Shoujo Shuumatsu Ryokou – O dia a dia em um apocalipse | Review

Surgindo uma temporada após o fim de Made in Abssys, Shoujo Shuumatsu acabou tomando um pouco dos holofotes como uma provável alternativa para quem iria sentir falta das aventuras da Riko e do Reg.

O estilo mais infantilizado dos personagens e a exploração de um mundo desconhecido, acabam lembrando um pouco Made e, tanto para o bem, quando para o mal, as comparações iniciais acabaram surgindo.

Shoujo Shuumatsu claramente não foi um “Made in Abyss 2.0”, ou muito menos um tentativa próxima a isso. O anime mostrou, logo nos seus primeiros episódios, que transmitiria suas ideias de um jeito próprio, fugindo de alguns mecanismo batidos que tem por aí, o que, claro, garantiu uma identidade própria para a obra, que a torna digna de ser assistida, mesmo que a principio as coisas pareçam um pouco “fracas”.

Contemplados os últimos dias da humanidade.

Sinceramente, até mesmo para mim, alguém que gosta bastante de Slice of Lifes, a ideia de Shoujo Shuumatsu parecia arriscada demais. Por mais que não seja um incomodo ficar vendo personagens passarem suas vidas de forma rotineira, quando se liga isso ao fator “apocalipse”, as coisas parecem um pouco ilógicas.

A ideia de um fim de mundo acaba sendo aquela mais desesperadora, cheia de problemas e dificuldades para serem superadas, afim de encontrar suplementos para garantir sua sobrevivência.

A história do anime certamente carrega momento como esses, onde as duas garotas têm que se arriscar para conseguir algo, e até mesmo onde o surgimento de pessoas/criaturas criam situações para que elas questionem o mundo onde estão, e o quão confiável ele é nas atuais condições.

Características que dão forma ao gênero apocalipse existem na obra, e mesmo que não sejam algo no nível de séries consagradas por aí, elas ainda cumprem o papel que deveriam ter, sem pecar em quase nada.

Porém, ao menos para mim, o que faz Shoujo Shuumatsu brilhar, é a forma como ele retrata o dia a dia das garotas, não como duas pessoas sobrevivendo a um apocalipse, mas sim como duas garotas tentando viver no mundo em que nasceram.

Deu para pegar a nuance da comparação, né?

Falar sobre as duas é algo simples e direito. Elas são simpáticas, divertidas, e conseguem levar vinte e quatro minutos da sua vida apenas conversando. Sim, conversando. Falando bobeiras uma para a outra, brincando sobre coisas do ambiente, discutindo assusto sério sobre o passado, e o futuro. Apenas falando.

É surpreendente como o autor consegue manter os diálogos com apenas dois personagens, e isso não fugir do controle, virando uma bola de neve de tédio. Claro, nem todos os momentos vão te fazer ficar vidrado no que está acontecendo ali, mas em 70% dos casos, os episódios passam em um ritmo agradável, sem decair muito, grande parte disso, graças a ambientação do mundo.

O anime não te entrega muitas coisas de bandeja, deixando, muitas vezes, o espectador a critério de entender o que está acontecendo ao redor.

Você vai descobrindo aos poucos o que aconteceu com o mundo, e como a vida mudou a medida em que os desastres foram acontecendo, até mesmo a estrutura arquitetônica das “cidades” em que elas passam, é explicada de forma simples, sem longas discussões.

Além dos cenários serem muito bonitos.

O mundo de Shoujo Shuumatsu, mesmo estando no fim, ainda é vivo, cheio de coisas para ir descobrindo junto da Chito e da Yuu.

Episódios como o das discussões religiosas, onde as duas acabam encontrando uma espécie de templo, dão um panorama bem bacana sobre, não somente o mundo em que elas estão, mas a cultura que surgiu e morreu no período em que o tempo da história se passou.

As coisas mudam, e culturas que hoje são idolatras, podem se tornar obsoletas em algumas centenas ou milhares de anos, e o Shoujo Shuumatsu consegue transmitir bem essa ideia, apontando de forma sutil para cada evento e acontecimento da história das duas, sem deixar claro o que realmente resultou naquilo.

Fora que, a sensação de real solidão que o mundo passa, é algo digno de nota também.

O último episódio, por sinal, foi magnifico nesse aspecto. A trilha sonora, junto de várias imagens dos acontecimentos passados, e instantes em que a humanidade ainda era o que conhecemos, dão um fechamento incrível para tudo o que vinha acontecendo durante o anime.

Os traços podem ser um pouco desmotivadores, e a ideia de Slice of Life pode não ser muito interessante para alguns, mas Shoujo Shuumatsu vale muito a pena ser assistindo, principalmente por trabalhar com tanto cuidado o dia a dia das garotas, e a forma única que elas veem o mundo em que estão.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extra

Chito e sua expressividade.

“Se é coisa de comer, então deve ser comido” — Regra básica da Yuu.

Muito amor entre as duas.

As melhores dancinhas da temporada.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.