Ballroom & Youkoso – Um Anime diferente e muito bom | Review

 

Ballroom & Youkoso tinha potencial desde que foi anunciado, vindo de um mangá bastante elogiado e com uma staff de primeira. O tema, com foco em dança, não era de se esperar que atraísse tanto público, e isso, infelizmente, também foi como o esperado. Mas para quem buscava algo um pouco diferente da chuva de animes semelhantes que tem em cada temporada, era algo que chamava atenção. E felizmente, o anime não decepcionou, embora não vá entrar no meu top 20 pessoal, ou coisa do tipo.

O modelo é simples, o garoto que não sabe o que quer da vida, e descobre ter algum talento para dança profissional. Durante a série ele vai entrando mais e mais nesse mundo, a ponto de rapidamente se ver em competições. O talento dele ajuda a evoluir rápido, mas é bom como a série faz questão de mostrar que não existe mágica, e em poucos meses não se supera um profissional treinando a anos.

No caso de dança, no entanto, alguém com pouco mais de um ano pode superar alguém com 10, é ai que entra o talento, para fazer a diferença. O que não existe é uma formula mágica que deixe alguém em forma para a exigência física, conhecimento, e experiencia de um profissional. Então já saímos da linha do “cara que não tem talento mas supera tudo com esforço”, não! o protagonista claramente tem talento, e vemos o resultado disso junto a seu 1 ano de empenho, no qual participou de várias competições.

Durante a série ele vai mudança de par, e se espera que o par do final do anime se torne o permanente. Ela é de longe a personagem com mais personalidade, e embora deixe muita gente nervosa com seu jeito agressivo, ela evolui bastante, a ponto de conseguir empatia no arco final. O protagonista é outro, que sai de alguém sem confiança para uma pessoa bem diferente, do começo ao final da animação. O desenvolvimento de personagens é o que mais gostei nessa obra, sem dúvida, incluindo dos adversários e personagens secundários.

Mas nem tudo é perfeito. A parte da dança frustrou algumas pessoas, que esperavam mais movimento, e menos quadros estáticos. A parte 2 do anime até melhorou nisso, mas a primeira, embora tenha momentos muito bem animados, ainda tem bastante quadro estático nas danças. Entendo que os vestidos elaborados sejam um porre de desenhar, mas ainda assim é algo que me incomodou um pouco. Foi um alivio ver uma mudança nisso na parte 2 do anime.

A trilha sonora, enquanto muito emocionante nos diversos climax (tem muitos!), e com mais de uma canção letrada, soa estranha por não bater com o ritmo da dança dos personagens. Então quem espera coreografias que batam certinho com a música, como acontecia em Yuri on Ice, não é bem por esse caminho que a obra vai. A música de fundo que eles estão dançando é quase que o tempo todo substituida por alguma coisa que gere mais emoção.

Mas fora esses aspectos, o anime é ótimo, com excelentes personagens, uma trama bem trabalhada, que não acelera nem enrola demais, e uma parte técnica que embora pequeno no exagero por cenas estáticas bem feitinhas na parte 1 do anime, ainda consegue entregar algumas sequências fluidas sensacionais nos momentos chave.

Para quem quer algo diferente, e com um final que não é totalmente fechado, mas dá uma boa sensação de termino da parte 1 da jornada do protagonista, vale muito a pena ver esse aqui.

Direção: 8/10

Roteiro: 9/10

Animação: 8/10

Trilha sonora: 9/10

Entretenimento: 8/10

Nota final: 8.5/10