Steins;Gate 0 #03 – Impressões Semanais

Apesar de adotar um ritmo um pouco mais tranquilo que os dois episódios anteriores, Steins;gate está conseguindo manter uma narrativa bem tensa com o foco consistente no psicológico quebrado e traumatizado de Okabe

E como eu esperava pelo desfecho do episódio anterior, o contato do protagonista com Amadeus geraria um dilema IA x Seres humanos interessante por pegar praticamente um pouco da temática transhumanista se não sabe o que é isto, pesquisa.

O protagonista admite que não tem como não considerar aquela IA a pessoa que ele amava, enquanto a Maho se prende ao fato daquilo ser uma “cópia” das memórias e pensamentos da pessoa real, praticamente uma forma do ser humano não abandonar uma pessoa perdida e preservar algo ainda “vivo” dela consigo.

Uma bela cama de gato para uma mente fragilizada se enrolar ao ponto de se enforcar. Além de abordar, de uma forma bem clara, o quanto o desespero pode fazer uma pessoa se iludir para não admitir algo que é visivelmente doloroso para ela, se agarrando a uma esperança tão frágil quanto o vidro.

O fato é que quanto mais Okabe se relacionava com Amadeus, o próprio tentava negar de alguma forma a morte,  revivendo a pessoa que amava na própria IA e se forçando a ignorar o fato que aquela não era a sua Kirusu, mas um sistema emulando os pensamentos e memórias dela.

Quando alguém te dá um choque de realidade

Apesar de ser complicado não considerar aquela IA a Kirusu, já que o sistema usa das linhas de pensamentos do ser humano que lhe emprestou sua personalidade.

Então como dito no post anterior, é praticamente uma outra Kirusu, tão verdadeira e real quanto a pessoa morta, mas nunca será o eu que sucumbiu a inexistência.

Sendo que este episódio serviu para expor o quanto o Okabe está despedaçado e afogado em um poço sombrio e denso de sentimentos que estão o empurrando para a beira de um precipício de loucura.

O roteirista também abordou de maneira bem inteligente, sem usar de muita exposição nos diálogos ou cenas em questão, o quanto a Mayuri pode ser madura e perceptiva mesmo sendo uma personagem que definitivamente pode parecer beirar a inocência de uma criança e meio lerdinha.

Por que eu digo isto? Porque este episódio deixou mais do que evidente que ela sempre soube que Okabe gostava de outra pessoa, afinal ela verbalizou isto.

Então, provavelmente, ela também sabia que sua personalidade de Kyouma era praticamente uma forma de sacrifício por ela. Consentindo com isto pra sair da depressão.

E que ela não iria forçar seus sentimentos nele, mesmo sendo doloroso para a própria, já que é evidente que a garota gosta dele mais que um amigo de infância.

Eu não simpatizo tanto com ela, mas deu uma dozinha

A forma como ela saiu após escutar a conversa de Okabe com Amadeus reforça mais ainda isto e salienta que a personagem vai ser mais desenvolvida e mostrada como um ser humano bem mais complexo do a taxação de um suporte com retardo mental.

Além disso, a narrativa intercalou melhor as gag’s com os momentos mais sérios. Não jogando aquela piadinha clichê e sem graça em momentos inapropriados como no episódio anterior (cena do dr.lolicon falando de agir como um autentico homem japonês ¬¬).

O que ajuda a criar climas mais descontraídos sem parecer uma quebra abrupta, ou bizarra de uma cena na qual deveria haver 100% de seriedade pela própria natureza da situação.

Aliás, as piadas utilizadas neste episódio foram bastante clássicas, mas por serem melhor construídas, então não saiu aquela coisa extremamente exagerada, apesar de algumas situações serem óbvio fanservice para as bizarrices ou gostos seriamente questionáveis dos personagens.

Sim, estou falando de dois pedófilos lolicons óbvios satisfazendo seus desejos extremamente deturpados tirando fotos da Maho e de uma criança vestidas de mamãe Noel. Se a polícia pegasse…

Algo de errado não está certo nesta foto XD

Mas, querendo ou não, Steins;Gate não seria Steins;gate sem estas maluquices dos personagens né? Sendo esta obra uma dos poucos títulos adaptados da 5pb que a excentricidade dos personagens não acaba sendo muito irritante ou prejudicando na narrativa.

Isto porque a interação e desenvolvimento do elenco e da própria história acaba suplantando estas esquisitices, inclusive, até as explicando de forma concisa em algum momento (como a origem da personalidade doida do Okabe na serie anterior).

Somado a isto, o mistério e suspense não fica embutido em uma narrativa com diversas situações mal estruturadas, o que faz que algumas pessoas fiquem confusas (Alguém lembra de Occultic;Nine? Chaos;Child?). Eles deixam as coisas obscuras e soltas na medida certa.

Sendo assim, por enquanto Steins;Gate 0 está conseguindo ser um bom entretenimento para quem busca uma história mais séria que foque no psicológico dos personagens, mas que também não apela para uma narrativa excessivamente densa, apesar de manter sempre a tensão.

Principalmente, pelo roteirista saber o momento certo de desencadear uma cena mais pesada e cheia de carga dramática, mesclado ao uso do bom e velho clifhanger para manter a curiosidade do espectador.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Modo Taradão psicótico obsessivo ativado

Perfeita definição de que é cilada bino XD

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.