Youkoso Jitsuryoku (Youjitsu) #12 – Impressões finais

E não é que esse anime conseguiu finalizar por cima? O que mais chama atenção são os minutos finais, mas o episódio como um todo foi bem arquitetado, sem nada exagerado ou forçado para executar seus twists.

Claro que, quem busca algo climático e super emocionante, vai ficar na mão, Youjitsu, no geral, é um suspense que surpreende mais com reviravoltas do que com finais emocionantes de alguma forma. Assim como o protagonista, o anime em geral é bem “seco”. Independente disso, consegue entregar seus momentos de impacto e desenvolver seus personagens.

O final entregue, no entanto, não compensa seus 4 episódios anteriores. Pensem comigo, não dava para cortar esse arco de inutilidades e fechar ele em 3 episódios? Eu acho que dava, o episódio 8 do navio dava pra cortar 2/3, deixando só o essencial para o plot e jogando eles na ilha de uma vez. Ai já colocava tudo do episódio 9 nele, que também teve suas partes irrelevantes. Pronto, transformamos 2 episódios em 1.

O episódio 10, 11 e 12 podiam ser agrupados em 2 episódios sem problemas também. E com isso poderíamos ir para o arco 4, do episódio 10 ao 12. “Mas ai não terminaria nessa cena impactante do episódio 12, Marco”. Sim, mas não acho que ela compense matar um arco inteiro e enrolar o arco atual até demais. Vamos convir que só o que entregou algo realmente bom desse arco foi o final do episódio 11 e o episódio 12, do ep 7 ao 10 estava meio fraco, sem emoção ou qualquer suspense.

Pra que mostrar esse cara? Foi completamente inútil a narrativa, um peso morto.

Falando em enrolar, e a exemplo do que poderia ter sido cortado. Olha a porcaria de tempo que gastaram focando naquele loiro imbecil, para ele sair da prova porque quis e ficar por isso mesmo… podiam ter cortado toda a participação dele sem perdas.

Bem, não vou ficar refazendo explicações aqui, suponho que tenha ficado claro o que ocorreu, com todos errando quem era o líder da turma D, e tendo seus pontos perdidos por isso (além de terem seus lideres acertados por outras turmas, perdendo 50 pontos por cada acerto), só a turma D não errou ninguém. Na verdade, se o anime tivesse explicado dessa forma, talvez menos gente tivesse ficado confusa com a explicação em etapas, mas ok.

No fim das contas, o que se tira de mais interessante é a Horikita, finalmente admitindo que precisa de aliados se quiser seguir em frente e chegar na turma A, fazer tudo sozinha não dá mais. Para alguém orgulhosa como ela, foi um grande passo. E o protagonista ainda ajudou com isso no final. Bem, ele usou ela e a fez ficar mais doente propositalmente também… mas ao menos deu algo em troca.

E fechamos com uma cena que dá uma elevada na sua impressão sobre o anime (bem, ao menos deu na minha), e finalmente justifica a escolha do protagonista de não mostrar expressão alguma. Ele não vê ninguém como amigo, e está disposto a usar qualquer um para conseguir o que deseja, não mostrando remorso algum por isso.

Ele é o famoso anti-herói, e o discurso acaba surpreendendo, principalmente pelo risco que o autor correu do público odiar ele, já que deixou uma das heroínas se arrebentar, e ainda provocou parte disso, propositalmente. Já a aguardada explicação sobre a sala branca não aconteceu, isso vai ficar só para quem for ler a light novel, já que a chance de segunda temporada não é das melhores, mesmo que não seja impossível. A título de curiosidade, adaptaram até o volume 3 da light novel. E não adianta perguntar do mangá, ele está muito atrás da adaptação para anime.

No fim das contas, achei esse anime uma surpresa positiva. Podia ser melhor? Com certeza, principalmente se não tivesse metido um episódio inteiro de service inútil, e comprimido o último arco em 3 episódios, dando assim a chance de adaptarem o arco 4. Mas ao menos o anime se recuperou da queda que teve da metade para frente, conseguindo um bom final, que deve deixar ele na memoria de alguns pela surpresa.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Relacionado:

 

Extras

Mais um coração conquistado.

Kushida da depressão.

NÃO EXPLICARAM A SALA! MALDITOS! NOJENTOS! POR QUEEEEEEEEE?! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Pronto, desabafei.