Violet Evergarden #07 – Que episódio sensacional! | Impressões semanais

 

Finalmente, era isso que eu estava querendo! Não precisa ter gore, tragédias absurdas, ou ação, só uma história realmente emocionante e com uma cena memorável que te impacte, era essa minhas expectativas para Violet, um bando de episódios como esse.

Essa história é mais uma adaptada da novel, só que no livro começa direto com a Violet chegando na casa do autor, já no anime incluíram um pouco dos correios e até a peça, para demonstrar a fama do autor a ser focado. Um acréscimo muito bem-vindo, assim como o final (da parte do navio em diante é original do anime pelo que pesquisei). Esse episódio como um todo justificou todos os episódios “fillers” que eles inventaram até aqui (menos o ep 4, aquele ainda é fraco), criando um forte desenvolvimento para Violet no final.

A história começa leve até, com um autor em depressão pela morte da filha, e que contrata a Violet para escrever enquanto ele dita, já que não tem mais vontade de escrever. Ela funciona basicamente como um datilografa de luxo, e uma empregada… A parte dela cozinhando eu ri, honestamente.

O desenvolvimento ali é bom e funciona dentro do propósito, criando empatia com um pai que perdeu a filha. Como eu falei no post anterior de Violet, é bem difícil dar grande importância a um personagem com apenas um episódio. Em suma, se o autor morresse, eu não me importaria. Existe, porém, um coringa para criar empatia rapidamente, que é um passado triste. Você não cria empatia pela pessoa em si, mas pelo passado e sofrimento dela. E com isso, a cena do lago funciona, e cria um flashback e simbolismo do autor superando a morte da filha, que foi lindíssimo.

 

Trilha sonora, animação, foi tudo sensacional ali… Ou quase, a Violet pulando aquela distância absurda foi meio forte… Não tira o brilho da cena, que não está no feito absurdo da Violet, e sim no que ela tentou fazer representa, mas exageraram ali. Tem também a comparação com a novel, mas vou deixar isso para o extras.

Depois dessa parte tem uma tão importante e impactante quanto, da Violet finalmente refletindo sobre tudo que disseram para ela até ali, mas só agora ela tem maturidade para entender, e mais importante, sentir! Ela desabando emocionalmente no trem é lindo, e acaba justificando aquela cena do final do episódio 5 existir. Mais detalhes sobre o passado dela devem vir, mas o importante no final do episódio 5 era criar uma dúvida no psicológico dela, não o flashback em si.

É, ter emoções dói…

E claro, a chocante revelação final: o Major morreu mesmo? Tenho minhas dúvidas, porque se tivesse, não tinha porquê usar daquilo de “não encontraram corpo, só o emblema da roupa”.  Tudo bem que foi uma explosão, mas devia ter sobrado algo do corpo. Ainda vejo boas chances dele surgir no final da obra, o que daria um belo encerramento, já que a Violet, até lá, já estaria madura emocionalmente o bastante para eles de fato terem uma relação.

No geral um episódio super emocionante, que criou um forte desenvolvimento para a protagonista, e volta a me deixar doido para saber como continua a história. Tomara que mantenham adaptando as histórias da novel, e que esse seja só o começo da alavancada da série para episódios bem mais emocionantes, e cheio de cenas marcantes, como esse.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

 

Aqui a novel ganhou de longe. Não entendi para que alterar a roupa, não soltar o cabelo e pegar um ângulo mais próximo e detalhado, daria mais impacto e um belo wallpaper. A parte curiosa, é que quem fez a ilustração da novel é a designer oficial do anime, então ela viu a mudança e não falou nada…

 

Que água linda, mistura de 3D e 2D.

Ela aprendeu a ter empatia!