Como me começam um anime assim?! – O estranho caso de Dies Irae

Dies Irae é provavelmente uma das maiores bizarrices em termos de roteiro já feita. E o mais engraçado é que o autor da Visual Novel original é o cara que fez o roteiro do anime.

 

A maioria dos animes tem a desculpa de “poxa, estragaram a obra do autor original”, mas essa não! O autor original estragou o anime da sua própria obra, com péssimas ideias de como estruturar e apresentá-la ao público.

O anime começa com o terrível episódio 0, que te joga um bando de personagens na tela, e eventos que você não faz a menor ideia do que sejam. A impressão é de ser jogado em uma história no meio, sendo que você precisaria ver os episódios anteriores para entender quase qualquer coisa que foi mostrada ali. Não tem ‘mistérios’, tudo é um mistérios, porque você não tem contexto!

Quem viu a novel explicou que aquilo é uma espécie de spin-off, feito só para ser visto depois de completar parte do jogo. Jogar aquilo como início do anime, foi uma das ideias mais burras que podiam ser pensada.

Do episódio 1 ao 4 o roteiro não é primoroso, mas apresenta os personagens, e ainda que de forma confusa, tenta dar sentido a história. E ai chega o episódio 5, que me fez pensar repetidamente: “POR QUE NÃO COLOCARAM ISSO COMO EPISÓDIO 1?”. Não estou propondo que se ignore o resto, apenas que se começasse ali, e depois voltasse para o episódio 1, apresentando tudo devidamente.

Por que isso? Porque o episódio 1 tem os clichês que a maioria do povo gosta (vamos convir, a maioria das pessoas não é exigente e até gosta da maioria dos clichês, por isso eles continuam se repetindo). Apresentam a história misteriosa de uma garota no passado, e depois ela acorda pelada, do lado do protagonista, sem ninguém entender o que está acontecendo ali. Seguem um bando de cenas bem engraçadas, para você simpatizar com os personagens, e termina com um combate. Pronto, é a formula básica que geralmente dá certo para chamar alguma atenção. Funcionaria melhor que começar do episódio 1, e muito melhor que do 0.

O anime vai ter 18 episódios, então tem tempo para fazer algo certo. Mas quando você começa errado, dificilmente o público volta, e esse anime definitivamente tentou se suicidar em seu começo.

E você, o que acha? Começar do episódio 5 seria uma boa ideia para atrair público de cara? Ou prefere do 1 mesmo? Não vai me dizer que gostou de terem começado com aquele episódio 0!