos já que não temos noção de quem realmente são os novos personagens.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Que comecem as apostas, quem é são os pais dessa mina, O e K ou O e M? brincadeira  XD

Sai Satanás, chamem um exorcista

 

Professor suspeitocon XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.