Kujira no Kora wa Sanjou ni Utau #12 – Impressões Finais

Sentimentos podem ser algo complicado de se transmitir, e mesmo tendo uma visão clara sobre o que sente, nem sempre é tão simples expressar isso para algo, ou alguém.

Chega a ser engraçado como uma obra, onde um dos focos é a exploração dessa questão de mostrar/expressar sentimentos, pecar justamente em fazer isso.

Kujira começou com ideias boas, e foi caminhando aos poucos para algo morno, onde essas próprias ideias acabavam prendendo a história, e tirando uma parte do potencial que poderia ter.

No final, mesmo que o anime não seja ruim, ainda parece faltar algo, alguma coisa que crie aquele sentimento de ligação com a obra, e a transforme em algo memorável.

Quando menor as expectativas, melhor fica.

Perto do que imaginava enquanto assistia o episódio da semana passada, as coisas terminaram até que bem.

Talvez usar “bem” não seja a melhor forma de definir exatamente o que o final me passou, mas de maneira geral, não me deixou com uma sensação gritante de que as coisas não foram encerradas.

As informações mais importantes, como os motivos dos Marcados morrem cedo, assim como um ideia do motivos das pessoas terem sido banidas para as Baleias, foi entregue, e acabam meio que cumprindo o que o anime se propôs de início.

O maior problemas em tudo, é que certas coisas não tinham necessidade de entrarem ali, como por exemplo, aquele flashback do passado do Orka, mostrando um pessoa diferente do que ele é.

Isso pode até servir para criar um interesse maior no que está acontecendo, e nos motivos que o personagem teve para se tornar alguém frio, porém, estamos falando do anime, e essas informações extras, que não vão ser usadas, apenas aparecem para deixar “buracos” sem respostas.

O envolvimento dos gêmeos na história também acabou não sendo muito bem aproveitado, e no final, mesmo com algumas motivações e tudo mais envolvendo o Ouni, e os costumes da Baleia, eles acabaram sendo personagens aleatórios, que surgiram com ideais mal aproveitados, sem um bom motivo, já que o anime não vai mostrar nada além disso.

Um pouco desnecessários colocar algo assim no último episódio.

Por fim, o episódio final acaba sendo apenas isso. Um conjunto de informações que dão indícios do que vai acontecer no futuro, mas que só serão respondidas no mangá, já que aquele “continue” no final, não garante muitas coisas, e pode ser apenas a maneira de recomendar a compra do material original.

Kujira certamente tinha boas ideias, mas acabou se perdendo um pouco em como transmiti-las, principalmente por tentar algumas dramatizações sem necessidade.

A Lykos, que em um primeiro momento parecia um personagem bem interessante, passou a ser apenas a garota das explicações, onde ficou boa parte do tempo chorando, ou sendo insegura. Ela até tinhas seus motivos, mas não deixa de incomodar um pouco quando isso começa a aparecer em excesso.

O protagonismo acaba indo para o Ouni, e mesmo que o Chakuro não seja um completo inútil ali, não consegue segurar sozinho muito atenção, assim como, toda a questão dos sentimentos, e a forma como eles eram controlados pelos mesmos, acaba virando apenas um adicional para as crises políticas, sem deixar claro até que pontos os corações foram, de fato, roubados.

A versão sem sentimentos era mais interessante…

Para uma história com um início bem promissor, as coisas acabaram decaindo aos poucos, caminhando até um final mediano, que só não é completamente aberto, por ter entregado as algumas coisas que vinham sendo questionadas desde o início.

A direção artística acaba sendo o maior ponto do anime, com um estilo diferenciado e uma qualidade acima da média, porém, se tratando de todo o resto, Kujira no Kora acaba sendo mais um dos casos em que, mesmo tendo boas ideias, elas acabam não funcionando completamente.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Cada vez mais as culturas de “controle” dentro da Baleia foram se perdendo… Parece interessante, mas, bem… Fica só no parece por enquanto…

Mais um exemplo de coisa interesse, mas que só deve ser aprofundada no futuro…

Como ser chato até o final… Literalmente…

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.